SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Guia essencial para decorar paredes!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Na hora de decorar a casa é comum que surja a dúvida sobre qual item usar. Quando o assunto é o que colocar nas paredes então, parece que a dúvida fica ainda maior. São diversas opções, como quadros, prateleiras, adesivos, pinturas, azulejos e etc.

Mas qual deles ficará melhor no meu ambiente? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas que possam surgir durante a decoração de suas paredes a homify reuniu aqui algumas sugestões sobre o que e onde usar.

Adesivos ousados

Outra opção que figura entre os métodos mais fáceis para a decoração de paredes são os adesivos. De colocação mais simples até que os papéis de parede, os adesivos por vezes são até mais baratos, pois não cobrem a parede inteira.

Antes de escolher a estampa, tire a medida do cômodo e veja se aquela medida que você pretende irá ficar proporcional dentro do ambiente. Não adianta colocar figuras minúsculas numa sala gigantesca, o propósito decorativo irá se perder. Na internet é fácil encontrar várias lojas especializadas em adesivos prontas para te atender. Escolha o desenho e siga as instruções para a colocação.

Bem parecidos com os papéis de parede, os adesivos exigem superfícies limpas e lisas. Mas, se ficar alguma bolhinha não precisa se desesperar. Basta fazer um pequeno furo com uma agulha e ajeitar. Normalmente, ao comprar o adesivo, um kit para a aplicação virá com espátula e um manual explicativo, por isso não há com o que se preocupar. Apenas certifique-se sobre como tirar as medidas corretas para não errar na hora da colagem.

Clássicos papéis de paredes

Para decorar com os tradicionais papéis de parede é muito fácil e você mesmo pode fazer. Para que se consiga um bom acabamento, no entanto, é importante que a parede esteja lisa e livre de imperfeições – rachaduras ou furos de qualquer tamanho. Caso a parede que irá ganhar o papel de parede esteja com alguma dessas imperfeições, basta aplicar massa corrida ou gesso, lixar e passar uma demão de tinta para selar, caso seja necessário. Já no caso de paredes pintadas e livres de imperfeições, é preciso que estejam bem limpas antes da aplicação do papel de parede. Senão, qualquer sujeirinha pode deixar uma bolha ou uma deformidade na parede.

Uma das grandes vantagens dos papéis de parede é que eles ficam bem em qualquer ambiente. Porém, é bom prestar atenção em qual tipo investir para que ele se ajuste melhor em cada cômodo. Na cozinha, o tipo mais indicado é o vinílico, pois ele evita que a gordura se fixe a ele facilmente e é resistente às limpezas com pano úmido.

Nos lavabos e banheiros, é bom tomar cuidado e não utilizar cola à base de água, pois a umidade pode fazer com que o papel se descole da parede. Em cômodos como as salas, corredores ou aqueles que recebam muitas pessoas todos os dias, é bom evitar papéis muito claros, que se sujam com facilidade ou aqueles muito delicados.

Lembrando que há diversos tipos de textura e de materiais para os papéis de parede, são fáceis de encontrar nas lojas opções em 3D, alto relevo ou aveludados. A escolha fica ao critério do cliente e de acordo com o estilo da decoração do ambiente.

A arte do grafite

Outra técnica que vem ganhando espaço na decoração de ambientes é o grafite. Saindo das ruas e chegando dentro das casas, ele se apresenta como uma solução mais durável e mais personalizada que os adesivos ou papéis de parede.

Antes de se empolgar com a técnica veja se o ambiente escolhido tem um estilo de decoração que condiz com a nova pintura. É importante também analisar a linha de desenhos que o artista que fará o grafite tem. É possível encomendar desenhos, mas as obras originais são mais valorizadas e geralmente, ficam mais bonitas.

Nesse quarto jovem, a escolha do escritório CláudiaAlbertini & Chris Silveira Arquitetos deixou o ambiente mais despojado, fazendo com o que o grafite combinasse com o restante da decoração.

Tapeçarias contemporâneas

As tapeçarias, um conceito bastante antigo para decorar paredes aparece também como opção para ambientes modernos. Usadas primeiramente para dar a sensação de janelas em antigos palacetes, a tapeçaria para paredes foi se adaptando ao tempo e ganhando novos formatos e figuras. Se antes elas tinham como objetivo registrar cenas cotidianas e registrar o modo de vivência local, hoje elas podem retratar qualquer coisa, como desenhos abstratos ou naturezas mortas.

Por ser uma peça bastante eclética, pode ficar bem em salas de jantar, ou estar, e até mesmo nos quartos.

Para decorar a parede com uma peça como essa, no entanto, é preciso prestar atenção em seu peso e medidas. Antes de pendurar a tapeçaria na parede verifique se há uma estrutura de madeira pregada à peça que garanta sua sustentação. Se necessário, use mais pregos para evitar a queda ou a deformação da tapeçaria.

Proteja-a do sol, pois sem uma moldura ou vidro é comum que ela desbote rapidamente. Não se esqueça de passar o aspirador de pó toda a semana. Mesmo sem ter o mesmo uso como o tapete do chão, a tapeçaria pode juntar muito pó.

Pratelrias lindas

Arara Noir: Sala de estar  por Hugo Sigaud
Hugo Sigaud

Arara Noir

Hugo Sigaud

Se a intenção é deixar a parede livre e abusar dos móveis como opção de decoração, é valido optar por uma estante que denote todo o estilo ousado da casa. Sem mexer muito na parede e ainda ganhando um novo espaço para guardar coisas, estantes estilosas podem ser uma boa escolha. Se quiser saber um pouco mais sobre estantes, leia esse artigo que pode te ajudar.

Iluminando o ambiente

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista: Salas de estar  por Guido Iluminação e Design
Guido Iluminação e Design

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista

Guido Iluminação e Design

A iluminação também pode modificar e muito uma parede, e por consequência um ambiente. Se você escolheu como decoração a iluminação, saiba que uma instalação correta também interfere no bom uso do cômodo. Geralmente, em salas de estar, esse tipo de iluminação é feita para criar mais conforto visual, aumentando a sensação de aconchego e ainda proporcionando luz aos cantinhos de sombra, como no exemplo dessa foto, de autoria de André Monteiro. Seja em iluminações inteiriças ou separadas, como nessa sala que apresenta os dois tipos, o conselho é chamar um profissional para indicar o melhor projeto para o seu ambiente.

Gostou das ideias e técnicas sobre como decorar suas paredes?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!