Detalhe Pendente : Quartos  por In Arquitetura

Conheça os diversos tipos e estilos de luminária

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O projeto de iluminação de uma residência tem o poder de revelar o melhor da decoração ou, por outro lado, deixá-la fria, sem corpo e sem volume. É preciso saber dosar as fontes de luz em cada ambiente, combinando iluminação direta e indireta da forma correta.

Nessa tarefa, os tipos de luminárias têm um papel fundamental, pois atendem também a diferentes propostas. Aliados aos tipos, estão os variados estilos que elas apresentam, compondo o espaço de acordo com o design proposto e a personalidade dos moradores.

Nesse livro de ideias você vai conhecer os principais tipos de luminárias para cada ambiente e também alguns dos estilos que as tornam essenciais e encantadoras. Sabendo utilizá-las corretamente, você vai poder dar um toque especial na sua casa.

Veja a seguir os tipos de luminária de teto, luminária de mesa e luminária de piso, considerando os ambientes em que cada tipo se encaixa melhor. Depois confira como utilizar a luz direta e a indireta, cores e quantidade de iluminação em cada ambiente, para auxiliar na escolha da luminária perfeita.

Tipos de luminárias de teto e seus ambientes

As luminárias de teto são aquelas que provêm uma iluminação uniforme em todo o ambiente a partir do alto. Luminárias de embutir, ou seja, com as lâmpadas encaixadas no gesso, são uma opção moderna e bastante comum hoje em dia. Costumam ser os modelos chamados de dicroica, que são bem discretas, eficientes e econômicas. Veja outros tipos e exemplos de luminárias de teto.

​Tipos de luminárias de teto – Plafons

Também existem os plafons, que são um tipo de luminária que fica bem próxima do teto e pode ter luz mais difusa, ou seja, indireta, que primeiro irradia para o teto para depois iluminar o ambiente. A iluminação feita com plafon, se direta ou indireta, vai depender da sua proposta de uso na decoração e na funcionalidade necessária.

Ele também tem a versatilidade de ser ideal para o teto de todos os ambientes, sejam salas, cozinhas, quartos, varandas, banheiros, corredores e áreas externas. Justamente por essa versatilidade é muito fácil encontrar plafons em diversos formatos, com detalhes ou lisos, como luminárias de sobrepor ou embutidas em um teto, que pode ser com rebaixo em gesso, de madeira ou PVC.

​Tipos de luminária para teto – Luminária pendente

Detalhe Pendente : Quartos  por In Arquitetura
In Arquitetura

Detalhe Pendente

In Arquitetura

Já os pendentes têm um único ponto de luz e são ligados ao teto por um fio ou cabo elétrico. Esse fator faz com que eles, apesar de iluminarem uniformemente o ambiente, também projetem sombras.

Os pendentes se apresentam nos mais diferentes modelos, formatos e estilos, tal como os plafons. Podem também se constituir em um feixe de pendentes exibidos conjuntamente, um ao lado do outro, espalhados pelo ambiente ou todos juntos a partir de uma mesma corrente pendurada no teto.

São comuns sobre mesas de refeições, bancadas, mezaninos e laterais de cama, permitindo o melhor aproveitamento do espaço sobre a mesa de cabeceira, além de conferir um visual mais moderno.

​Tipos de luminárias de teto – Lustre para sala

Os lustres possuem a principal característica de serem decorativos. Geralmente eles têm múltiplos pontos de luz na sua estrutura. Podem ser clássicos, com cúpulas pequenas e pingentes de cristal, ou modernos, com formatos redondos, retangulares e quadrados, com ou sem cristal, geralmente com design arrojado.

Por conta do seu volume, eles são comuns nas salas de jantar e estar, no hall de entrada e em mezaninos. Mas se escolher modelos menores também pode usar nos quartos e até no banheiro, se assim pedir o estilo da decoração.

​Tipos de luminárias de teto – Spots de luz

Os spots, por sua vez, são luminárias de aspecto mais funcional, pois são direcionáveis e podem iluminar um canto ou objeto específico, sendo ideal para quadros e objetos de arte. Em alguns casos, os spots são utilizados em trilhos eletrificados, que permitem a locomoção e o direcionamento das lâmpadas.

São muito utilizados em decoração com estilo industrial ou escandinavo por serem discretos e versáteis e ficam bem em qualquer cômodo da casa, mas são especialmente utilizados em salas e cozinhas.

Tipos de luminárias de mesa e seus ambientes

Living e Circulação Apto em Balneário Camboriú - SC: Salas de estar modernas por Estúdio HL - Arquitetura e Interiores
Estúdio HL – Arquitetura e Interiores

Living e Circulação Apto em Balneário Camboriú – SC

Estúdio HL - Arquitetura e Interiores

As luminárias de mesa têm geralmente a função de suavizar a iluminação do ambiente ou preencher com luz os cantos mais escuros. Nas salas de estar é comum a presença de abajures nas laterais do sofá e junto a poltronas, pois tornam o ambiente mais aconchegante e agradável. Veja mais sobre esse e outros estilos.

Tipos de luminárias de mesa – Abajures

Já nos quartos, os abajures propiciam um ambiente mais intimista e preparam as pessoas para uma boa noite de sono. Porém, os abajures de mesa também são bastante comuns nas salas de estar, nas de jantar sobre os buffets, no hall de entrada sobre um aparador, no banheiro sobre a bancada, e até na cozinha, em um balcão, servindo como uma iluminação suave enquanto o ambiente não está sendo utilizado, mas para que não fique totalmente escuro.

​Tipos de luminárias de mesa – Luminária de foco dirigível

Essas são modelos de luminária de mesa que emitem luz direta. São aqueles tipos comuns nas bancadas de estudo ou trabalho, que você pode direcionar o foco da luz para o ponto que deseja iluminar. Também são comuns na mesinha de cabeceira para contribuírem com a leitura antes de dormir, para quem tem esse hábito.

Depois de conhecer os dois principais tipos de luminárias de mesa, que são os abajures e com foco dirigível, aí fica a seu critério escolher entre as infinidades de modelos que existem para cada tipo.

​Tipos de luminárias de parede – arandelas

Todos os tipos de luminária de parede são denominadas como arandelas. Mas dentro desse tipo há vários estilos e modelos. Dependendo do material com que é feita, a arandela pode lançar luz difusa ou criar efeitos de luz acima e abaixo do ponto em que está afixada.

São apropriadas para salas de estar, mas também podem ser instaladas em salas de jantar, corredores e hall de entrada. São também o tipo mais utilizado em ambientes externos, nas paredes de corredores, áreas de piscina, áreas de festa sem piscina e paredes de jardins fechados.

Como a criatividade não tem limites, um dos tipos mais versáteis de arandela são as tartaruga, muito usadas para iluminação de jardins e acessos, porém já estão fazendo parte da decoração de ambientes internos.

Experimente utilizar uma combinação de arandelas em um estilo de decoração industrial, deixando a tubulação dos fios aparente.

Tipos de luminárias de piso e seus ambientes

As luminárias de piso ou chão já têm uma vocação francamente decorativa e se destacam justamente pelo design, que irá compor com o resto do espaço. São mais utilizadas em salas de estar, varandas ou terraços fechados e podem iluminar poltronas confortáveis a fim de permitir a leitura. Elas podem ainda servir de luz de preenchimento em cantos mais escuros da sala de estar.

​Tipos de luminária de piso – Abajur e outros modelos decorativos

Assim como há abajures de mesa, também há modelos grandes, utilizados como luminária de piso. Mas como o que caracteriza um abajur é a cúpula, há também diversos modelos de luminária de piso com a mesma função decorativa, mas sem a cúpula.

Todos esses modelos são absolutamente versáteis, podendo ser usados na sala de estar, jantar, quarto, corredor, hall de entrada, varanda e áreas de festas. Nesse caso é bom verificar que o modelo pode ficar ao relento, caso a área de descoberta ou aberta nas laterais.

​Tipos de luminária de piso – Refletor

Outras luminárias de piso são encontradas no lado externo da casa, como o refletor, que tem luz forte e reflete uma área mais ampla, pelo que é usada em jardins, fachadas e para segurança da casa.

​Tipos de luminária de piso – Up-light

iluminação jardim:   por Paula Galbi paisagismo
Paula Galbi paisagismo

iluminação jardim

Paula Galbi paisagismo

Já a up-light é uma luminária de baixo para cima que se utiliza para iluminar jardins e vasos de plantas, assim como fachadas de prédios, residências e pilares.

​Tipos de luminária de piso – Balizador

Casa em Taquara/RS: Garagens e edículas modernas por Plena Madeiras Nobres
Plena Madeiras Nobres

Casa em Taquara/RS

Plena Madeiras Nobres

Por fim, o balizador é uma luminária que serve para direcionar o caminho para as pessoas, seja em um jardim ou em um corredor de circulação.

Quando utilizar luz direta?

A luz direta é, como o próprio nome diz, aquela que incide diretamente sobre as superfícies, sendo muito utilizada em escritórios e salas de estudos, pois facilita a leitura e o uso do computador.

Também é utilizada para destacar algum elemento decorativo. A principal vantagem é justamente clarear uma determinada superfície sem comprometer a decoração. Por outro lado, a luz direta pode ser cansativa, já que cria uma diferença significativa em relação às sombras.

O problema pode se agravar ainda mais se ela for utilizada sobre superfícies brilhantes, como espelhos, mármores e porcelanatos. Os pendentes, os spots, os abajures e outras luminárias de mesa são os principais responsáveis por esse tipo de iluminação.

Quando utilizar luz indireta?

Já a luz indireta funciona de outra forma. Primeiro ela bate na superfície e só então é refletida, iluminando o local desejado. Essa luz uniforme e nada invasiva cria um efeito aconchegante e torna o ambiente mais agradável. A principal vantagem é que ela é suave e difusa, oferecendo maior conforto visual.

Os spots e as arandelas são os principais responsáveis por esse tipo de iluminação, que pode ser posicionada em detalhes no chão, no gesso ou no forro. Mas o segredo da iluminação é saber contrabalançar a luz direta e a indireta. Assim, ao combiná-las, as paredes e o teto servem de superfície para refletir, o que, aliás, melhora a sensação de amplitude, especialmente em salas e quartos.

No projeto de Marina Linhares Decoração de Interiores para esta sala de jantar integrada à cozinha, as prateleiras sobre a pia recebem luz indireta, o que confere ao ambiente maior aconchego.

Cores na iluminação

Bloom Arquitetura e Design: Paredes  por Bloom Arquitetura e Design
Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Com o avanço das tecnologias, tem-se tornado mais frequente o uso de cores na iluminação de residências a fim de obter efeitos mais dramáticos para determinados ambientes. A iluminação de jardins com o recurso de cores já é mais comum há bastante tempo.

A cor verde é usada para destacar árvores e folhagens verdes, propiciando um efeito bonito, enquanto a cor âmbar fica perfeita em troncos de árvores, plantas secas e pisos ou paredes em madeira.

Mas as salas e estar e os quartos já começam a receber cores em sancas, nichos e prateleiras. Um destaque são os tipos de luminárias de led multicolorido com controle remoto que permite trocar as cores e a intensidade da luz a um simples toque.

Quantidade de luz para cada ambiente

Fazenda Santo Antônio do Leite: Salas de jantar campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Cada ambiente da casa tem necessidades diferentes no que diz respeito à iluminação. Em nenhum caso deve-se pecar pelo excesso ou pela falta. Tanto o bolso quanto os olhos agradecem.

​Tipos de luminárias para cozinha – quantidade de luz ideal

Assim, na cozinha, onde é preciso enxergar os alimentos com precisão, a iluminação deve ser uniforme e, de preferência, com lâmpadas incandescentes, halógenas ou dicróicas. Para essa finalidade são utilizadas as luminárias plafons e os pendentes, que conferem uma iluminação abrangente e a luz direta. As arandelas e abajures devem servir apenas como coadjuvantes, com efeito decorativo.

​Tipos de luminária para banheiro – quantidade de luz ideal

Campeão de erros de iluminação, o banheiro precisa de uma luz uniforme e intensa, principalmente na bancada da pia. As lâmpadas refletoras devem ser evitadas pois desfavorecem as mulheres na hora de se maquiar e os homens na hora de se barbear.

O mais indicado é o uso de lâmpadas difusoras, como as fluorescentes, e uma boa iluminação de teto como foco principal. Depois, com efeito decorativo secundário, pode-se complementar o ambiente com abajur de chão ou de mesa e também com arandelas.

Tipos de luminárias para sala de estar e de tv – quantidade de luz ideal

Já na sala de estar e de tv, que precisam ser agradáveis e aconchegantes, o melhor é usar lâmpadas de cor amarelada, mesmo que sejam tipos de luminária de led nessa tonalidade, pois são mais duráveis e econômicas.

Nesses ambientes não há uma necessidade primária de luz direta, a não ser para fazer a limpeza. Mas de modo geral, a luz indireta é que manda. Portanto, pode caprichar no uso de luminárias de chão, luminárias de mesa e arandelas nas paredes.

​Tipos de luminárias para sala de jantar – quantidade de luz ideal

A sala de jantar admite várias cenas de iluminação, com diferentes combinações de luz direta e indireta. A quantidade de luz deve ser calculada de acordo com as dimensões do cômodo para que seja apropriada.  

É interessante contar com esses dois tipos de iluminação, pois vai depender do tipo de evento que vai oferecer na sala de jantar. Mas de modo geral, a iluminação de um belo lustre é o suficiente para que todos consigam apreciar os pratos e rostos com clareza, mas sem o exagero de uma luz dura e direta, que tira o conforto do momento.

Claro que outros pontos com luz indireta ao redor da mesa também são bem-vindos, nesse caso podendo ser luminárias de piso, luminárias de mesa ou arandelas.

​Tipos de luminárias para quarto – quantidade de luz ideal

No quarto, luz uniforme e indireta pode ser obtida com luminárias de teto feitas em vidro fosco, sendo também indicada a instalação de um dimer para controlar a intensidade de iluminação.

É importante que no quarto tenham os dois tipos de iluminação, a direta e a indireta. Então vale investir tanto em um plafon ou pendente para o teto, quanto em luminárias de chão, de mesa e arandelas para dar um efeito visual agradável e aconchegante, quando for conveniente.

​Tipos de luminárias para áreas de trabalho e estudo – quantidade de luz ideal

Home Office Colorido: Escritórios  por INOVA Arquitetura
INOVA Arquitetura

Home Office Colorido

INOVA Arquitetura

No home office ou nos ambientes de estudo, por sua vez, a iluminação deve escolher alguns focos, como a mesa de trabalho e as estantes, evitando as lâmpadas refletoras sobre o computador.

Esse ambiente pode ser bem iluminado pela luz direta de um pendente ou plafon, e em outros momentos pode contar com a luz direta de uma luminária de mesa.

Dificilmente a luz indireta será usada, a menos que queria focar a luz da tela do computador e ter apenas uma iluminação coadjuvante no ambiente. Aí sim pode ter uma luminária de chão ou uma arandela. Tudo vai depender do propósito em determinado momento.

Estilos de luminária

Bem, como você pôde perceber, estilos de luminária é o que não faltam. Luminárias de mesa podem seguir um estilo industrial, enquanto abajures para a sala ou para o quarto podem ser românticos ou rústicos.

Lustres vão dos mais clássicos, com muito cristal e cúpulas, até os mais modernos, em que as cúpulas têm formatos ousados ou apresentam cascatas de cristal.

Arandelas podem ser minimalistas, com design clean e vidro fosco, ou clássicas, com folhas douradas. Pendentes podem ser modernos e robustos como os dois exemplares da imagem, que combinam muito bem com a mesa clara e o quadro colorido.

Tudo vai depender do estilo do ambiente que se quer imprimir. Assim, o melhor é fazer uma pesquisa detalhada e descobrir os modelos e estilos que vão mais ao encontro da sua personalidade. Se achar necessário, para garantir a escolha perfeita, conte com a consultoria de um designer de interiores.

Qual é o tipo de luminária de que você mais gosta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!