SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como tornar a sala de estar mais aconchegante

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala de estar é um lugar de convivência entre familiares e amigos e, portanto, deve propiciar confortavelmente as trocas entre as pessoas. Tudo nela deve ser pensado para obter o máximo de conforto e aconchego para quem vive na casa e para quem a visita. Nada é mais agradável do que entrar na casa de alguém e se deparar com uma sala de estar aconchegante, daquelas que convidam a ficar e conversar por horas. 

Nem todo mundo consegue este efeito, mas é por não observar algumas regras simples de decoração de ambientes. A verdade é que o aconchego mora nos detalhes e uma sala que transpira acolhimento não abre mão de elementos como tapetes, lareiras, sofás, almofadas, plantas e flores.As cores e os materiais também são importantes, então é preciso fazer as escolhas certas para se obter o resultado esperado.

A seguir, trazemos várias dicas de como tornar a sala de estar mais aconchegante. Confira!

Um sofá confortável

Salas de estar  por ARKITURA GmbH
ARKITURA GmbH

Wohnzimmer

ARKITURA GmbH

A primeira coisa a se escolher numa sala de estar é o sofá, que deve ser confortável. Modelos em L são maiores e convidativos, portanto são uma boa aposta. Um segredo da escolha do sofá é que ele não pode ser macio demais, para não deixar desconfortáveis as pessoas mais formais. Opte por um modelo mais firme, mas ainda assim confortável. As cores mais indicadas para o sofá são os tons de branco, off-white, bege e cinza, que dão leveza ao ambiente e sensação de amplitude. Já materiais como couro, veludo, linho e algodão são agradáveis ao toque e, portanto, ajudam a colocar os visitantes à vontade. Quanto aos móveis, prefira peças de madeira ou fibra natural, que criam um ambiente aconchegante. Já as estampas florais, se usadas comedidamente, podem tornar a sala de estar mais romântica e, consequentemente, mais acolhedora.

Uma lareira quentinha

Mesmo que no Brasil as temperaturas sejam geralmente elevadas, ninguém resiste a uma bela lareira nos meses de inverno. Além disso, a sala de estar ganha calor e aconchego com a deliciosa vista do fogo crepitando, experiência essa que é muito relaxante. Ler, tomar um chá ou conversar ao pé do fogo adquirem outro sentido ao lado de uma lareira. E, aproveitando o ensejo, disponha pequenas mantas no sofá e nas poltronas para que as pessoas possam ficar ainda mais aquecidas enquanto observam as chamas avermelhadas. Agora, se mandar fazer uma lareira for caro ou complicado para você, sempre se pode contar com as lareiras portáteis, que podem ser transferidas de ambiente, até mesmo para o lado externo da casa.

Iluminação ambiente

Salas de estar  por Will Eckersley
Will Eckersley

Cheyne Gardens

Will Eckersley

Iluminação natural é sempre a melhor pedida: assim, grandes janelas que deixam entrar a luz externa e cortinas claras que a filtram estão na lista das  boas ideias. O ambiente fica suave e agradável, o que deixa as pessoas mais confortáveis. Já para o horário noturno ou dias nublados, o melhor é apostar em iluminação indireta, com a distribuição de vários abajures pela sala de estar ou então a utilização de iluminação planejada que destaca nichos e prateleiras ou, ainda, alguns cantos da peça. A luz indireta – que pode ser aplicada também em sancas de gesso – traz suavidade para a sala e convida aos momentos de intimidade, o que é um grande ganho para os relacionamentos. É preciso lembrar ainda que a luz direta provoca cansaço e dor nos olhos. Por fim, opte por deixar a TV longe da sala de estar, já que a luz dela, oscilante, irrita os ânimos, além do fato de que o equipamento desvia a atenção das pessoas da convivência entre elas. 

Estantes e prateleiras bonitas

Salas de estar  por xsite architecture LLP
xsite architecture LLP

The Links, Whitley Bay

xsite architecture LLP

Para quem gosta de ler e ama os livros, a sala de estar é um ótimo lugar onde manter o seu acervo bem pertinho, pronto para ser consultado. Os livros, pelas suas capas em diferentes cores, acabam sendo um elemento decorativo de grande força. Além disso, estantes e prateleiras bonitas deixam tudo mais acolhedor para os de casa e os de fora, que têm oportunidade de conhecer um pouco mais dos interesses dos moradores e até encontrar assunto para conversa. Mas as estantes e prateleiras não precisam exibir apenas livros: objetos decorativos também podem conviver com eles de forma harmoniosa. 

Tapetes elegantes

Decora Lider Vitória - Living e Cozinha : Salas de estar  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Vitória – Living e Cozinha

Lider Interiores

Uma sala de estar não está completa se não apresenta um tapete bonito e elegante que traz sensação de aconchego e intimidade. Dê preferência aos de fios longos e macios, nos quais é gostoso de se pisar descalço. O  tapete do projeto da Líder Interiores é um exemplo (a imagem é de Jomar Bragança). Em contrapartida, evite aqueles que lembram carpetes, pois não são nada convidativos. As cores devem ser neutras, como o resto do ambiente, para que a sala de estar passe a sensação de suavidade e delicadeza. Quanto ao piso, opte pelos de madeira, que dão sensação de conforto. 

Acessórios agradáveis

Decora Lider Salvador - Family Room: Salas de estar  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Salvador – Family Room

Lider Interiores

Agora vêm os detalhes que fazem a diferença. Se o sofá for muito firme, usar muitas almofadas pode passar a ideia de aconchego. Já, se a sala de estar é em tons neutros para conferir suavidade ao ambiente, pode-se dar pinceladas de cor nessas mesmas almofadas ou, então, em uma bela composição de quadros acima do sofá. Mesas de centro em vidro dão leveza ao espaço, enquanto as de madeira dão aconchego. Objetos decorativos, como vasos, porta-retratos e estatuetas, conferem personalidade à sala de estar, enquanto as mesas laterais ancoram o sofá no espaço. Já as velas podem substituir a luz artificial em noites mais intimistas e propiciar os afetos. E, para dar mais vida ao ambiente, nada é tão eficiente quanto a exibição de flores e plantas, que trazem a natureza para dentro de casa. O resultado final, com essas dicas, é uma sala onde se tem prazer de estar e ficar. Para outras dicas de como decorar a sala de estar, leia este artigo

Como você deixa a sua sala de estar mais aconchegante?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!