Quanto custa uma cozinha planejada?

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Por mais estranho que isto possa parecer, a cozinha é um dos lugares mais complexos no projeto de uma residência. Ela exige uma série de especificidades e escolhas muito bem pensadas para que funcione tal qual um relógio suíço. É na cozinha que a culinária que encanta olhos e paladares pode ser preparada, mas não sem uma bem organizada micro-logística. O mercado atual disponibiliza uma série de diferentes puxadores, acabamentos, mármores, cubas e etc. Como escolher entre eles? Como escolher a ordem de cada um desses elementos para que uma eficiente linha de produção seja montada na cozinha de modo a economizar movimento, facilitando assim a preparação dos alimentos? E, de maneira a amarrar tudo isso e tornar possível a realização da cozinha, como projetá-la cabendo no bolso de cada cliente?

Esta é uma tarefa complexa e que exige do projetista um apurado senso de organização e uma constante atualização das variantes do mercado. Mostraremos aqui algumas maneiras de organizar este importante espaço das residências de modo que não existam nichos ou lugares ociosos na cozinha (ou, ao menos, na menor quantidade possível). Venham conosco nesta viagem pelo mundo dos bastidores daquela bela refeição que você tanto gosta de saborear no almoço de domingo com a família e lembre-se: aqui está o início do prazer do paladar em sua boca!

Um espaço para degustar e cozinhar

Cozinhas modernas por Architrek

A cozinha é um espaço quase lúdico para aqueles que a apreciam. Assim como um quarto de brinquedos se apresenta muito belamente aos olhos de uma criança, assim a cozinha aparece para aqueles que gostam da atividade de cozinhar. Mas ela também tem que ser útil para quem quer apenas preparar uma refeição o mais rápido possível e sair dali. Portanto, a disposição de seus elementos de maneira que potencialize os movimentos humanos em meio aos equipamentos é essencial e faz com que os custos caiam no orçamento final.

Acabamentos especiais

Uma cozinha prática: Cozinha  por msaviarquitetura
msaviarquitetura

Uma cozinha prática

msaviarquitetura

Acabamentos especiais, como a patina, o acrílico e as superfícies esmaltadas normalmente tendem a encarecer o orçamento final do projeto. É claro que, além das belezas visuais que podem proporcionar, existem também outras vantagens. Eles podem impermeabilziar as usperfícies de uma maneira extremamente eficiente e evitar que a umidade entre nelas e as estufe, causando, muitas vezes, a perda total do objeto. Para aqueles com o orçamento um pouco mais folgado estas podem ser excelentes opções para construir uma cozinha difereniada.

Os diferentes materiais

Assim como para os tantos outros cômodos de uma residência e seu mobiliário, as cozinhas possuem uma profusão de diferentes materiais com os quais trabalhar. A madeira, como na foto acima, predomina muitas vezes como o material que representa o melhor custo benefício. Mas lembremo-nos que não é qualquer madeira que pode ser usada. Ela deve ser madeira tratada, específica para este tipo de ambiente úmida. O custo benefício é bom, mas só vale a pena com a madeira certa, do contrário causará apenas dor de cabeça.

O metal

Cozinha  por BETONT GmbH
BETONT GmbH

Betonküchenblock Pranzo

BETONT GmbH

O metal, principalmente o aço inox, vem sendo usado com muito sucesso e eficiência nas cozinhas contemporâneas. Sua beleza quando bem limpos e polidos aliada ao senso de limpeza que uma cozinha pressupões por ser um lugar de manipulação de alimentos, casa de maneira perfeita com o ambiente. Sua durabilidade é normalmente superior a todos os outros materiais. Seu custo, é verdade, pode ser bem superior também, mas, a longo prazo, o investimento pode valer a pena por evitar problemas que materiais mais frágeis talvez possam trazer.

Os equipamentos

_IN Panamby: Cozinhas modernas por ARQ_IN
ARQ_IN

_IN Panamby

ARQ_IN

São eles que fazem a cozinha de fato ser uma cozinha. Os esquipamentos permitem que as refeições sejam preparadas e os utensílios lavados com cuidado, alimentos armazenados e asseguram que tudo ocorra sem acidentes no ambiente da cozinha. Comprar uma boa geladeira, fogão, microondas e uma cuba de alta durabilidade pode custar mais do que os nossos bolsos gostariam, mas são a infraestrutura, o cerne de uma cozinha. Uma geladeira amarela, como a da foto, pode também deixar o ambiente mais leva, além de preservar os alimentos refrigerados e prontos para serem utilizados em deliciosas refeições para o seu paladar.

As pequenas artimanhas

Uma cozinha não é só constituída de geladeiras, cubas e bancadas. É também um lugar para equipamentos como da imagem acima, o qual se encontra em uma cozinha extremamente criativa projetada pelo escritório Treyone. São eles que aproveitam os cantos deixados para trás, os pequenos espaços que quase foram esquecidos mas que agora serão utilizados para sabiamente armazenar uma infinidade de itens. Juntamente com os talhes, copos, panos e louças, estes são os itens que custarão menos numa cozinha, mas isso não quer dizer que a soma deles irá dar um valor baixo, portanto devemos escolher com calma qual desses itens adquirir e, depois disso tudo, aproveitarmo-nos deles para deliciosos momentos de felicidade no paladar e nos olhos que verão a família e amigos reunidos em volta de uma deliciosa refeição!

Para ver mais fantásticas cozinha clique aqui e continue a viajar por este incrível mundos dos bastidores da gastronomia diária!

Mais animado para começar a sua cozinha? Conte-nos mais sobre seu planos e sobre como este artigo lhe foi útil.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!