Cozinhas escandinavas por DK architektura wnętrz

10 tendências para decorar a casa em 2017

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Provavelmente há momentos em que você fica pensando em como tornar a sua casa mais bonita e interessante do que ela já é. Você já viu de tudo, leu todas as revistas e explorou todos os sites, mas ainda não sabe como aplicar as novas técnicas de decoração e design para tornar os ambientes da sua casa mais atraentes e mais funcionais. Não se preocupe: hoje trazemos os melhores conselhos para que você entre 2017 com a casa perfeitamente na moda – e a um custo bem econômico. Venha com a gente!

1. Abra os espaços

Com a abertura dos espaços da casa e a integração dos ambientes, você ganha uniformidade, melhor circulação, mais luminosidade e ventilação constante. Aposte numa bancada entre a cozinha e a sala de jantar para permitir a interação das pessoas nos dois ambientes. A sala de estar também pode se comunicar com a cozinha e a sala de jantar se paredes estratégicas forem derrubadas.

2. Tenha um móvel em uma cor bem chamativa

Uma maneira bem fácil de mudar a cara de um ambiente é colocar nele um móvel em uma cor bem chamativa. Na sala de estar, por exemplo, uma poltrona vermelha ou amarela pode levantar a atmosfera geral. Cores frias como azul ou roxo também atraem a atenção, se forem em um tom intenso. Procure combiná-los com tapetes com estampas geométricas em preto, branco ou cinza. O efeito é ainda mais interessante!

3. Dê destaque à sala de estar com um quadro especial

Se você tem um quadro especial, assinado por um artista conhecido ou que tenha valor afetivo para você, dê destaque para ele na sua sala de estar, inclusive trocando a moldura ou pintando a parede em uma cor que o ressalte. Há quem goste de considerar a paleta de cores de um quadro de destaque para compor o mobiliário e a decoração, como sofás, poltronas, cortinas, tapetes e almofadas. 

4. Coloque uma planta perto da sua cama

Quarto  por SO Design
SO Design

Chambre parentale

SO Design

As plantas sempre dão vida, cor e delicadeza a qualquer espaço da casa. Pense em colocar flores na sua mesinha de cabeceira para que o quarto adquira um toque suave e natural que cai muito bem com um espaço de descanso. Uma vela aromática faz um belo conjunto com plantas ou flores, ativando vários sentidos. 

5. Use tijolinho ou cerâmica na cozinha

As cozinhas podem ganhar ares renovados quando se dá particular atenção ao revestimento das paredes. Cerâmicas coloridas caem muito bem nesse espaço, alegrando-o e iluminando-o. Já os tijolinhos dão um toque mais rústico e artesanal, especialmente se usados com a cor crua, que tende para o vermelho. Mas é possível também pintar os tijolinhos em cores suaves como branco ou bege e obter um ambiente mais clean.

6. Cultive plantas pequenas

Parede e pavimento  por maketen

Algumas plantas são perfeitas para enfeitar lugares como o escritório, o banheiro ou a mesinha de cabeceira. As versões em miniatura de cactos e suculentas podem ser cultivadas dentro de casa sem muita manutenção, já que precisam de pouquíssima regra. O segredo é acondicioná-las em vasos bonitos, inclusive de vidro transparente, e criar composições atraentes com pequenos quadros e objetos decorativos.

7. Aplique papel de parede

Os papéis ou tecidos de parede são utilizados há muitas gerações para deixar quartos e salas encantadores e delicados. Hoje em dia, felizmente, esses artigos são facilmente aplicados nas paredes, sem necessidade de colas grudentas e com películas que facilitam a aplicação. Outra vantagem é a imensa variedade de padrões e estampas existente, seja para a sala de estar ou o quarto de criança.

8. Abuse das divisórias

Salas de estar industriais por Meero
Meero

Appartement Paris

Meero

Apartamentos tipo studio são dos mais interessantes na contemporaneidade. Eles já contam com ambientes abertos e integrados, como cozinha, sala de jantar e sala de jantar, permitindo uma plena visualização do espaço e a convivência ativa das pessoas nele presentes. Mas os quartos exigem privacidade e, para tanto, o melhor é recorrer a uma parede divisória, como esta da imagem acima, que faz também as vezes de estante de livros. Outras divisórias vazadas podem ser utilizadas em ambientes como salas de estar.

9. Lance mão do estilo vintage com tijolos e papéis de parede

Os tijolos à vista são um dos materiais mais utilizados atualmente em projetos de arquitetura porque agregam o natural e o orgânico ao ambiente. Eles podem ficar ótimos no quarto ou na sala, dando um ar vintage ao espaço, quando combinados com móveis clássicos em cores claras. O mesmo se dá com o papel de parede, especialmente quando as estampas são florais ou listras. 

10. Dê destaque à cama

Quartos  por Fratelli Barri
Fratelli Barri

Спальня Mestre

Fratelli Barri

Para o quarto parecer com aqueles das revistas, a dica é dar destaque à cama, de preferência colocando-a em uma posição central no espaço. Mas uma bela cabeceira também faz milagres e o uso de edredons, travesseiros e almofadas com estampas e cores atraentes complementa a decoração. 

Para outras dicas sobre camas, leia este artigo

Qual é a sua dica preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!