Uma casa de pedras única!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem nunca sentiu vontade de viajar para um lugar distante e desfrutar uns dias de isolamento e descanso longe da rotina, da agitação e do estresse da vida urbana? Nesta hora, um dos primeiros pensamentos e imagens que temos é a de uma ilha deserta com uma casinha rústica pequena e aconchegante, com uma chaminé exalando a fumaça de uma deliciosa torta assando no forno. 

Se você já se perdeu em pensamentos assim, saiba que foram estes mesmos devaneios que tornaram realidade a revitalização de um antigo celeiro, situado na pacata ilha de Coll, no norte da Escócia. O desejo de desfrutar de um local isolado, da atmosfera serena e do prazer do contato com a natureza selvagem e bucólica impulsionou a realização do projeto de reforma do antigo celeiro abandonado e sua conversão em um refúgio de veraneio. O projeto foi tão bem sucedido em transformar a antiga construção rural em um lar moderno revestido de pedras, que ganhou o prêmio Best Conversion 2014, entregue pela Home Building & Renovating Awards Daily Telegraph.

Curioso para conhecer este projeto de reforma sensacional? Então confira mais detalhes e imagens, feitas pelo fotógrafo Chris Humphreys, que comprovam a transformação milagrosa de um celeiro em um refúgio contemporâneo e sofisticado, sem perder o seu charme rústico irresistível.

Fachada principal ao crepúsculo

A residência nova manteve a forma tradicional da antiga construção e recuperou a estrutura da cobertura e as superfícies de pedras, que foram restauradas e ganharam um aspecto mais reluzente e marcante, realçando o estilo campestre da edificação. As novas aberturas, no entanto, evidenciam a alteração da função da antiga construção, convertida em um refúgio rústico de férias. Localizada em meio à paisagem rural no meio de um área pastoril, a residência parede uma lanterna de pedras cintilando ao entardecer.    

Paisagem bucólica

Na lha de Coll, na Escócia, a maioria da construções datam de um passado distante. A maior parte das construções são feitas de pedras, originárias da própria região. Todavia, a  paisagem natural selvagem é dominante. O projeto de reforma priorizou a preservação da essência da construção e a integração com a paisagem e a tradição locais. As superfícies de pedra e o telhado inclinado de duas águas definem a forma e a materialidade da nova edificação, que se estabelece de maneira harmoniosa na paisagem.

Fachada posterior

A fachada posterior, além de um volume que se desprende do corpo da edificação principal, apresenta um terraço elevado feito de madeira, que serve como um espaço de estar ao ar livre, proporcionando vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante, dominada por pastos e pelas montanhas rochosas da Ilha de Coll.    

Materialidade

As janelas da residência, de tamanho reduzido e padronizadas, visam principalmente descortinar as vistas para a paisagem natural e ao mesmo tempo proteger a intimidade dos moradores. As aberturas e a nova cobertura representam o novo, enquanto as pedras naturais, de formatos e tamanhos irregulares, representam a estrutura antiga. Ambos convivem de forma harmoniosa na nova residência, criando um contraste fascinante entre o transparente e o opaco e robusto.

Sala de estar

Finalmente podemos explorar o interior da residência. As superfícies rústicas e ásperas de pedras definem apenas o exterior da residência. A integração dos ambientes, sala de jantar, sala de estar e cozinha, também surpreendem. A nova espacialidade e materialidade nada lembram o antigo celeiro. No interior, predominam a brancura e a sensação de pureza. O piso de madeira realça a sensação de integração espacial e traz aconchego ao ambiente. O mobiliário é que define cada ambiente. Os dois sofás e as duas poltronas definem a sala de estar, que cota ainda com uma mesa de centro de madeira, que dá um toque rústico ao ambiente. 

Sala de jantar

A mesa de jantar de madeira, com acabamento em laca branca, delimita o espaço da sala de jantar, cujo destaque é a luminária de cristal, de estilo clássico, que dá um toque de luxo e sofisticação ao ambiente. Devido à ampla abertura que dá acesso ao terraço, a sala de jantar oferece vistas privilegiadas para a paisagem externa, o que torna o ambiente mais agradável e cheio de luz natural, que também entra pelas aberturas situadas na cobertura.

Cozinha I

O arranjo espacial da cozinha favorece o contato e estimula a convivência entre moradores e convidados. A cozinha possui armários planejados e uma estética clean e moderna. Além das superfícies brancas, armários com acabamento em laca, bancadas, móveis e acessórios na cor branca criam uma atmosfera minimalista e conceitual. A luz natural também tem presença marcante no ambiente e as aberturas verticais para a paisagem externa trazem a luz natural e a paisagem para o interior do ambiente.       

Cozinha II

Nesta imagem, podemos notar como a tela e os dois pendentes de cúpulas redondas com superfícies internas douradas dão cores e um toque de sofisticação ao ambiente, rompendo com a brancura dominante.

Quarto

O dormitório privilegia o conforto e o clima intimista. A brancura predominante das paredes servem para criar um ambiente neutro e relaxante e também para realçar a paisagem natural circundante, emoldurada pelas duas janelas discretas. Poucos detalhes, como ois dois abajures de estilo provençal, expressam a personalidade dos moradores e dão um toque de elegância ao ambiente. 

Para saber mais sobre os itens essenciais na decoração do quarto, leia este artigo

Banheiro

O banho do dormitório também em nada lembra o aspecto rústico e tradicional do antigo celeiro. A decoração é simples e atemporal, com foco na funcionalidade e conforto. O projeto priorizou a qualidade e a praticidade dos materiais de acabamentos. Portanto, os pisos e as paredes, que revestem a área do chuveiro e da banheira, ganharam revestimento cerâmico, na cor bege. O destaque do banheiro é a banheira de estilo free standing, solta no ambiente, que desfruta de uma abertura e da vista para a paisagem natural circundante.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

O que você achou deste projeto de reforma? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!