Casa renasce de ruínas de pedras

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa JIR, Majones (Huesca), DMP arquitectura DMP arquitectura Casas modernas
Loading admin actions …

Dizem que a vida imita a arte e que a arte imita a vida. Este projeto de revitalização, que apresentamos hoje, parece validar esta a relação mútua, com a vida imitando a mitologia grega da Fênix, uma ave exuberante de penas vermelhas e douradas, que renascia das suas próprias cinzas, símbolo de esperança sem fim.

Localizado em Majones, na província de Huesca, no norte da Espanha, este projeto de revitalização, de autoria do estúdio DMP Arquitectura, ressuscitou uma casa moderna e sofisticada das antigas ruínas de pedras de uma construção que não resistiu ao desgaste do tempo e ao abandono. O projeto faz uso das estruturas remanescentes para definir sua forma e perímetro, se mimetizar na paisagem natural e construir uma ponte entre o passado e o presente.    

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto impressionante de recuperação de uma ruína de pedras, que deu origem a uma casa simples, funcional e cheia de charme e elegância.

Fachada frontal

A fachada da residência é caracterizada pela convivência entre o antigo e o novo, ou o passado e o presente. O antigo é caracterizado pelas paredes que resistiram das ruínas de pedras, enquanto o novo é caracterizado pelas superfícies de alvenaria, na cor branca, pelos amplos planos de vidro e pela cobertura de duas águas e telhas cerâmicas. A nova edificação manteve a forma tradicional das construções locais e deu destaque para o protagonismo dos muros de pedras, testemunhos de uma época remota e que definem a silhueta da nova edificação junto com o novo telhado cerâmico.

A casa antes da intervenção

Através da observação das ruínas de pedras, era possível reconstituir a forma da antiga construção, com sua forma tradicional, planta retangular e cobertura de duas águas. Antes da intervenção, só havia os restos das paredes externas de pedras e restos da cobertura, que sofriam com o estado de abandono e com o crescimento da vegetação, que tomava conta das estruturas remanescentes.

A casa depois da intervenção

Após a intervenção, as ruínas das paredes externas revestidas de pedras, que permaneceram intactas, passaram a delimitar o perímetro da nova residência e serviram de suporte para a nova cobertura. A nova casa permaneceu com seu programa organizado em um pavimento único e o projeto tirou proveito da abertura existente nas ruínas de pedra para criar a entrada principal, fechada por um portão metálico de correr, na cor preta. A casa ficou mais recuada em relação ao muro de pedra frontal, dando origem à um pátio semi-privado.

Sala de estar

No interior da nova residência apenas a visão para o pátio e para os muros de pedra, que delimitam o perímetro da casa, lembram o passado e o estilo rústico da antiga construção. Na sala de estar predominam as cores neutras e os espaços integrados. A ampla abertura de vidro, que interliga a sala de estar com o pátio frontal, garante a entrada de luz abundante e cria uma sensação de liberdade e integração com o espaço externo, contrastando com o aspecto fechado da residência, quando vista de fora.

Para obter mais informações sobre projetos de salas de estar deslumbrantes, leia este artigo.

Living room

A casa está dividida em dois setores, de um lado estão os ambientes sociais, cozinha, sala de jantar e sala de estar, e do outro lado os ambientes privativos, dormitório e banheiro. As paredes que dividem os dois setores não se prolongam até a cumeeira, permitindo que ambos setores se integrem no plano da cobertura. De qualquer ponto do interior da casa, portanto, é possível ter o domínio visual de toda a sua espacialidade. Esta solução dá ao morador uma sensação de segurança e tranquilidade. Além disto, o mobiliário simples de madeira e elementos em marcenaria também realçam a sensação de aconchego.

Cobertura

A imagem mostra em detalhe o desenho da cobertura, composto de duas águas, que delimita a espacialidade e o pé-direito generoso da residência. O fato das paredes internas não tocarem a cobertura realçam a forma e a espacialidade tradicionais da residência e também criam uma sensação de maior profundidade espacial, tornando o ambiente mais confortável. Além disto, sem barreiras verticais entre os dois lados da casa, a luz natural pode se difundir por todo o ambiente e banhar o interior de luminosidade.

Cozinha

A cozinha está situada no outro extremo da casa. A ampla abertura de vidro proporciona luz natural abundante e a integração da cozinha com o pátio posterior. A cozinha possui armário inferiores planejados feitos de madeira com acabamento em laca vermelha. A bancada da cozinha, em forma de L, possui tampo de madeira, de aspecto natural, e divide a cozinha da sala de jantar, permitindo todavia que a pessoa na cozinha e os convidados, na sala de jantar ou na sala de estar conversem e interajam.

Dormitório I

No setor oposto, estão situados os ambientes privativos, o quarto do casal e o banho do casal. Assim como nos ambientes sociais, predominam as cores neutras da combinação de superfícies brancas e piso de madeira. O banho do casal, ao fundo,  se destaca pela integração com o pátio posterior, sem prejuízo da privacidade. A porta de vidro translúcido permite que a luz que entra no pátio posterior atinja a área do dormitório.

Dormitório II

Uma cômoda de madeira, de estilo rústico, é um dos poucos elementos que trazem cores e personalidade ao ambiente. No dormitório o protagonismo da decoração fica por conta da vista para o exterior e para o pátio frontal, com suas paredes de pedras, que invade o ambiente pela porta-janela de vidro.   

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Você acha que vale a pena reformar antigas ruínas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista