Casinha rústica apaixonante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Muitas pessoas estão descobrindo os prazeres da vida no campo e fazendo o caminho de volta de seus antepassados. Claro, a vida no campo já não é mais a mesma. Com boas estradas e meios de comunicação desenvolvidos, a vida no campo não representa mais isolamento e atraso. É possível ter acesso aos mesmos recursos disponíveis nos centros urbanos, mas desfrutar de uma atmosfera mais tranquila, de um ritmo de vida mais sereno e, portanto, ter mais qualidade de vida. Mas qual a moradia ideal para quem busca o sossego e a tranquilidade da vida no campo? Na verdade, a resposta depende do que cada pessoas necessita e, principalmente, das condições naturais do local. 

A homify apresenta hoje uma casinha rústica apaixonante, localizada em Sylt, nas Ilhas Frísias, no mar do norte da Alemanha, projetada pelo estúdio Ralph Justus Maus Architektur. A residência valoriza as técnicas tradicionais e os materiais locais, apresentando um aspecto rústico cativante, resultado da combinação de paredes de tijolinhos à vista e cobertura feita de palha natural. Já os espaços internos reservam uma maravilhosa surpresa. Para você que sonha em uma vida mais serena no campo, esta casinha nunca mais sairá da sua imaginação.  

Confira a seguir mais detalhes e imagens desta casinha rústica simplesmente apaixonante, que além do estilo campestre, nos surpreende com a originalidade e o aconchego de seus ambientes. 

Fachada frontal

A fachada principal da residência é marcada pela cobertura imponente de palha natural com suas típicas saliências, composta de janelas situadas no sótão, e pelas superfícies revestidas de tijolinhos à vista. A edificação segue o estilo das construções locais, valorizando a tradição e os materiais da região. Detalhes como o portãozinho de madeira, em estilo cerca, o caminho de piso de pedras e o jardim frontal tornam a residência mais convidativa e charmosa. Impossível não se encantar com seu estilo rústico e vernacular. 

Fachada posterior

Casas clássicas por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

Südansicht mit Terrasse und Loggia

Ralph Justus Maus Architektur

A fachada posterior da residência nos mostra como a residência se apropria do desnível do terreno, acomodando-se naturalmente ao terreno irregular. A residência possui portanto três pavimentos, sendo que os ambientes voltados para a fachada posterior se abrem para a paisagem externa dominada pelas dunas de areia da Ilha de Sylt. O jardim posterior possui apenas um terraço aberto com um deck de madeira, além de flores, que permite aos moradores contemplarem a gloriosa paisagem natural.

Living room

No interior da residência somos surpreendidos pelo estilo shabby chic da decoração, um estilo rústico mais refinado. As superfícies internas são revestidas de madeira, pintadas de azul, que remete à cor do mar da região. E, os ambientes sociais se integram e a luz natural deixa os ambientes ainda mais agradáveis e aconchegantes.

Sala de estar

Salas de estar clássicas por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

Wohnbereich mit großer Sitzgruppe

Ralph Justus Maus Architektur

Na sala de estar predomina o tom azul e detalhes em branco, como as esquadrias das janelas e as vigas da estrutura da cobertura. Capas de sofá e de poltrona trazem cores ao ambiente, realçando o estilo shabby chic e a personalidade do ambiente. A lareira a lenha, à direita, garante o conforto e reforça a sensação de aconchego do ambiente.     

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Sala de piano

Salas de estar clássicas por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

Klavier im Wohnbereich mit freiem Blick zu den Dünen

Ralph Justus Maus Architektur

Uma das grandes surpresas no interior da residência é a sala de piano, que revela o gosto dos moradores pela música. O piano de calda serve também como objeto decorativo, realçando o charme e a elegância do ambiente. A integração dos ambientes sociais permite que o som do piano seja ouvido em todos os ambientes. 

Sala de jantar

Salas de jantar clássicas por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

Essbereich im kombinierten Wohn-/Essraum mit Blick auf die Lister Dünenlandschaft

Ralph Justus Maus Architektur

O pavimento térreo, cujo acesso se dá no nível da rua, abriga os ambientes sociais, sala de estar, sala de piano e sala de jantar. A sala de jantar está situada em uma das extremidades, possuindo três aberturas que descortinam as vistas privilegiadas para as dunas e para a praia. É  paisagem deslumbrante que ornamenta o ambiente, dominado pelas superfícies azuis e brancas. A mesa de jantar de madeira e cadeiras com capas de tecido, na cor amarela, realçam o estilo shabby chic e o charme cativante do ambiente.

Dormitório

Quartos  por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

Schlafzimmer im oberen Geschoss

Ralph Justus Maus Architektur

O pavimento superior abriga os espaços íntimos. Os quartos são caracterizados pela cobertura inclinada, já que estes ambientes estão situados no sótão. Neste dormitório o destaque são as paredes de madeira pintadas de verde, combinadas com os elementos em madeira e tecidos na cor branca, que criam uma atmosfera delicada e cheia de personalidade. 

Quarto no sótão I

O quarto principal, no entanto, retoma a linguagem dos espaços de convivência, com suas paredes de madeira pintadas de azul, combinadas com elementos em marcenaria e tapeçaria na cor branca. Situado também no sótão, os planos inclinados da cobertura dão ao dormitório uma sensação maior de liberdade, devido à altura mais acentuada. A poltrona com capa de tecido na cor branca serve como espaço de descanso e leitura, dando mais charme ao ambiente.

Quarto no sótão II

Quartos  por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

Schlafzimmer im oberen Geschoss

Ralph Justus Maus Architektur

O quarto amplo é preenchido pelas cores azul e branco e pelo mobiliário de estilo variado, como os criados-mudos de estilo provençal, as luminárias de chão de design contemporâneo e e a poltrona com capa branca de estilo shabby chic, que dão personalidade e sofisticação ao ambiente.

Para saber mais sobre a função das diversas cores na decoração, leia este artigo.

Paisagem natural estonteante

Casas clássicas por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

An die Dünenlandschaft angrenzendes Grundstück

Ralph Justus Maus Architektur

Além de todo o requinte e aconchego dos ambientes, a residência possui em sua parte posterior um terraço aberto e um jardim, que oferecem vistas deslumbrantes para as dunas e para a praia. Os dias de sol e de calor são os mais festejados e desfrutados neste ambiente. A ausência de barreiras entre o jardim e a imensidão da paisagem cria uma sensação de continuidade espacial, como se o quintal da residência se estendesse até o horizonte. A localização privilegiada faz desta casinha rústica um refúgio ainda mais apaixonante. 

Você gostaria de morar em uma casinha rústica assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!