Uma casa de campo de encher os olhos!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma das melhores maneiras de escapar da agitação e do estresse da vida nos centros urbanos, recuperar as energias e manter o equilíbrio é escapar para lugares mais tranquilos e relaxantes nas férias, finais de semana ou feriados prolongados. Quem tem o privilégio de dispor de uma casa de veraneio, não perde a chance de desfrutar de um final de semana com os familiares e amigos longe das grandes cidades. Por esta razão, cada vez mais pessoas apostam e investem na casa de veraneio, em busca de lazer, tranquilidade e mais qualidade de vida.

A homify apresenta hoje o projeto deslumbrante de uma casa de veraneio, localizada às margens da represa de Ibiúna, no interior de São Paulo, de autoria do estúdio Moran e Anders Arquitetura, que empregou toras de eucalipto torneado na estrutura e buscou a máxima integração do interior com a paisagem natural circundante, de modo a proporcionar o contato dos moradores com a natureza e explorar as vistas magníficas para a represa. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto deslumbrante, que além do estilo campestre e da comodidade de seus ambientes, possui ainda diversas atrações e opções de lazer e entretenimento para a família e seus convidados.

Fachada principal

Fachada da área de lazer: Casas rústicas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Fachada da área de lazer

Moran e Anders Arquitetura

A casa é composta por um corpo principal, um anexo para os hóspedes e uma área gourmet. O corpo principal da casa se destaca pela estrutura de madeira, feita de toras de eucalipto torneado, e pelas superfícies caiadas na cor laranja, que realçam o aspecto rústico e tradicional da edificação. O projeto paisagístico tratou de criar um jardim charmoso e convidativo no entorno da residência, criando um cenário natural bucólico e encantador. 

Estilo campestre

Fachada lateral - estrutura de madeira em eucalipto torneado: Casas rústicas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Fachada lateral – estrutura de madeira em eucalipto torneado

Moran e Anders Arquitetura

Um dos principais atrativos da residência é a localização privilegiada, às margens da represa Ibiúna, marcada pela natureza e vegetação exuberantes, que permitem aos moradores desfrutarem de uma atmosfera tranquila e relaxante e da convivência prazerosa com a natureza. A implantação da residência na parte mais elevada do terreno buscou o aproveitamento das vistas para a represa. A pequena varanda aberta marca o acesso principal e serve de espaço de contemplação da linda paisagem que se descortina.

Detalhes: beiral de madeira

Além de compor grande parte da estrutura da residência, as toras de eucalipto torneado também possuem presença marcante na estrutura da cobertura e nos beirais da residência, realçando o estilo rústico e campestre da residência. As luminárias de ferro de estilo rústico no exterior da casa servem para iluminar a área externa e dão um toque de tradição e charme ao projeto. 

Estrutura da cobertura

Detalhe do forro e estrutura do telhado: Salas de estar rústicas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Detalhe do forro e estrutura do telhado

Moran e Anders Arquitetura

No interior de uma residência, observamos detalhes como os materiais de acabamento, o mobiliário, as vistas para o exterior e objetos decorativos. Aqui, somos atraídos pela beleza e delicadeza da cobertura. Impressiona-nos o modo como as peças de eucalipto se articulam e se encaixam de modo a suportar o peso da estrutura e ainda criar um desenho harmonioso e geometricamente estável. Além da qualidade estética da madeira, a cobertura e o forro de madeira garantem ótimas condições acústica e térmicas, proporcionando conforto e aconchego aos moradores.

Varanda envidraçada

Estrutura da cobertura da varanda foi feita em eucalipto torneado.: Terraços  por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Estrutura da cobertura da varanda foi feita em eucalipto torneado.

Moran e Anders Arquitetura

De acordo com os arquitetos, a ideia  central do projeto é buscar a integração do interior com o exterior, valorizando ao máximo a vista privilegiada para a represa. Portanto, era necessário trabalhar as aberturas e a orientação dos ambientes de modo a permitir aos moradores o contato com a natureza circundante e principalmente com a represa. O projeto criou uma ampla área social, que integra sala de estar e sala de jantar, fechada com painéis de vidro incolor, que trazem a natureza e a represa para o interior do ambiente, além de permitirem um melhor aproveitamento da luz e ventilação naturais. Um dos momentos preferidos da família é apreciar o pôr-do-sol neste ambiente, quando o horizonte ganhar contornos mágicos e cores fascinantes.

No coração deste living room, uma lareira metálica, de estilo rústico, na cor vermelha, traz calor e aconchego ao ambiente. Tanto na sala de estar, como na sala de jantar, predominam os móveis de madeira, que combinados com as peças de madeira aparente da estrutura de cobertura, realçam a rusticidade e o estilo campestre da residência.

Cozinha moderna

Cozinha moderna e funcional: Cozinhas modernas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Cozinha moderna e funcional

Moran e Anders Arquitetura

A cozinha é surpreendentemente moderna e funcional. Sim, esta cozinha pertence realmente a esta residência de veraneio de estilo campestre. Porém, as superfícies brancas, o piso de porcelanato, na cor bege, os armários planejados de madeira, a bancada feita de granito preto absoluto e detalhes em inox, que priorizaram a praticidade e atemporalidade, realçam o estilo contemporâneo do ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Salão de jogos

A casa de veraneio foi projetada para servir de espaço de lazer e descanso da família. Portanto, o projeto criou alguns espaços dedicados aos hobbies e prazeres da família, como o salão de jogos, que permite aos moradores reunir amigos e familiares para desfrutar de momentos de lazer e divertimento. O espaço conta com mesa de jogo de cartas, mesa de bilhar e um bar, cujo destaque é a coleção de rolhas de vinho que servem de ornamentação. Desde o salão de jogos, situados no térreo, também é possível curtir a vista da represa. 

Área gourmet

Área de lazer - espaço gourmet: Casas rústicas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Área de lazer – espaço gourmet

Moran e Anders Arquitetura

As atrações da residência parecem infindáveis. Mas é claro que não poderia faltar a o espaço gourmet, para receber amigos e familiares e desfrutar deliciosas refeições e momentos de muita descontração. Situado em um edifício anexo, a área gourmet apresenta as mesas características da edificação principal, estrutura feita de toras de eucalipto torneado, paredes caiadas na cor laranja e cobertura de telhas cerâmicas.

Piscina com broda infinita

Área de lazer - piscina com borda infinita: Casas rústicas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Área de lazer – piscina com borda infinita

Moran e Anders Arquitetura

A vida pede lugares para relaxar, não é mesmo? Numa casa de veraneio a ordem é relaxar e curtir o lado om da vida e não deixar que nada atrapalhe o clima de tranquilidade. Além da sala de jogos, da área gourmet e da natureza deslumbrante, a casa conta ainda com uma piscina ampla, de desenho orgânico e com borda infinita, para os dias ensolarados e quentes. Uma plataforma elevada, situada próxima à piscina, serve de mirante para contemplar a represa e todas as belezas do lugar.

Para obter mais informações sobre espaços de lazer, ideais para o descanso e relaxamento, leia este artigo.

Você gosta de passar as férias no campo, cercado de natureza? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!