(2014) Residência Barra da Tijuca: Salas de estar tropicais por Escritório Ana Meirelles

7 inspirações brasileiras para modernizar sua sala

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala pode ser considerada o principal cômodo da casa. Geralmente dividida entre sala de jantar e sala de estar, elas são cômodos onde se passa um tempo tranquilo, assistindo à televisão, ou conversando com a família após um dia longo de trabalho, ou mesmo uma área social para um evento com amigos.

Por esse motivo, seja grande ou pequena, a sala precisa ter a sua cara. Investir no mobiliário e na decoração é o principal segredo para dar ao cômodo sua identidade. Se você curte o estilo moderno, essas inspirações são perfeitas para você! Veja algumas salas feitas por arquitetos brasileiros para você copiar em sua casa e deixá-la com um cara nova e moderna.

1. Construção irreverente

Esta sala chama a atenção por seu design e construção diferente. Os móveis foram posicionados de maneira irreverente para aproveitar bem o grande espaço, de maneira irreverente. 

Apesar de ser apenas sala de estar, ela foi dividida em dois ambientes: um para assistir televisão e fazer uma sessão cinema, e outro propriamente de estar, para sentar, descansar e conversar. 

A cor predominante foi o cinza, que continuou sua tendência neutra no rack moderno de madeira clara. Com a parede branca, os sutis toques de cor ficam por conta das almofadas e enfeites em azul e vemelho. Além do design do rack, a modernidade também dá as suas caras no projeto dos outros móveis – especialmente o da lateral -, no teto recuado, e no aproveitamento da luz natural, que é uma tendência.

2. Modernidade em espaços pequenos

Se você tem uma sala pequena, isso não é desculpa para não renová-la e dar a ela uma cara moderna. Com seu design todo em linhas retas a sala tem um aspecto bastante atual. As cores também são bastante neutras e a parede branca contrasta com apenas uma revestida de madeira.

A iluminação também chama a atenção pois é composta de diferentes formas. Uma fileira de spots de luz no centro da sala, combinada com a luz natural vinda da sacada são ainda complementadas pela iluminação indireta na lateral do cômodo.

3. Grande sofá e iluminação

(2014) Residência Barra da Tijuca: Salas de estar tropicais por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2014) Residência Barra da Tijuca

Escritório Ana Meirelles

O grande sofá é o protagonista nesta sala. Em tons de bege, o ambiente também mostra um clássico tapete de pelinhos que é confrontado com a modernidade do espaço reservado à televisão – com um painel texturizado e um móvel branco.

A luz indireta também chama a atenção no espaço onde os únicos pontos de cores permitidos estão nos vasos de planta ao canto da sala.

4. Branco e marrom – perfeita combinação!

O branco quase total dá um efeito magnífico para essa sala, quase não se percebe a divisão entre ambientes ou paredes da sala. O toque especial fica por conta da madeira: duas cadeiras e um móvel traseiro tem a cor marrom bem forte do material.

Para contribuir ao aspecto moderno do ambiente, alguns itens pequenos são cuidadosamente distribuídos na decoração da sala.

5. Modernidade em cores

Apartamento Bela Vista: Salas de estar modernas por STUDIO LN
STUDIO LN

Apartamento Bela Vista

STUDIO LN

A solução para modernizar este espaço pequeno foi unir as salas de jantar e estar. O projeto ainda mostra que um pouco de cor não faz mal a ninguém, e o ambiente – em especial a área de estar – são muito bem apresentados com um sofá azul que é chamativo no ponto certo para dar destaque ao ambiente. O azul, em diferentes tons, ainda é encontrado em outros pontos da sala, como almofadas e os quadros azuis, com tema marítimo – na parede.

Das três paredes, uma tem um papel parede delicado, outra é revestida com madeira e, encostada na mesa de jantar, a terceira parede tem um espelho que é responsável por aumentar o ambiente.

A iluminação também é bastante diversificada, em que se destaca, na sala de estar um lustre que parece um grande abajur.

6. Uma cor em destaque

Neste outro projeto a cor super protagonista é o amarelo, que se sobressai graças à presença de alguns móveis neutros. Ainda falando sobre a cor, a mesinha de centro é o que chama mais a atenção, sendo acompanhada por almofadas e outros acessórios como o enfeite dourado da parede. Além desse icônico enfeite, a modernidade é ainda é expressa por meio das estampas das almofadas.

7. Super colorido e atual

Também é possível ter um ambiente moderno apostando no colorido total. Se você quer abusar das cores que tal ousar com um tapete super colorido? As almofadas estampadas o acompanham, e o enfeite na parede também, se destacando frente à sala. 

O único cuidado para não exagerar nas cores é manter alguns itens neutros, na imagem, os sofás e paredes. Além, é claro, do grande móvel branco, que além de ser neutro, dá mais um toque de modernidade com seu design que abriga não só a televisão, mas diversos enfeites em seus nichos.

Qual foi a sala que mais te inspirou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!