Cozinhas: pequenas, coloridas e fascinantes!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Há tempos a cozinha deixou de ser um espaço em que os tons leves eram predominantes. Ainda que a maioria das peças ainda invista nas cores leves – principalmente no branco -, o fato é que o décor atual permite que as cozinhas possam ostentar cores que antes pareciam proibidas à este espaço. Tudo isso se deve, como sabemos, à mudança de sua funcionalidade ao longo do tempo. Antes restrita à elaboração de alimentos e comidas rápidas do dia a dia, a cozinha vem a cada dia se assumindo como um típico espaço gourmet, um ambiente no qual a família e os amigos se reúnem para a criação de pratos, degustação de vinhos e uma boa conversa. 

Assim, é cada dia mais comum ver elementos que antes seriam próprios de salas ou quartos dentro do espaço da cozinha. Há ainda o fato de que, nos projetos arquitetônicos mais modernos, a cozinha funciona como parte de um espaço integrado, participando de forma orgânica da dinâmica da residência e do projeto de design. Nestes casos, não se justifica um espaço todo branco dentro de um ambiente multicolorido. Vamos ver, neste livro de ideias, algumas ideias de como trabalhar com cores em cozinhas de dimensões reduzidas. Você vai perceber que é possível inserir cores fortes como o amarelo e o vermelho em diversos elementos, sem que com isso a cozinha perca suas características mais tradicionais. Tudo certo? Então, vamos lá!

Vermelho

Iniciamos nosso livro de ideias com esta pequena cozinha que investe nos tons vermelhos como elementos principal. Projeto da designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, esta cozinha traz uma combinação que mescla móveis na cor branca, como armários e bancadas, com elementos em vermelho como o balcão passa-pratos e a proposta de aplicação do papel de parede com morangos. 

Temos aqui uma ideia que pode ser aplicada sem problemas em boa parte das cozinhas: o segredo é determinar que a cor esteja presente em elementos específicos, ou seja, não há a necessidade de se ter uma cozinha toda vermelha. Como sabemos, a cor branca é fundamental para a manutenção da limpeza e da higiene da cozinha. Assim, essa combinação de cores econômica e sutil funciona de forma eficiente e traz um brilho especial a este espaço.

Verde

Este apartamento na Granja Julieta, em São Paulo,  tem um projeto de decoração e design que chama a atenção pelo ótimo uso das cores e da iluminação. A cozinha, estreita e comprida, trabalha uma mescla de branco e madeira de modo a suavizar o espaço, tornando-o mais amplo e privilegiando a mobilidade. Assim como no projeto anterior, o verde chega em elementos bem específicos do décor, de forma sutil e elegante. 

Aqui, o verde se encontra nas pastilhas que ficam próximas às janelas, no tapete próximo à pia e em elementos como pequenos vasos e até nas maçãs verdes! Há ainda uma parede oposta – não visível aqui nesta foto – toda verde, que define o espaço para a copa. Percebam como a inserção econômica do verde neste ambiente traz uma luz toda especial à esta pequena cozinha – sensação essa reforçada pelo bom projeto de iluminação e pela luz que entra de forma suave através das persianas.

Amarelo

Refúgio do Homem do Mar: Cozinhas ecléticas por Jean Felix Arquitetura
Jean Felix Arquitetura

Refúgio do Homem do Mar

Jean Felix Arquitetura

No décor modernos, sempre há como inovar utilizando os materiais mais diversos possíveis. Aqui, por exemplo, temos uma cozinha pequena trabalhada principalmente na madeira e na fórmica. Não há cores fortes visíveis no mobiliário, mas aí está o segredo deste design. Percebam o teto amarelo formado por bambu trançado e amarrado em placas, trazendo o aconchego dos materiais naturais. 

Há ainda uma sensação quase palpável de conforto na madeira e nas muitas peças de barro e em detalhes, como um tanque na pia para a tarefa de limpar o peixe. Estabelecido como um espaço para quem deseja descansar no litoral, este refúgio do homem do mar é uma criação das mais interessantes, mesclando elementos rústicos com um olhar moderno que só mesmo o design é capaz de perceber.

Azul

Cozinhas escandinavas por sreda

Ter uma cozinha pequena pode ser uma grande vantagem. Uma delas é que, na hora de decorar, os custos são sempre menores. Em muitos casos, alguns poucos elementos coloridos aqui e ali já são suficientes para mudar completamente a cara do ambiente e criar experiências memoráveis. Aqui, por exemplo, temos uma cozinha pequena cujos elementos de destaque são bem visíveis e de fácil aplicação. Investindo em tons de azul, o design trabalhou com esta cor nos azulejos, nas paredes da cozinha e nos assentos das cadeiras. Pronto! Já temos uma cozinha com outra personalidade, mais viva, com mais energia e dinamismo. 

Para completar, temos ainda alguns detalhes bem simpáticos, como a combinação de madeira e fórmica – nos balcões e na mesa, respectivamente, e no quadro posicionado estrategicamente na pequena banqueta vermelha. Reparem, ainda, no espelho acima da banqueta, que nos mostra que a cozinha é completamente integrada ao restante do espaço.

Amarelo

Uma cozinha americana clássica, com todos os elementos que fazem dela um item quase obrigatório nas residências modernas. Pequena e simpática, esta cozinha traz elementos em black e madeira, mas o destaque mesmo fica para o balcão de cor amarela, um contraste perfeito para o tom mais escuro que prevalecia no ambiente. Esta é uma das funções principais de se inserir elementos em cores vivas e fortes na cozinha: criar contrastes com cores mais pesadas, trazendo leveza e elegância ao ambiente. 

A utilização do amarelo nos balcões tem se tornando quase que uma constante nos designs mais criativos, já que é uma cor que não cansa, que é fácil de limpar e que sempre traz alegria ao ambiente. Reparem ainda nos elementos em vermelho e nos adesivos coloridos no chão da cozinha.

Amarelo (2)

Apartamento Vila Nova Conceição : Cozinhas modernas por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

Todos conhecem os Minions. Personagens surgidos no desenho Meu Malvado Favorito, ganharam um filme próprio em 2015 e sua cor – o yellow minion – faz hoje parte do catálogo oficial da Pantone, empresa especializada em design e cujo sistema de cores é usado por profissionais de design em todo o mundo. É difícil não pensar neles quando vemos esta bela cozinha que coloca o amarelo em todos os seus armários e balcões. Percebam como, com este tom de amarelo vivo, esta pequena cozinha ganha em iluminação e energia. 

Planejada com precisão, essa cozinha modulada aproveita com inteligência todos os espaços disponíveis, estabelecendo uma dinâmica mais do que interessante. Notem como a cozinha privilegia a mobilidade e a praticidade, dois elementos essenciais nos projetos modernos. Além do amarelo, há ainda elementos em vermelho que estabelecem um contraponto interessante à cor principal, que tanto nos chama a atenção.

O que achou de nossas cozinhas coloridas? Você acha que consegue um efeito igual em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!