SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Espelhos no quarto: soluções perfeitas!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

A função básica dos espelhos, em qualquer projeto de decoração, é ampliar o espaço em que se encontra. Espelhos e seus reflexos podem criar a ilusão de ambientes maiores, mais amplos e mais iluminados. Além disso, espelhos trazem sempre uma certa sofisticação ao ambiente em que se encontram. De acordo com a especificação do projeto e com o objetivo que se busca, espelhos podem ser posicionados nos locais mais diversos dentro de um quarto. O próprio tamanho e o formato dos espelhos vão variar com o projeto de design: espelhos maiores, daqueles que ocupam toda uma parede, ampliam o ambiente. Espelhos menores trazem um toque de elegância e podem ser excelentes complementos para o décor.

Para quem se interessa, o feng shui vê nos espelhos uma função muito mais que estética. Segundo os conceitos dessa arte milenar, os espelhos são usados para refletir e dobrar uma imagem positiva da casa, além de promover a prosperidade e armazenar toda energia positiva do ambiente. Se você acredita nisso, sua decoração com espelhos tem tudo para se tornar um sucesso.

Neste livro de ideias do homify, vamos dar uma olhada em alguns quartos que contam com espelhos como ponto de destaque. Temos a certeza de que uma destas ideias pode ser adaptadas à sua residência com a maior eficiência possível!

Profundidade

Finalizamos nosso livro de ideias com um quarto que parte de uma ideia absurdamente simples para obter um efeito dos mais curiosos e interessantes. Tudo começa com o projeto de design, que define onde a cama e os armários irão ficar. Reparem que o amplo espelho que cobre todo o fundo é, na verdade, parte da entrada para o closet. A posição do espelho em relação à entrada do quarto e à cama cria neste espaço uma ilusão de profundidade contundente, não apenas duplicando o espaço do quarto, mas tornando-o ainda maior, graças aos armário e paredes na cor branca, o que cria um efeito de continuidade sensacional! 

As cortinas em tecido, que deixam a iluminação entrar de forma suave, ampliam ainda mais este efeito. A leveza deste espaço todo em branco é quebrada, eventualmente, por elementos do design, como as almofadas coloridas, a manta xadrez sobre a colcha e a luminária amarela: elementos que contrastam com inteligência e elegância neste belo quarto de casal.

Quarto integrado

O apartamento que estamos vendo localiza-se em um edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na região central de Belo Horizonte. Foi realizada uma reforma integrando todos os ambientes do apartamento, criando um loft. Aqui temos o resultado final, um espaço no qual boa parte das portas foram abolidas e transformadas em áreas de passagem amplas e elegantes. 

O design do apartamento trabalha com uma combinação de cores das mais interessantes, deixando este quarto com o azul como tom predominante. O espelho, que reflete parte da cama, amplia ainda mais o espaço, que já é beneficiado pela integração com a sala e pelas janelas imensas que se abrem para a paisagem mineira. Reparem como a colocação deste espelho faz com que o ambiente torne-se ainda mais claro e iluminado.

No canto do quarto

Apartamento Bairro de Higienópolis: Quarto de crianças  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Neste belo quarto de menina, temos espelhos posicionados no canto do ambiente, criando um efeito dos mais interessantes. A ideia é simples: o quarto em si tem um espaço bem amplo e ocupado de forma inteligente. Para não deixar um canto simplesmente vazio, optou-se por colocar espelhos neste local – o que, além de ampliar o ambiente, refletem a iluminação que vem da janela e torna o quarto mais claro. 

Estrategicamente posicionados, os espelhos criam uma sensação – dependendo do ângulo de visão – que o quarto tem seu espaço quadruplicado. Esta solução mostra como é possível, mesmo em um espaço reduzido e com apenas dois espelhos verticais, ampliar o ambiente sem que seja necessário ocupar toda uma parede. Basta, na verdade, um pouco de criatividade e algumas noções sobre ótica.

Nas laterais da cama

Segundo o feng shui, espelhos não devem ser posicionados diretamente em frente à cama. Neste projeto do arquiteto Marcelo John, de Canoas, no Rio Grande do SUl, feito para o quarto de um jovem empresário, os espelhos localizam-se nas laterais da cama. O espaço, amplo, elegante e sofisticado, investe nas formas retas e em um mobiliário moderno e descolado. 

Os espelhos aqui ganham uma dupla função: além de ampliar o ambiente, valorizam a decoração, oferecendo ângulos diferentes para peças tão ímpares quanto a cadeira de descanso e o móvel onde se encontra o aparelho de televisão. O design do quarto investe em combinações inteligentes, com os tons claros do piso e do painel atrás da cama contrastando com o black de algumas peças e com as cortinas de tom escuro.

Num quarto pequeno

DORMITÓRIO CASAL 02: Quartos  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

DORMITÓRIO CASAL 02

Pura!Arquitetura

Sempre falamos que espelhos tem como função primordial ampliar espaços. Aqui podemos ver exatamente como isso funciona. Todos sabemos que os apartamentos modernos tem cômodos menores, principalmente os quartos. Nestas horas, nada melhor que um grande espelho lateral – não na frente da cama – para criar uma sensação de amplitude e espaço. 

Todo o espaço tem uma atmosfera íntima e aconchegante – reparem nas fotos do casamento na parede oposta – resultado da decoração em tons leves e do belo projeto de iluminação. Neste quarto, há ainda um segundo espelho, na entrada do closet, que amplia este espaço de transição e serve – claro – para que o casal confira seu visual para o dia a dia.

Colorido

Temos aqui um quarto moderno e descolado com um espelho em uma das laterais do ambiente, que é integrado com a sala de estar e a sala de jantar, tendo como divisória o móvel e a televisão articulada. Projeto dos mais interessantes, este apartamento conta ainda com uma decoração que investes nas cores, nos elementos da cultura pop e do universo musical. 

O quarto, além deste espelho lateral, conta ainda com um armário de portas espelhadas, o que amplia o espaço em diversas direções, tornando essa variedade de cores e elementos conceituais um verdadeiro passeio pelo universo da criatividade e da descontração. O barril amarelo, referenciando o disco clássico da banda Sex Pistols, surge como elemento de destaque, mas não podemos esquecer do belo painel na lateral da cama, uma obra de arte das mais cativantes.

Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!