O charme das adegas e mini adegas em casa!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Não há nada mais prazeroso do que poder degustar um vinho bem servido após um dia de trabalho. Acompanhantes perfeitos de qualquer tipo de prato, os vinhos vêm se tornando a cada dia uma opção quase insuperável para quem deseja unir a satisfação de uma boa bebida com momentos únicos de lazer. Para quem realmente aprecia um bom vinho, uma boa ideia é ter uma adega ou uma mini adega em casa, variando da disposição de espaço, do orçamento e do porte de sua enoteca.

A adega, fundamentalmente, é o espaço destinado ao armazenamento do vinho e sua função é mantê-lo na temperatura adequada. Considerando que cada tipo de vinho deve ser servido em determinada temperatura, a adega cumpre uma função quase obrigatória para quem aprecia a degustação da bebida. Na maioria dos casos, as adegas devem ficar em locais onde não haja incidência direta de luz, que sejam longe do calor e da umidade. Há ainda a opção das mini adegas climatizadas, peças que podem abrigar de seis a até quase cinquenta garrafas de vinho, que podem ser colocadas em locais estratégicos da residência, sem a necessidade de um cômodo específico.

Vamos conferir agora algumas adegas e mini adegas de vários tamanhos e modelos. Se você é um apaixonado por vinhos, algumas destas ideias e soluções podem ser perfeitas para você.

Profissional

Aqui temos uma adega com A maiúsculo. Construída em uma área nobre da residência, esta adega tem uma estrutura profissional, podendo abrigar quase 400 garrafas de vinho. Por conta do porte da enoteca, a adega é climatizada internamente e conta com uma porta de vidro que permite a visualização completa do local – o que garante não apenas a apreciação do espaço como a segurança das garrafas. O projeto sutil de iluminação garante que as garrafas recebam a quantidade de luz necessária para a boa conservação do vinho. A adega se abre para uma sala contígua que recebe duas poltronas: um local perfeito para a degustação de um bom vinho e de uma boa conversa entre amigos.

Duas adegas

Apartamento Bela Vista 2: Adegas modernas por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Apartamento Bela Vista 2

Mundstock Arquitetura

A função principal da adega é armazenar o vinho de forma segura e eficiente. Muitos deixam os vinhos em nichos, sem ajuste de temperatura, e colocam as garrafas em adegas climatizadas apenas na hora de servir. Aqui, neste apartamento em Porto Alegre, podemos ver como funciona essa dinâmica. Estabelecido em uma sala ampla e iluminada, este conjunto de mini adegas posiciona-se em localização estratégica próxima ao bar, protegida da luz direta e longe de eventuais acidentes que possam ocorrer. 

A adega principal tem espaço para 21 garrafas de vinho que, de acordo com a necessidade, são movidas para a mini adega climatizada, o que garante uma funcionalidade bem interessante para esta peça. Toda a sofisticação do ambiente e os tons leves da decoração tornam todo o conjunto um convite à interação e à conversa.

Sala de hobby

Neste projeto do escritório Adriane Cesa Arquitetura, temos uma adega localizada no que se designou chamar de sala de hobby. O porquê deste nome é claro. Basta perceber a mesa de jogos e as coleções de carros e rádios antigos. Aqui é, como se costuma dizer, o local do descanso do guerreiro. Ou da guerreira. Estabelecido como um ambiente personalizado e particular, esta sala tem como destaque a adega construída em uma das paredes. 

Aqui, novamente, temos o conjunto de adega principal e mini adega climatizada. Os nichos individuais recebem as garrafas na posição horizontal – estabelecida pelos sommeliers como a posição ideal para os vinhos -, longe da luz e cercadas de escuridão. Para completar este belo espaço, reparem no papel de parede floral de tom azul, que dá um inusitado ar de descontração ao ambiente.

Sala de degustação

Se a sua residência permite, uma das ideias mais interessantes para os enófilos de plantão é estabelecer um cômodo como sua sala de degustação. Neste local, você pode tanto curtir um vinho sozinho, lendo um livro ou ouvindo uma música, como aproveitar a companhia dos melhores amigos. Aqui nesta peça, encontramos um bar integrado à adega, uma combinação que oferece aos olhos um espetáculo tão fascinante quanto a degustação de um bom vinho. Temos ainda adega tradicional e duas mini adegas climatizadas, estabelecidas em um ambiente repleto de transparências e reflexos. Além do espelho que domina a parede, há as portas dos armários, que refletem o ambiente, mas deixam antever de forma sutil as taças e copos guardados dentro dele. Uma poltrona clássica, confortável e aconchegante finaliza esse projeto que prima pelo bom gosto e pelo estilo.

Sob o pórtico

Como já vimos, as adegas não precisam necessariamente de um local específico para se estabelecer. Com uma boa dose de bom gosto, capricho e elegância, é possível abrigar seus vinhos em locais inusitados, até mesmo em posições não usuais, como os tradicionais nichos lado a lado. Aqui, por exemplo, temos uma adega que está localizada sob um pórtico que também funciona como divisória entre a cozinha americana e o restante do apartamento. 

Trabalhando de forma eficiente as transparências – perceba como todos os vinhos ficam visíveis para moradores e visitantes -  e a madeira, o espaço imponente é mais que uma adega: é um verdadeiro ambiente de convivência integrado a uma sala sofisticada e elegante. Os dois vasos com flores coloridas dão um contraste todo especial a esse ambiente que privilegia os tons claros.

Ângulos

Adegas modernas por ESTUDIO TANGUMA

Quando imaginamos uma adega, a primeira imagem que nos vêm à cabeça é a de nichos individuais ou prateleiras com recortes para o encaixe das garrafas de vinho. Esta peça aqui mostra como é possível, mesmo em um mobiliário aparentemente imutável como a adega, inovar a partir de um design ousado. Embutida na parede e com um belo projeto de iluminação, esta adega tem como principal destaque o ângulos irregulares de seus nichos. 

O que pode parecer um risco para a segurança das garrafas revela-se, na verdade, uma peça absolutamente criativa que recebe os vinhos com a mesma segurança que uma adega tradicional. Com isso, temos uma peça que chama a atenção para o seu design inovador, sem com isso perder sua funcionalidade principal. Este é a beleza do design: mostrar inovação e criatividade até mesmo nas peças mais tradicionais.

Entre amigos

Esta pequena sala de degustação faz parte de um apartamento amplo e se integra com inteligência à sala de estar. Perfeito para uma degustação pré ou pós jantar, este ambiente traz alguns elementos interessantes em sua proposta de design, a começar pela persiana escura – diferente do restante da decoração da residência – que fornece ao ambiente uma iluminação reduzida, perfeita tanto para o armazenamento dos vinhos como para a intimidade que se deseja deste espaço. 

As duas mini adegas estão localizadas em um móvel pesado de madeira, de design clássico, complementado pelas poltronas que seguem a mesma linha estética. Como complementos, temos o abridor de vinhos de estilo vintage e a pequena base de madeira entre as poltronas, local perfeito para deixar as taças ao longo da degustação.

Gostou de nossas adegas? Conte para a gente ou mande sua sugestão.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!