15 ideias de escadas compactas para casas pequenas

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Kayak staircase , Preetham Interior Designer Preetham Interior Designer Corredores, halls e escadas modernos Madeira Efeito de madeira
Loading admin actions …

Elas são indispensáveis em casas de mais de um pavimento, podem trazer inúmeras dúvidas quanto ao melhor formato e material escolhido, mas quando bem organizadas na sua casa, valorizam a decoração e até mesmo criam novos espaços funcionais: estamos falando das escadas internas

Escolher a escada certa faz muita diferença. Afinal, o design de interiores sempre vai enfrentar grandes desafios quando se trata de organizar o espaço de pequenas casas. 

Em moradias compactas cada centímetro conta e a distribuição que se faz do espaço pode ser um sucesso ou um fracasso. Visto desta forma, a posição em que as escadas são colocadas é também muito importante já que além de pensar na estética, é preciso encontrar funcionalidade. Por exemplo, as escadas podem servir para armazenar objetos ou como suporte para jardins. Portanto, você deve dedicar uma atenção especial para cada detalhe que vai cercar a sua escada.

Neste livro de ideias, vamos apresentar mais de uma dúzia de exemplos inspiradores de escadas compactas para pequena casas, e projetos maravilhosos de nossos profissionais onde, temos certeza, serão inspirações perfeitas para a sua casa. 

Portanto, se você está pensando sobre a melhor solução em escadaria para a sua residência, não perca este artigo e continue a ler!

Como escolher a escada certa para a sua casa

A escolha da escada para a sua casa tem relação direta com o desenho arquitetônico da habitação.

  • Em casas de vários andares: para sobrados e casas com mais de um patamar, o ideal é utilizar escadas de madeiras -- daquelas convencionais, onde os degraus são unidos e não existem vãos entre eles. Essa é uma escada elegante, de fácil reparação e com excelente custo x benefício. O principal cuidado é garantir uma manutenção constante para evitar o ataque de cupins ou a ação da umidade. 
  • Para lofts ou locações comerciais: o indicado é a utilização de escadas com estruturas metálicas. Isso porque, esteticamente, o estilo industrial casa perfeitamente com esse tipo de espaço. Metais pintados de cinza ou preto ficarão ótimos para contrastar com paredes de concreto cru ou cimento queimado, criando um contraste absolutamente interessante para os espaços. 
  • Para duplex: a indicação é o uso das escadas em formato caracol. Essas escadas são mais estreitas e garantem um importante ganho de espaço para o piso onde estão instaladas. Além disso, são modelos que contribuem perfeitamente com a decoração modernas dos espaços. 

Dicas para escolher a escada perfeita

Para não ter dúvidas de que o modelo de escada que você mais gostou para a sua casa, realmente é a melhor escolha, considere as dicas a seguir:

  1. Verifique se o modelo mantém distância segura para as paredes, evitando arranhões, e se os degraus podem ser escolhidos em quantidade e distância de um para o outro;
  2. Considere as seguintes medidas: 60 cm para a largura mínima do degrau; entre 27 e 30 cm para a área do piso; entre 15 e 19 cm para a altura dos degraus; entre 30 e 35 graus de inclinação com relação ao piso (mais do que isso pode ser um risco para crianças e idosos); 
  3. Dimensão segura do corrimão: ao menos, 90 cm de altura. 

Agora que você já tem boas dicas de como escolher a escada certa para a sua casa, confira abaixo alguns modelos incríveis que vão ajudar mais ainda em sua decisão!

1. No canto

homify Corredores, halls e escadas modernos

Se você não tem muito espaço em sua casa, uma escolha muito sábia é colocar a escada em algum canto. Se você também tem que conectar diferentes andares, você pode apostar em uma escada com várias tranches com pausas intermediárias, como você vê na imagem. A combinação de cores, bem como o guarda-corpo de aço e vidro torna o espaço elegante e cheio de luz.

2. Para espaços estreitos

Se você não tem outra escolha e precisa colocar suas escadas em um corredor estreito, o melhor conselho é apostar na iluminação adequada. É possível iluminar as escadas com luzes embutidos na parede. Certifique-se de que as paredes são brancas para refletir a luz e fazer o espaço parecer maior.

3. Imitando um barco

O tamanho não precisa ser incompatível com a originalidade, por isso que tal uma escada divertida e original para um casa pequena? Este projeto nos leva diretamente para o mar através de uma escada. 

4. Armazenamento

As soluções de armazenamento são um clássico em qualquer casa, mas quando falamos de casas pequenas, a ideia torna-se ainda mais necessária. Você pode colocar gavetas e armários para organizar todos os tipos de objetos e utensílios no espaço sob as escadas. A vantagem é grande e você pode fazer um projeto como este em qualquer estilo.

5. Muito mais do que uma escada

Uma escada ou uma estante? Esta peça é muito original e não só liga os dois andares da casa, mas também oferece muitas funções no espaço livre sob ele. Além de não ter corrimão, ela cria uma sensação mais dinâmica e os degraus tornaram-se uma biblioteca e um móvel para a televisão.

6. Ao lado do hall

Como dissemos no início deste livro ideias, a distribuição do espaço é especialmente importante em pequenas casas. Dito isto, se você tem um corredor longo e estreito para entrar em sua residência, este é o lugar perfeito para colocar a escada. Uma escada neste espaço é a melhor maneira de otimizar o lobby enquanto você abre o acesso à área mais privada da moradia sem ter que passar pela área social.

7. Curva geométrica

As soluções criativas também estão presentes na concepção de escadas compactas. A ideia é construir uma escada em caracol sem utilizar seções intermediárias. Para dar um impacto maior para a sua escada com um design como este, use diferentes materiais e cores e uma iluminação adequada. O resultado será espetacular.

8. Madeira

homify Corredores, halls e escadas modernos

A madeira é um dos materiais mais recomendados se você quiser dar um ar acolhedor e quente dentro de sua casa. Longe de mostrar um visual clássico, um projeto como este é uma obra de arte. Além disso, o espaço sob a escada foi usado para colocar uma pia com um espelho, uma ideia engenhosa que vai dar a sua casa um olhar único.

9. Um recurso para iluminar o espaço

A luz natural é uma das chaves para qualquer projeto de  decoração e design de interiores, no entanto, você nem sempre pode contar com ela. Desta maneira, invista em um projeto de iluminação artificial. E que tal alguns degraus flutuantes? Isso é precisamente o efeito alcançado neste projeto. A ausência de corrimão e o lavabo sob a escada é uma ideia perfeita para otimizar o espaço.

​10. Escada em espiral

As escadas em espiral são ideais para pequenas casas. Se o espaço é tão pequeno que você não pode se dar ao luxo de sacrificar nenhum centímetro, você pode colocá-la do lado de fora. Uma escada em espiral pode ser a sua salvação para ligar os vários ambientes, sem desperdiçar o espaço. 

Reinvente as suas escadas!

​11. Micro e reta

Em casas especialmente pequenas, uma escada muito simples e reta pode ser a única solução possível. Para ajudar a aliviar o impacto visual de um elemento tão compacto, o corrimão vertical pode ser de grande ajuda.

​12. Escadas em espiral no interior

As escadas em espiral também podem ser colocadas dentro de casa. Por conta de sua forma e design, elas são perfeitamente integradas em qualquer canto e alcança perfeita harmonia com qualquer decoração. Aposte em materiais como o aço e a madeira.

​13. Multifuncional

A necessidade aguça a sagacidade. Tanto é assim que a escada é um dos elementos mais suscetíveis para se tornar uma peça multifuncional. Este projeto é um exemplo perfeito. Não só liga os dois níveis da casa, mas ela também é um escritório.

​14. Com muito estilo

Simplicidade é a chave para este projeto. Mais uma vez, encontramos este elemento na entrada da casa, mas, desta vez, sem qualquer acessório. Com uma simples estrutura de aço, sem corrimão e muita luz, esta escada se torna o complemento perfeito para manter a luminosidade e a amplitude da entrada.

15. Um espaço fluido

Incorporar uma escada em uma pequena casa não significa deixá-la de canto. Esta escada começa na parede e depois de quatro ou cinco passos para chegar ao segundo nível da casa, ela se transforma em um elemento flutuante. Seu design permite manter a luminosidade em toda a sala criando um ambiente moderno.

Qual escada combina mais com o seu estilo de casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista