7 passos para decorar com estilo escandinavo!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O estilo escandinavo pode ser a resposta para pessoas que buscam por um estilo básico, minimalista e moderno para decorar a sua casa. Uma das principais características do conceito deste estilo é misturar cores em um ambiente onde a cor branca predomina. Usando a criatividade, é possível chegar em uma composição aconchegante, simples e agradável para os espaços. Se o excesso de branco incomodar, a dica é apostar em detalhes estampados, livros ou demais artefatos que proporcionem cor e texturas, de forma a trazer tranquilidade e que não deixem o ambiente parecer tão neutro.

A Escandinávia se localiza do norte da Europa. Esta região abrange os países Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Esse estilo surgiu no inicio do século XX e se embasou nas características de alguns artesanatos da região. Carlo Larsson é o designer que mais influenciou o estilo escandinavo nos interiores, onde um mobiliário orgânico e envelhecido se mistura a cores neutras e ao design moderno. 

Uma das palavras chaves da decoração escandinava é a disciplina e organização do espaço. Dessa maneira, os ambientes que seguem este modelo conseguem passar uma sensação de leveza e tranquilidade. Para te ajudar a decorar seu ambiente neste estilo, selecionamos algumas dicas e ideias. Confira!

Materiais

Quarto  por bolighus design
bolighus design

Oak Madra Bed

bolighus design

No estilo escandinavo, materiais de origem artesanal e natural fazem parte da decoração. Os estofados e tecidos são neutros e naturais. Linhos, algodão e lã são usados com frequência. O piso de um ambiente escandinavo original é de madeira e, de preferência, uma madeira clara. É possível adotar outras possibilidades semelhantes e mais baratas que madeira para o piso. O estilo escandinavo não foge dos toques rústicos e industriais, como canos e fios expostos nas paredes. Adicione esses detalhes para enriquecer o seu projeto. O uso de materiais como couro, metal, tecidos naturais é essencial para acertar na estética de um espaço escandinavo.

Simplicidade

Na hora de compor um ambiente utilizando o estilo escandinavo, pode-se utilizar elementos que indiquem simplicidade e improviso, como deixar as lâmpadas penduradas por um fio e quadros encostados no chão. Também pode acrescentar como parte desta composição, o contraste de móveis modernos de linhas retas e design simples com detalhes clássicos e vintage. As luminárias são elementos bem marcantes nos cômodos que seguem uma decoração escandinava, assim como detalhes aparentes na cor preta. A madeira de demolição e móveis descascados ou com aparência envelhecida são indicados. Neste escritório ao lado, projetado pelo escritório de arquitetura Infinitta, temos um ambiente que mistura madeira, branco e leves detalhes em tons pastéis que fazem toda a diferença.

Luz

Nas regiões nórdicas, os invernos são longos e escuros. Por esta razão, a cor dominante deste estilo é o branco, seguido dos tons claros que também auxiliam a iluminar os cômodos. Isto também explica o uso dos materiais também em cores claras e madeiras claras. As janelas largas e amplas proporcionam uma iluminação externa mais efetiva e o uso frequente de várias luminárias transforma o espaço em um ambiente leve. Os tetos das residências que seguem um projeto escandinavo costumam ser altos e as habitações espaçosas para auxiliar a trazer este visual.

Elementos naturais

Casa  por cs
cs

La combinación perfecta

cs
cs
cs

Os materiais e as texturas são de origem naturais e artesanais por conta da história desse estilo devido as paisagens encontradas nos países nórdicos. O linho e o algodão são os tecidos que aparecem através de suporte para desenhos de quadros. Os estampados florais que carregam um resgate bucólico são usados algumas vezes. Para quebrar a frieza do branco, a dica é utilizar madeira e pedras. Pequenos detalhes fazem diferença, como vasos de vidro ou cerâmica para plantas ou os objetos posicionados no chão, criando a impressão de um ambiente despojado e alegre. A parede de tijolos de pedras aparente proporciona um clima moderno e com um toque industrial.

Decoração

Sala de jantar  por 99chairs
99chairs

Scandinavian eating

99chairs

No estilo escandinavo, a simplicidade rege a decoração do ambiente. Os artigos decorativos que costumam preencher ambientes nesse estilo são os elementos confeccionados em cerâmicas e vidro. Vasos, estatuetas, pratos decorativos e outros podem decorar o lar. Como as cores principais no décor escandinavo devem ser neutras, é válido adicionar pequenos itens coloridos para quebrar a monotonia. Pufes, tapetes, plantas e outros artigos são muito bem-vindos. Caso se interesse por este assunto, você pode conferir mais dicas deste estilo em O charme do estilo escandinavo.

Cores

Parede e pavimento  por homify

Como já foi falado acima, os materiais são preferencialmente confeccionados em madeira de tons claros e neutros, para contribuir com espaços amplos e com a luminosidade dos ambientes. As cores que embelezam e dão vida a estes ambientes não vão muito além do paleta cromática entre branco, bege, cinza, marrom e detalhes marcantes em preto. Alguns elementos e detalhes em cores pastéis ou mais marcantes, como o azul claro, vermelho queimado ou verde acinzentado podem contribuir com cantos que sobressaiam do resto da decoração do cômodo em questão. Desta forma, o resultado é uma decoração que se torna mais dinâmica e despojada. 

Mobiliário

Sala de jantar  por raphaeldesign

Na decoração escandinava, todos os elementos seguem um conceito de seguirem o máximo de simplicidade e funcionalidade. O mobiliário escandinavo é desenhado a partir de linhas retas, puras e precisas. Essas linhas decididas se combinando com formas mais curvas e suaves, que produzem transformam os espaços em acolhedores e marcados pelo equilíbrio. Os móveis rústicos, confeccionados em madeira de demolição ou madeira envelhecida, aparecem em peso neste estilo de décor. Essas peças podem ser mescladas a artigos mais modernos. No cômodo ao lado, temos as cadeiras Eames, confeccionadas em plástico e com pés em metal, fazendo jogo com a mesa de madeira de demolição.

Você decoraria sua casa no estilo escandinavo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!