10 novas opções para construir uma casa que você deve conhecer – JÁ!

Sales Sales 2 Sales Sales 2
Neue Lebensräume - addhome bietet individuelle Lösungen für jede Art der Raumkultur, addhome by KRAMER GmbH addhome by KRAMER GmbH Espaços comerciais
Loading admin actions …

Convém admitir: a crise financeira que assola o país – e por que não dizer o mundo – tem tornado cada vez mais difícil a tão sonhada compra da casa própria. Poucas são as ofertas acessíveis apresentadas pelo mercado imobiliário e as opções de empréstimos oferecidas pelas instituições bancárias vêm sempre acompanhadas de altíssimas taxas de juros. Esse cenário faz com que seja praticamente impossível adquirir uma propriedade imóvel.

Talvez seja por isso que nos últimos anos temos visto o surgimento de novas e interessantes opções de moradias que, além de serem mais em conta, apresentam design atraente, oferecem um novo estilo de vida e, o que é melhor: devolve-nos o sonho de adquirir uma casa só nossa!   O objetivo deste livro de ideias é o de lhe mostrar essas novas alternativas que andam fazendo da compra de uma residência algo dentro das expectativas de muitos!

1. Casas pré-fabricadas

Casa2020, MapOut MapOut Jardins modernos

As casas pré-fabricadas são estruturas compactas construídas, por exemplo, em galpões, e levadas posteriormente a um terreno onde são montadas e fixadas. Este tipo de fabricação reduz o tempo de construção, bem como o custo dos materiais comumente utilizados em uma obra, fazendo com que o imóvel se torne muito mais barato.

2. Casas modulares

Como o próprio nome sugere, essas residências são criadas a partir de módulos, que podem ser unidos como blocos de construção. Cada módulo possui diferentes configurações para que sejam criados os espaços de acordo com as necessidades do morador, que poderá ampliar o ambiente posteriormente, se assim o desejar, de maneira prática e rápida. Semelhante ao método utilizado para as casas pré-fabricadas, estes módulos reduzem gastos com materiais e tempo de mão de obra uma vez que são construídos antecipadamente e instalados no lugar pretendido pelo proprietário.

3. Materiais econômicos

Quem acredita que os materiais econômicos são utilizados apenas em habitações sociais, com designs pouco atrativos, comete um grande engano. Esses materiais estão cada vez mais em evidência e preteridos por arquitetos e designers graças à procura que existe por moradias mais acessíveis.

4. Série da construção

Sobrados Geminados mga.arq Casas modernas Tijolo Nuvem,Céu,Construção,Janela,Sombra,Terreno,Design urbano,Luminária,Vizinhança,Área residencial

As casas feitas em série oferecem uma grande economia no custo de materiais e mão de obra, o que viabiliza a oferta em mercado, uma vez que o seu preço é mais acessível do que uma casa tradicional. Essas propriedades contam com a mesma distribuição e fachadas, e são alocadas em subdivisões que permitem a construção maciça de várias unidades de uma só vez. Com isso, o valor de residências dessa natureza tende a ser mais modesto.

5. Casas feitas de contêineres

homify Casas modernas

Uma das tendências mais modernas e contemporâneas é o uso de contêineres de carga, feitos a base de aço, mas que possuem um formato e tamanho ideais para formar uma casa dentro deles. Esses tipos de casas são econômicos porque eles não exigem a utilização de materiais de construção e possuem uma estética única e muito moderna. Em que pese não ser tão comum no Brasil, essas opções poderão fazer a cabeça de interessados que gostam de originalidade.

6. Auto-construção

Aqui temos uma outra tendência que voltou a ser popular nos últimos anos, onde algumas companhias oferecem casas para serem construídas pelo próprio. Existem modelos que podem ser feitos por duas pessoas, sem equipamentos especiais de construção, podendo ficar prontos em pouquíssimos dias. Além de se reduzir gastos e tempo, esse tipo de construção agrega um outro valor: o fato de ter sido feito com as próprias mãos.

7. Mobile home

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80, ÁBATON ÁBATON Casas campestres

Outra forma econômica e acessível de construção é a fabricação de casas móveis, que não são as típicas casas móveis tão populares nos EUA, nas décadas de 70 e 80. Estamos falando de casas completamente pré-fabricadas e instaláveis em qualquer terreno, todavia, passíveis de serem desinstaladas e realocadas em um novo ambiente sem que o morador tenha de voltar a investir uma fortuna comprando outro imóvel. Com certeza é uma escolha ideal para aqueles que se deslocam muito, principalmente em razão do seu ofício.

8. Construção tradicional

É uma opção que tem sido valorizada nos últimos anos por profissionais da construção, uma vez que poupa dinheiro na execução de trabalho e reduz o custo total do imóvel. Essas residências requerem a utilização de materiais e métodos de construção da região onde será alocada, o que significa que tanto o trabalho, como a matéria-prima serão contratados no local onde será erguida a construção, não se dispendendo, portanto, gastos com fretes e salários diferenciados. O valor que seria embutido no custo do imóvel é revertido em economia para o proprietário do bem.

9. Redução de Tamanho

CASA 3-64. VIVIENDA UNIFAMILIAR. Barquisimeto, Venezuela., YUSO YUSO Casas clássicas

Designers e arquitetos vêm com bons olhos o investimento em propriedades pequenas. Ao contrário do que se imagina, espaços reduzidos não limitam o conforto de uma casa. Tanto é verdade que muitas pessoas têm aderido a esse formato que oferece um novo estilo além de uma excelente qualidade de vida.

10. Remodelação de uma casa existente

Ultimamente temos visto que esta tendência tem sido cada vez mais visada. O foco dessa opção são as casas antigas e abandonadas, que podem ser alternativas interessantes e acessíveis, especialmente se o bairro onde se encontra o imóvel passa por algum tipo de valorização, o que pode alavancar o valor da propriedade no futuro. É importante ressaltar, no entanto, que estamos tratando aqui de casas oriundas de edifícios habitáveis, e que oferecem segurança adequada para moradia.

Praticidade e economia. Qual dessas sugestões mais lhe agrada?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista