Terraços  por ésverd - jardineria & paisatgisme

16 ideias para que o seu terraço pequeno fique com cara de revista

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Os terraços ou quintais são uma extensão da casa que permite criar um ambiente tranquilo onde desfrutar da natureza e do lazer. Qualquer que seja o seu tamanho, são lugares perfeitos para se estar ao ar livre, para ler ou para compartilhar refeições informais com familiares e amigos. Neste livro de ideias, conheça 16 ideias geniais para inspirá-lo a criar ou decorar um terraço de pequenas dimensões como aqueles que vemos nas revistas! 

1. Preste atenção ao piso

Um material que sempre estará na moda e que é supereclético, podendo ir do estilo rústico ao moderno, passando pelo minimalista e pelo clássico, é a madeira. Combinada com outros materiais, como um belo gramado ou trilhas de pedrisco, a madeira tem tudo para fazer do seu terraço ou quintal um lugar aconchegante.

2. Tenha muros altos e com personalidade

Um terraço ou quintal precisa de privacidade e os muros altos são ideais para manter os olhares alheios bem afastados do espaço. A escolha do material, no entanto, é o que vai conferir-lhe personalidade. Pedra e madeira estão entre as opções mais adequadas para muros bonitos, originais e eficazes no quesito discrição. 

3. Lance mão das pérgolas

A pérgola é um elemento arquitetônico que vai muito bem em terraços e quintais. São elegantes, muito decorativas, proporcionam sombra e protegem do sol e da chuva. Aquelas em madeira e vidro permitem a passagem da luz natural, o que é bom para as plantas dispostas no ambiente. Mesmo espaços pequenos podem contar com uma pérgola e ganhar em graça e funcionalidade.

4. Tenha uma sala de estar ao ar livre

Uma sala de estar ao ar livre pode ser uma opção acolhedora na hora do café da manhã ou quando se quer tomar uma taça de vinho e conversar amenamente. Para isso, escolha móveis resistentes às mudanças climáticas, como por exemplo aqueles feitos em teca. 

5. Ou uma área de refeições

Terraços  por Sandra Molina
Sandra Molina

Proyecto para Terraza Departamento Oriana

Sandra Molina

Pode ser muito prazeroso fazer do terraço ou quintal uma espécie de área de refeições para as horas matinais, acompanhado de um belo café e de um jornal, ou então para os momentos de convivência nos finais de semana, com a presença dos familiares e amigos. Mas o ideal é que os móveis ocupem o menor espaço possível, portanto são indicados banquetas e bancos que podem ser acomodados em torno da mesa, assim como mesas dobráveis de madeira. 

6. Coloque espreguiçadeiras no espaço

Varanda, alpendre e terraço  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Varanda – decoração de casa de férias

Home Staging Factory

Se você preferir que o terraço ou quintal seja apenas um local de relaxamento, coloque nele espreguiçadeiras e guarda-sóis ou um toldo. Isso vai depender do tamanho do espaço. Os guarda-sóis são mais baratos e podem ser encontrados nas cores mais variadas. Mas, se quiser um espaço luminoso e sereno, opte pela cor branca com toda a segurança. 

7. Combine tecidos, texturas e cores

Terraços  por Eurekaa

Com os tecidos, pode-se agregar cor e textura ao espaço sem ter que investir tanto em móveis e acessórios. Tenha várias almofadas e um belo tapete a fim de dar um toque estético. Também considere ter peças em fibras naturais, que tornam o espaço fresco e suave.

8. Recorra às flores

Decore seu espaço com flores. Com elas, você terá uma gama incrível de cores. Do mesmo modo, poderá ter um ambiente delicadamente perfumado. Se falta espaço, aproveite as paredes para instalar floreiras verticais, tanto em vasos quanto em caixas de madeira ou outros recipientes.

9. Aproveite ao máximo cada canto

Se o seu terraço é triangular ou irregular, aproveite-o ao máximo com um piso em madeira refinado e acolhedor e vasos ou floreiras nos trechos inaproveitados. Com isso, o espaço terá mais vida e mais cor, mesmo que não comporte móveis.

10. Use pufes para um ambiente simples e encantador

Terraços  por Le Verande srls
Le Verande srls

Decking legno

Le Verande srls

Os pufes são excelentes para a decoração de um terraço simples e encantador. São muito confortáveis e relaxantes, além de imprimir informalidade ao ambiente. Eles existem nos mais diferentes formatos, cores e tamanhos, portanto não será uma tarefa difícil encontrar aqueles mais adequados ao seu terraço.

11. E que tal uma piscina pequena?

A água torna o espaço ao ar livro ainda mais convidativo. Mas nem todo mundo conta com dimensões (e recursos) que comportem uma piscina padrão. A alternativa pode ser uma pequena piscina quadrada a ser disposta em um canto agradável do quintal, grande o suficiente para nela se refrescar do calor do dia. O que importa é a sensação de paz, relaxamento e harmonia que ela vai proporcionar.

12. Aposte na decoração

Um cantinho com uma cobertura em madeira pode ganhar conforto e elegância com móveis bonitos e cortinas claras, que podem proporcionar privacidade quando fechadas e um ar romântico quando recolhidas. O conjunto se torna paradisíaco com esses detalhes.

13. Pendure uma rede

Terraços  por con3studio
con3studio

Patio a verezzi

con3studio

As redes são perfeitas para terraços, quintais e jardins, porque não ocupam muito espaço e são fáceis de instalar. Podem ser muito bonitas, feitas com variados materiais e em cores as mais diversas. Para quem gosta de usar a rede para tirar um cochilo, convém ter uma mesinha ao lado onde depositar uma bebida ou um livro.

14. Crie um canto para os passatempos

Um terraço ou quintal pode muito bem servir como área onde se praticar habilidades. Pode-se ter uma bancada de jardinagem ao fundo do quintal e preparar vasos cheios de cor e beleza para a casa. Se houver uma pérgola, é possível dispor um cavalete e pintar. Ou ainda desenhar, escrever poemas ou tocar um instrumento na mais absoluta intimidade.

15. Instale uma churrasqueira

Por menor que seja o quintal ou terraço, sempre é possível ter uma churrasqueira e promover almoços informais com familiares e amigos. Como fica ao ar livre, quem comanda as grelhas pode usufruir da convivência das pessoas sem ter que ficar indo e vindo da cozinha.

16. Não se esqueça da iluminação

Jardim  por OutSide BCN LED Lighting
OutSide BCN LED Lighting

Bolas decorativas naturales con luz led

OutSide BCN LED Lighting

O terraço ou quintal é um lugar em que as pessoas convivem mesmo depois que o sol se foi. Portanto, é preciso pensar na iluminação desse espaço. Lâmpadas decorativas, luzes embutidas, fios com lâmpadas coloridas, tudo isso e muito mais pode deixar o espaço bonito e claro para a confraternização. Para outras dicas sobre terraços, leia este artigo

Qual dica você quer aplicar no seu terraço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!