Design conceitual: quadrados, retângulos e retas

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Muitas pessoas acabam por não se dar conta disso, mas existe muito estudo por trás da criação de um objeto, peça, artigo ou móvel sofisticado. Designers de todo o mundo se afundam em livros, palestras, feiras, discussões e pesquisas por referências muitas antes de dar vida à um projeto. Um design sofisticado te transporta para outros universos; faz o seu cérebro ler muito mais informações do que apenas alguns aparentes detalhes, e estimulam a imaginação ao remeter à outras formas e referências universais ou já conhecidas por nosso intelecto. 

O minimalismo, maior tendência dos últimos anos, nos trouxe uma clareza e um silêncio, tão importantes em dias de ruídos extremos e excesso de informação por todos os lados. As linhas e retas nos dão uma impressão de organização e continuidade, bem como quadros limitam o espaço e definem bordas de uso e convívio. Seguindo por essa linha, criamos esse Livro de Ideias, que irá mostrar algumas referências bem atuais sobre o uso desses elementos: linhas, retas, quadrados e retângulos. 

Dependendo do ângulo de observação, eles podem passar despercebidos, mas mostraremos à vocês que eles estão lá, basta aguçar um pouco mais a sua percepção. Eis para vocês então, ambientes extremamente organizados e quadriculados, que vão te deixar com vontade de trazer esse conceito para dentro de sua casa!

Banheiro

Para começar, um exemplo onde o conceito sobre o qual estamos falando fica bastante evidente: um perfeito alinhamento entre todos os elementos, que já possuem formas quadrangulares e retângulares, deixa o banheiro bastante expressivo e organizado. 

Refeições

Aqui, os armários da cozinha possuem portas retangulares e minimalistas e que conversam diretamente com o formato da mesa/balcão no centro do cômodo. Os nichos para torneira e pia também são bem definidos, a fim de serem inseridos dentro do conceito do espaço.

Cozinha

Sala de estar  por giopstudio
giopstudio

Drops – Concept Light

giopstudio

Mesmo quando inteiramente mobiliada, esta cozinha da foto apresentará um estilo bastante conceitual, a partir do jogo entre os blocos retangulares e quadrados.

Sala de estar

Apartamento Alto da Lapa II: Arte  por Andréa Gonzaga
Andréa Gonzaga

Apartamento Alto da Lapa II

Andréa Gonzaga

Aqui, as linhas e quadrados não ficam tão evidentes, mas podem ser notadas de acordo com o ângulo de observação. Na foto, podemos notar uma simetria entre todos os objetos, desde os menores até os maiores, o que gera uma distribuição espacial perfeita. As cores contribuem para a expressão clean do ambiente.

Sofá e mesa

Aqui, o que estamos falando fica bastante evidente quando visto de cima. Linhas de móveis diferentes se comunicam entre si e deixam a sala com ares de extrema organização e limpeza.

Retângulos

Os retângulos presentes na estrutura do balcão e armários foram todos colocados na vertical, contrariando muitas estruturas clássicas que encontramos. Não existe nenhuma elemento que quebra essa verticalidade, a não ser o sistema de iluminação no teto.

Branco

Um cômodo monocromático ajuda ainda mais a criar essa sensação minimalista, futurista e organizada. Esse exemplo da foto ilustra bem isso, ainda mais por fazer uso do branco na decoração do espaço.

Continuidade

Salas de estar minimalistas por Wonderwall Studios
Wonderwall Studios

'Bridges' • Residential • Netherlands

Wonderwall Studios

Tirando a quebra ocasionada pelas luminárias incríveis que foram instaladas, essa cozinha/sala de jantar possui linhas contínuas que avançam para fora dos limites comuns, dando vida à outros móveis e trazendo uma sensação de continuidade.

Fachada

Para finalizar, temos esse projeto brasileiro dos arquitetos da Zaav, um estúdio de arquitetura especializado na criação de ideias, conceitos e projetos arquitetônicos que buscam traduzir os desejos e sonhos de seus clientes, de maneira inovadora, ágil e eficiente. O estúdio atende principalmente a área de Joinville, Santa Catarina, e você pode conferir mais fotos, projetos e informações de contato na página da Zaav aqui no Homify!

As linhas, retas e quadrados da fachada também exemplificam o conceito que trouxemos hoje e fecham esse Livro de Ideias com chave de ouro! Esperemos que vocês tenham gostado e que continuem acompanhando nosso artigos, lançados diariamente para te inspirar!

O que mais te inspirou nesse Livro de Ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!