Uma casa de tijolinhos super fantástica!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

 A homify desembarca em Brasília novamente, a capital administrativa do Brasil, para exibir uma casa surpreendente, seja pela sua organização espacial seja pelo seu aspecto intrigante, de traços explicitamente modernos e revestimentos tradicionais, como as paredes de tijolos cerâmicos à vista e estrutura de concreto aparente. 

O projeto da Casa Malva, de autoria do escritório Bloco Arquitetos, conforme o desejo dos proprietários, utilizou a taxa máxima de ocupação de modo a viabilizar a distribuição e organização do amplo programa de necessidades em apenas um pavimento. O projeto buscou explorar as vistas para os espaços internos do terreno, criando um pátio central em torno do qual os espaços se organizam. O living room se abre diretamente para o pátio central, enquanto os espaços íntimos se abrem para as laterais do lote. Esta integração entre os ambientes internos e os espaços externos e abertos conferiu à residência uma espacialidade surpreendente e aconchegante.

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto surpreendente e espetacular, que mescla modernismo com regionalismo. As belas imagens são assinadas pela fotógrafa Joana França, que soube valorizar cada detalhe e espaço da residência, ressaltando suas qualidades estéticas e ambientais.

Vista frontal

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Casas modernas por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

A Casa Malva, ladeada por sobrados dos dois lados, é marcada pela sua horizontalidade, já que o programa de necessidades foi todo distribuído em um só nível. A fachada é composta de dois volumes, um revestido de tijolinhos à vista e outro de alvenaria pintado de branco e descolado da cobertura, feita de concreto aparente. O projeto buscou ressaltar as diferenças entre os materiais de construção, de modo a não criar um bloco monolítico único. A parede de tijolo maciço aparente tem apenas a função de vedação, dando à residência um aspecto tradicional, enquanto as paredes brancas abrigam as instalações elétricas e hidráulicas, dando um toque de modernidade ao projeto.

Entrada principal

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Casas modernas por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

O acesso principal se dá através de uma passagem entre os dois blocos distintos, o bloco cerâmico e o bloco branco. A cobertura de concreto aparente, vista de longe, parece um bloco monolítico suspenso sobre a casa, mas vista de perto se revela como um bloco permeável, cheio de vazios, que permite a entrada de luz natural e a circulação de ar. Desde a porta principal, podemos ver o pátio central, em torno do qual os ambientes são organizados.

Living room

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Salas de estar modernas por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

Ao adentrar a residência nos encontramos no living room, composto de ambientes integrados entre si, sala de estar, sala de TV, sala de jantar e cozinha, e ao pátio central e a um jardim interno. O pátio central e o jardim, embora abertos, são espaços privativos, que proporcionam o máximo aproveitamento da luz  e ventilação naturais, além do contato aprazível com a natureza. 

Sala de estar

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Salas de estar modernas por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

No living room as paredes de tijolinhos cerâmicos à vista e o forro de madeira cumaru proporcionam uma sensação de calor e aconchego ao ambiente. O forro de madeira é uma superfície estruturada internamente por vigas de madeira e aço. O forro faz o embutimento dos aparelhos de ar-condicionado, instalações e iluminação nos trechos da mesa de jantar e circulação. O mobiliário do living room também se destaca pela sua distinção e qualidades estéticas e materiais. Na sala de TV, além do sofá de couro, que se estende para a sala de estar, duas poltronas Diz, assinadas por Sérgio Rodrigues, feitas de madeira maciça, dão um toque de requinte e sofisticação ao ambiente, que conta ainda com uma tela que traz cores e complementa o décor do living room.

Cozinha e sala de jantar

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Salas de jantar modernas por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

A cozinha destaca-se pelos elementos em marcenaria. A maior parte dos armários de madeira planejados possuem aspecto natural, exceto os armários superiores que possuem portas com acabamento em laca vermelha, que dão personalidade e cor ao ambiente. A cozinha conta ainda com uma bancada em forma de ilha revestida de granito preto absoluto. Já a sala de jantar se distingue pela sua ampla mesa de jantar de madeira e conjunto de cadeiras de madeira que lembram um sala de jantar palacial. O projeto de iluminação, com pontos de luzes embutidos no forro de madeira, dá um charme especial ao ambiente, que oferece ainda vistas para o jardim interno e para o pátio central.
Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Churrasqueira

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Salas de jantar modernas por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

Uma churrasqueira também integra o living room da residência. O espaço conta com armários inferiores feitos de madeira com acabamento natural e armários superiores com acabamento em laca vermelha. A mesma linguagem empregada na cozinha, criando um a sensação de continuidade e unidade. Uma mesa de madeira redona e cadeiras de madeira complementam a decoração e agregam funcionalidade ao ambiente. 

Lavabo

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Banheiros modernos por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

O lavabo difere dos ambientes sociais devido ao revestimento cimentício predominante do piso e de parte das paredes. O lavatório todavia se destaca ela cor vibrante da cuba cerâmica, que dá um toque de sofisticação e personalidade ao ambiente.

Para obter mais informações sobre projetos de banheiros extraordinários, leia este artigo.

Tijolos cerâmicos à vista

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Corredores e halls de entrada  por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

O corredor que dá acesso aos ambientes privativos é caracterizado pela parede revestida de tijolos cerâmicos e tijolos maciços de vidro. Os tijolos de vidro foram desenhados exclusivamente para a residência e foram confeccionados através da colagem de várias lâminas de vidro incolor. Estes tijolos trazem luz natural e permitem pequenas vistas para o pátio central.

Dormitório I

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Quartos  por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

No dormitório predominam as cores neutras, como as paredes brancas, que contribuem para a difusão da luz natural e ressaltam a exuberância e o verde dos jardins que circundam a residência. Os quartos se abrem para os jardins tirando proveito das vistas, da luz e ventilação naturais, sem prejuízo da privacidade.  

Jardim

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Jardins modernos por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

O aproveitamento máximo da taxa de ocupação resultou em um aproveitamento máximo do lote, restando apenas os recuos mínimos laterais e de fundo. Estes espaços residuais todavia foram utilizados como áreas verde e jardins, agregando conforto e área útil para os moradores. Aqui o espaço é utilizado como jardim e área de descanso. A rede de dormir garante o conforto e momentos de relaxamento e máxima privacidade.

Pátio interno: área de lazer

Casa Malva, Bloco Arquitetos: Piscinas modernas por Joana França
Joana França

Casa Malva, Bloco Arquitetos

Joana França

A maior atração da residência é o seu pátio central, um espaço privativo e acolhedor marcado pelos muros de tijolinhos à vista, que, além de prover luz e ventilação natural ao living room, funciona como área de lazer e relaxamento. O pátio abriga um deck de madeira, uma banheira de hidromassagem e uma piscina. Aqui os moradores podem se refrescar do calor de Brasília e ainda desfrutar de momentos de descanso e lazer.

Você construiria uma casa com tijolinhos à vista?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!