Cortinas perfeitas para a sua sala

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Escolher as cortinas para sua sala é um desafio dos mais recompensadores. Consideradas por muitos como a moldura final de um ambiente, as cortinas são complementos à decoração capazes de transformar a percepção de um espaço. As cortinas devem ser pensadas de forma a se harmonizar com o ambiente, seja trabalhando com tons mais leves para salas iluminadas como com tons mais pesados para salas de funcionalidades específicas, como uma sala de televisão, por exemplo. 

Ao contrário do que muitos imaginam, as cortinas exigem um planejamento dos mais complexos, já que envolvem tanto elementos tangíveis como altura, largura e localização dentro da sala como elementos intangíveis como a quantidade de luz que se deseja no ambiente e sua adequação ao décor geral de uma residência. Investindo em tecidos como voil, renda, seda, palha ou linho, as cortinas são peças que permitem ao designer trabalhar com criatividade e imaginação.

Neste artigo do homify, vamos dar uma olhada em algumas cortinas projetadas especificamente para salas, desde os projetos mais simpáticos e rústicos até os mais elegantes e sofisticados. Acompanhe a gente nesse passeio.

Laranja

Loft Sustentável - Ambiente da Casa Cor SC  2015: Sala de estar  por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

O gesso sempre pode ser aproveitado para ocultar os trilhos da cortina, com o que os arquitetos costumam chamar de cortineiro. Além de trazer uma certa sofisticação ao ambiente, o cortineiro esconde mecanismos que não precisam necessariamente ser vistos pelos moradores.

Aqui, por exemplo, temos uma cortina que se aproveita do pé direito alto da casa para se estabelecer como um dos pontos de referência deste belo, eclético e moderno ambiente. A decoração da sala trabalha com móveis de design moderno e peças – como a mesa de centro e o aparador – de inspiração rústica. Para um ambiente tão diferenciado, nada melhor que uma cortina de tons laranjas, com voil transparente fazendo o contraponto. Perceba que o tom da cortina encontra ressonância no tapete da sala, como se um desse continuidade ao outro, num belo efeito visual e estético.

Estampa floral

Há um conceito fundamental na hora de escolher a cortina para sua sala: ela deve sempre se adaptar ao ambiente em que se encontra. Neste exemplo, temos uma sala de estar que investe nos tons claros e descontraídos, com móveis na cor amarela, paredes com tijolos à vista e tapetes estampados. O excelente projeto de iluminação direciona a luz a pontos específicos da sala, criando um dinamismo bem curioso para o ambiente. 

A cortina, como não poderia deixar de ser, segue a linha da decoração, investindo em florais de tom vermelho contra um fundo branco. Montada para um apartamento em Santana, São Paulo, esta cortina para sala traz uma leveza ao espaço quase palpável.

Zebra

Um ambiente sofisticado e moderno não poderia deixar de ter uma cortina tão ousada quanto. Investindo em um clássico do décor, as cortinas chegam com estampas de zebra, completamente adequadas à proposta temática deste ambiente. Projeto de designer de interiores Johnny Thomsen, a sala investe numa decoração contrastante, na qual elementos em cinza, bege, preto e amarelo misturam-se em harmonia, criando um espaço que transmite movimento e energia. 

Modernos nichos amarelos e pretos mesclam-se na estante do canto, enquanto um sofá clássico em tom cinza claro recebe uma felpuda mesa de centro para um inusitado chá das cinco. Neste ambiente tão eclético quanto sofisticado, as cortinas com estampa de zebra são o complemento ideal e perfeito que se espera deste projeto.

Estampa Floral (2)

Há momentos em que a cortina realmente assume sua função de moldura dentro de uma sala. Há outros, porém, nos quais a cortina assume sua função de complemente a todo um projeto comum de decoração. É uma opção do designer que deve ser ratificada pelos moradores: ou a cortina segue uma estética diferente, mas alinhada com o design, ou replica em suas estampas parte da temática da sala. 

Esta segunda opção pode ser vista nesta bela sala de ares ingleses: uma sala de estar de toada rústica, com piso e paredes de madeira, uma simpática lareira e móveis com revestimento de pátina branca. É certo dizermos que o despojamento definitivamente está no ar. O projeto de design investe em um padrão comum de cores e desenhos – onde predominam o branco, o verde e o azul – para todas as peças da sala, como as almofadas, os quadros nas paredes – que é seguido religiosamente pela cortina, cuja cauda se estende pelo chão criando um curioso efeito de cascata.

Sala de cinema

Salas multimídia ecléticas por homify

As cortinas podem nos surpreender em alguns momentos. Fugindo completamente dos tons leves e claros a que estamos acostumados, esta cortina para sala de estar chega na cor black, adaptada com perfeição à funcionalidade do espaço e à temática do design. Projeto do Studio Marcelo Brito, a sala tem o mobiliário assinado por mestres do modernismo brasileiro e internacional, aliado ainda a outras peças garimpadas, o que, segundo os designers, traz uma identidade única e uma personalidade marcante ao projeto, no qual a simplicidade é cúmplice da elegância. 

A sala investe nos tons escuros e pesados, criando uma atmosfera de sofisticação e exclusividade que poucos espaços conseguem. A cortina toda em black completa o ambiente e oferece aos visitantes uma experiência única na hora de ver algum filme – em um espaço que é uma verdadeira sala de cinema.

Traços vermelhos

Salas de estar coloniais por Design Intervention
Design Intervention

International Prop Award Winner-Best Interior Design Singapore 2013

Design Intervention

A ideia de que as cortinas são molduras de uma sala encontra nesta sala a tradução perfeita para esta expressão. Todo o design do ambiente se baseia na proposta de estampas coloridas contra um fundo branco, presentes tanto nas cortinas como nas poltronas e até mesmo em um dos tapetes. As cortinas amplas e de cores vivas trabalham com combinações de traços vermelhos e laranjas, o que cria uma sensação de mobilidade e descontração. 

O verde presente no jardim cria um contraste dos mais coloridos, estabelecendo o espaço quase como um recanto tropical. Todo o espaço ainda é abraçado por um fofíssimo tapete felpudo, capaz de despertar a alegria até nos corações mais insuspeitos. O design ainda inclui um pôster de Charles Chaplin como seu personagem mais famoso no melhor estilo pop art.

Janelas e portas  por homify
homify

Flächenvorhang von erfal

homify

Encontramos nesta sala um ambiente de design modernista que parece saído de algum catálogo dos anos 60. Com um estilo quase minimalista em sua concepção, esta bela sala é econômica no uso do espaço, mas não no bom gosto. O sofá e o tapete de tom bege encontram seu complementos nos pufes cinzas e na mesa de tampo de vidro azul. Essa combinação de cores, curiosamente, está retratada no quadro acima do sofá, uma peça de arte moderna das mais interessantes. 

A cortina, como não poderia deixar de ser, se estabelece como a moldura perfeita para este cenário, trabalhando com as mesmas cores azul e cinza em sua estampa floral. Desta forma, todo esta sala de estar se estabelece como um ambiente único e integrado a partir de uma atemática visual única e perfeita.

O que achou destas cortinas? Alguma cabe na sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!