Jardins de inverno modernos por Eco Wintergärten

7 maneiras de ampliar a casa com pouco dinheiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Muita gente gostaria de ampliar as dimensões da casa, mas não o fazem por causa dos custos ou por falta de espaço livre. No entanto, ainda existem algumas soluções alternativas que ajudam a ganhar uns metros quadrados para uma nova sala, uma oficina, um ateliê ou um depósito, por exemplo.

Se você tem pelo menos um quintal bem grande ou uma sala com pé-direito bem alto, você está com sorte. Algumas possibilidades reais de expansão podem vir a se realizar. Conheça estas 7 maneiras de ampliar a sua casa e descubra como isso pode acontecer na área que tem disponível.

1. Use a altura com inteligência. Construa um segundo piso para ter dois cômodos em um. A criatividade com funcionalidade não tem limites.

Na imagem acima, o segredo da expansão está em aproveitar o pé-direito alto e construir um mezanino. Assim, pode-se ter uma sala de estar no piso inferior e, no piso superior, uma sala de TV ou de jogos, um home-office, um ateliê, uma sala de ginástica ou meditação ou uma biblioteca. Fica perfeito, não atrapalha nada e ainda amplia a área útil sem grandes mudanças estruturais. O importante é usar a imaginação e optar por um design leve e despojado.

2. Instale paredes de vidro. Elas são práticas de montar, fáceis de limpar e separam perfeitamente os espaços incluindo a paisagem.

Se você tem uma varanda ou terraço, pode transformar esse espaço em uma nova sala só utilizando paredes de vidro, que abrigam das intempéries sem obstruir a vista do jardim ou do céu. Dessa forma, o espaço pode ser usado não apenas nos dias quentes e ensolarados, mas também nos de chuva e frio. Pode inclusive ser usado à noite como espaço de estar, se tiver a iluminação certa.

espojado.

3. Crie uma peça extra de acordo com o seu gosto. Com madeira, você pode ter um novo espaço e usá-lo como escritório, ateliê e muito mais.

Se o jardim ou quintal tem um bom espaço livre, não é preciso fazer grandes obras para se ganhar uma peça a mais na casa. É perfeitamente possível construir um cômodo à parte, abusando da madeira – que é aconchegante – e do vidro – que garante a claridade. Também aqui as funções podem ser as mais variadas: home office, quarto de hóspede, ateliê de arte, quarto de meditação ou ioga, oficina de jardinagem, depósito para objetos e papéis, enfim, o que se quiser ter.

4. Use blocos de concreto para criar privacidade na área externa. Tenha um cantinho só para você em pouco tempo, apenas empilhando blocos e deixando-os secar.

Varanda, alpendre e terraço  por homify
homify

Patio | Reforma Bruc | Standal

homify

Às vezes, o que falta é privacidade no quintal ou terraço, não necessariamente mais espaço. O que se deseja é poder aproveitar mais este lugar sem estar sob os olhares de estranhos. Neste caso, a solução pode ser subir os muros com blocos de concreto e, assim, aumentar a privacidade e, consequentemente, promover o uso regular do espaço. Isso resolvido, nada mais impede que se crie uma área de estar no quintal ou no terraço.

5. Utilize materiais nobres, cerâmica e vidro. Faça um novo espaço usando o essencial. Pense em durabilidade e praticidade de instalação.

Até quem tem espaços amplos, como casas de campo, chácaras e sítios, pode se ver às voltas com limitações de espaço na casa principal. Neste caso, uma solução prática, já que não exige reforma da casa principal, seja construir um refúgio em algum recanto gostoso da propriedade. Ele pode servir para o descanso durante caminhadas e, nesse caso, pode ser interessante usar bastante vidro para que se possa desfrutar da natureza ao redor. Por outro lado, sem tantas janelas para aumentar a privacidade, o refúgio pode virar um quarto de hóspedes delicioso

6. Uma solução econômica, fácil e rápida. Desfrute da comodidade de uma casa de plástico, ideal para guardar ferramentas e outros apetrechos.

Estábulos e galpões de jardins  por Naipex Jardín, S.L.U.
Naipex Jardín, S.L.U.

Casetas de policarbonato

Naipex Jardín, S.L.U.

Também para quem tem algum espaço no quintal ou jardim, uma possibilidade é instalar uma casa de plástico. Ela é perfeita como depósito de ferramentas, abrigo de bicicletas, área de jardinagem, guarda-móveis e o que mais se puder imaginar. É prática, de fácil montagem e rápida de instalar.

7. Construa uma casa com quantas madeiras forem necessárias. Combine cores e qualidades para obter a cabana mais graciosa que puder.

Uma cabana de madeira no quintal ou jardim pode dar um ar muito gracioso ao espaço. Uma ideia é usar madeiras de cores diferentes para se criar efeitos delicados. Como o aconchego está garantido com o uso da madeira, a cabana pode ser perfeita para quarto de hóspedes ou como salão para refeições informais. Mas todas as outras opções de uso que já apresentamos neste artigo podem ser facilmente adaptadas a uma bela casinha de madeira. Para outras dicas sobre terraços, leia este artigo.

De qual solução você gosta mais? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!