Pocket House: Salas de estar rústicas por Cristina Menezes Arquitetura

Essa casa container em Belo Horizonte é o post mais incrível que você vai ver hoje!

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Hoje, vamos conhecer um projeto em que sustentabilidade significa sofisticação. O estúdio brasileiro de arquitetura Christina Menezes Arquitetura criou este bonito conceito para uma casa ao transformar um contêiner banal numa moradia intimista. A integração de materiais naturais permite que a casa se conecte com o contexto que a envolve e o uso do vidro resolve problemas relacionados com a temperatura. 

Nos dias de hoje, há uma crescente consciencialização quando o assunto é sustentabilidade e design ecológico. Ultimamente, as tendências inclinam-se para espaços mais pequenos e simples. Apesar desta casa ter sido construída com base nessa premissa, não lhe falta estilo e elegância. Todos os elementos estruturais, móveis e acabamentos combinam-se para criar uma residência elegante e amiga do ambiente que poderia ser construída em qualquer parte do mundo.

Iluminada no meio da natureza

Esta estrutura contemporânea e inovadora se mescla delicadamente com o ambiente natural. Os contêineres são, normalmente, associados a interiores escuros e apertados, mas como este projeto demonstra, esse não é necessariamente o caso quando se converte um contêiner em uma casa.

O espaço é completamente aberto e a fachada é composta essencialmente por superfícies envidraçadas. Esta característica permite que a casa se integre totalmente com o exterior, fazendo o espaço parecer ilimitado. Uma funcionalidade otimizada foi alcançada fora da estrutura através da criação de um terraço no teto da habitação. Por conta do guarda-corpo em vidro, não há limites entre o terraço e o jardim.

Interior harmonioso

Ao entrar na casa, nos deparamos com uma área singular com cores terrosas, muito mais espaçosa do que se esperaria levando em conta que se trata do interior de um contêiner . 

O teto, o chão e as paredes estão cobertas de madeira, emprestando uma atmosfera calorosa ao espaço. Os painéis de madeira da parede traseira criam um padrão com relevo e uma textura interessante no design do interior. Esta parede também propicia ao espaço maior profundidade. O mobiliário contempla uma paleta cromática neutra que se harmoniza com as paredes, chão e teto.

Todas as necessidades atendidas

A moradia tem uma cozinha compacta e de muito bom gosto. Ela é composta por um espaço de balcão, prateleiras e gavetas, incluindo as outras comodidades normais deste ambiente e os eletrodomésticos. 

Também vemos uma agradável área de refeições com espaço suficiente para acomodar, pelo menos, quatro pessoas. É surpreendente a forma como se incluíram tantas comodidades dentro de uma área estreita. A característica mais apelativa são os canteiros embutidos. Trata-se de uma opção sustentável e funcional que contribui fortemente para a riqueza estética do espaço.

Arquiteta transformou esse contêiner em um lar de 36 m².

Espaço prolongado

Agora é a vez do quarto. Uma luz que acompanha todo o perímetro da casa está também presente neste cômodo. Os tecidos neutros da cama transmitem uma atmosfera natural. Tendo em consideração as dimensões da casa, o quarto tem um bom espaço para que os moradores se sintam confortáveis. 

O guarda-roupa espelhado duplica as dimensões do recinto, fazendo-o parecer maior. O quarto tem amplas superfícies envidraçadas, deixando assim a paisagem a vista. Contudo, as persianas garantem privacidade sempre que necessário.

Banheiro bonito e funcional

Independentemente do tamanho de uma casa, o banheiro é um espaço que não deve ser negligenciado. Trabalhando com a área disponível, a arquiteta estruturou o ambiente de forma que ele pudesse ser acessado a partir do quarto e da área social. Uma pia cheia de design foi eficazmente colocada do lado de fora do espaço, sendo, assim, de fácil acesso.

Ficou interessado? Qual ambiente é mais inspirador?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!