Cozinhas brancas: ter ou não ter?

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Espaço absolutamente essencial na dinâmica de qualquer ambiente, as cozinhas têm ganhado ao longo do tempo um status bem diferente ao que estávamos acostumados há 10 ou 15 anos. Mais do que um simples espaço para a preparação dos alimentos, as cozinhas – graças às novas tendências do design que estabeleceram a cozinha americana quase que um padrão nacional – são hoje espaços de criação e relacionamento entre moradores e amigos. 

Tradicionalmente, as cozinhas sempre foram montadas seguindo um design de cores leves e claras, como o branco. Ainda que muitos designers invistam em cores mais fortes como o laranja, o vermelho ou o amarelo, ou mesmo em combinações de preto e branco, o branco ainda é um elemento bastante presente na cozinha, seja por questões de higiene e limpeza como para ampliar um espaço que nem sempre é o maior da casa.

Para quem se interessa em ter uma cozinha com elementos na cor branca, há várias opções e soluções disponíveis. É possível ter uma cozinha totalmente branca ou investir em peças específicas, como móveis, bancadas, eletros ou acessórios. Neste nosso livro de ideias do homify, vamos dar uma olhada em algumas cozinhas nas quais a cor branca predomina – e dar dicas de como aproveitar essa cor com eficiência, estilo e elegância.

Móveis brancos

Como dissemos, você tem a opção de deixar toda sua cozinha na cor branca. Mas, pense bem, não seria interessante intercalar elementos de outras cores de forma a criar um contraste, ainda que de leve, no ambiente? Aqui, por exemplo, temos uma cozinha na qual os móveis (balcões e armários suspensos) chegam na cor branca, enquanto outras peças se encarregam de estabelecer o tal contraste. Um dos elementos interessantes deste espaço são as cortinas, coloridas com temas florais, que trazem uma sensação de leveza ao ambiente. As paredes de tom azul claro e o piso de madeira criam uma atmosfera de descontração e um certo ar rústico. Neste projeto, os móveis brancos são fundamentais para ampliar o espaço e mostrar como é possível combinar o branco com outras cores e ainda manter sua predominância no ambiente.

Paredes brancas

Neste projeto do escritório Enzo Sobocinski Arquitetura e Interiores, temos uma cozinha moderna e sofisticada que investe em balcões e mesas com acabamento em cinza, o que cria uma atmosfera elegante e repleta de sutileza. Aproveitando com inteligência os espaços, este projeto traz diversos elementos contrastantes, como as portas de vidro escuro e as cadeiras em estofado roxo. As janelas amplas permitem que o espaço seja iluminado com generosidade. Nesta cozinha planejada com cuidado e atenção, as paredes brancas funcionam como um complemento ao projeto de design, pois ampliam o espaço, permitindo que tudo seja visto como um conjunto único e integral, sensação essa reforçada pelas portas dos armários, com o mínimo de gavetas. O bom trabalho de iluminação, repleto de leds e luminárias, complementa esta peça tão interessante.

Eletrodomésticos brancos

Como dissemos, é perfeitamente possível ter uma cozinha toda na cor branca. Para isso, um dos cuidados principais é escolher eletrodomésticos, como fogão, micro-ondas e forno, cujas cores se alinhem com o projeto de design. Ainda que os eletrodomésticos em inox sejam quase que uma tendência mundial, ir atrás dos clássicos fogões e refrigeradores brancos sempre é uma boa ideia. Aqui neste espaço, todo tomado pelo branco, temos armários, balcões e eletrodomésticos compartilhando da mesma cor. Isso cria uma sensação de unidade e integração perfeitas, além de deixar o espaço mais acolhedor e familiar. Aqui, armários e balcões seguem uma linha mais tradicional, mas nem por isso menos elegante ou sofisticada. Montada para um apartamento na beira mar em Florianópolis, esta cozinha moderna é uma peça das mais simpáticas. Reparem, ainda, nos acessórios em azul, como as panelas, as jarras e os copos, estabelecendo o famoso contraste do qual sempre falamos por aqui.

Piso branco

Cozinhas minimalistas por arQing
arQing

E2 Kitchen

arQing

Se há algo constante dentro do design das cozinhas modernas, tradicionais ou clássicas, é o piso de tons claros. Por mais que a cozinha venha se tornando cada vez mais um espaço gourmet ou um ponto de encontro e interação na residência, ainda assim é preciso tomar cuidados essenciais com a questão da higiene. Um piso claro garante que a cozinha esteja sempre limpa e em perfeitas condições para a execução dos pratos mais sofisticados. Aqui, por exemplo, temos uma cozinha cuja cor principal é o tom marrom de madeira, presente nos balcões, armários, portas e até na cristaleira. Investir em tons escuros para a cozinha sempre traz um ar de sofisticação ao ambiente, mas corre-se o risco de ter o espaço reduzido de forma artificial. Com inteligência, o projeto aqui traz os móveis escuros em equilíbrio com outros elementos de cor clara, como o piso, o teto e as paredes brancas. Dessa forma, ganha-se pelo belo contraste estabelecido e pela combinação de marrom com branco, que é uma das mais charmosas do décor moderno.

Bancadas brancas

É possível afirmar que o branco sempre estará presente numa cozinha, seja no piso, nas paredes, nos armários e, principalmente, nas bancadas. Local onde efetivamente se preparam os alimentos, as bancadas na cor branca são uma mão na roda para os cozinheiros, pois permite um controle maior dos alimentos e um processo de higienização mais efetivo. Aqui, neste exemplo, temos uma cozinha que investe prioritariamente no preto e no cinza, como pode ser visto nos móveis e nas pastilhas da parede. Com uma abertura para a área externa da casa, esta cozinha se permite trabalhar com tons escuros por conta da ótima iluminação do ambiente. Tanto a bancada principal como a do cooktop entram como uma lufada de ar fresco neste ambiente de tons fortes, estabelecendo um contraste elegante e uma sensação de acolhimento fundamental para este espaço.

Acessórios brancos

Finalizamos com uma cozinha das mais simpáticas, toda feita em madeira e com alguns elementos em branco, principalmente acessórios. Com simplicidade e elegância, esta cozinha traz uma leveza presente em cada detalhe, desde a bancada que se estende como mesa até o piso de madeira, que cria – juntamente com o mobiliário – uma sensação inequívoca de continuidade e integração. Neste espaço tão agradável, é possível encontrarmos as cores brancas em vários elementos, como nas cadeiras, no balcão e, principalmente, nas peças acessórias como xícaras, jarras, vasos, tigelas e caixas. Esta é uma dica das mais interessantes para quem não quer ficar sem o branco em sua cozinha: você pode jogar o branco em peças e acessórios da cozinha da maneira que achar mais conveniente. Por menores ou mais usuais que sejam, estas peças sempre trarão um contraste elegante ao ambiente, seja em relação à textura de madeira, como aqui no caso, ou em projetos que privilegiem cores mais fortes, como o preto, o marrom ou o amarelo.

O que achou da cor branca presente nestas cozinhas? Gostou de algum projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!