Luminárias e seus uso, saiba qual fica melhor em sua casa

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

A iluminação do ambiente pode interferir em diversos aspectos. Sendo assim, que ela sirva para harmonizar o ambiente, deixa-lo mais aconchegante e confortável ao uso e que venha agregar objetos interessantes à decoração.

Nesse Livro de Ideias reunimos algumas sugestões de luminárias criativas, ousadas e clássicas para mostrar que a luminária pode ir bem em qualquer ambiente, independentemente de seu estilo.

Vale lembrar que, para cada cômodo um tipo de luminária é pedido, afinal, a iluminação dos ambientes difere conforme sua função. Nos quartos, o mais indicado é que seja usada uma iluminação indireta, para criar um clima romântico e aconchegante. Para a sala o ideal é utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada, que clareiam mais o ambiente, afinal, é ali o lugar onde serão recepcionadas as visitas, por isso é preciso que tudo esteja bastante iluminado, mas ao mesmo tempo, de modo confortável. A mesma regra sobre a quantidade de luz devem seguir a cozinha, sala jantar e espaço para a leitura.

O prazer que temos ao comer está intimamente ligado à aparência da comida. Por isso não é aconselhável cozinhar ou muito menos comer em ambientes que não estejam bem iluminados. Esse fator visão x paladar já está cientificamente comprovado.

O mesmo caso acontece com a leitura. Ler em um ambiente com luz fraca além de atrapalhar a concentração pode causar danos à visão em longo prazo. Melhor não arriscar.

Agora sabendo de tudo isso, ficou mais fácil escolher a luminária ideal para a sua casa.

Adaptadas

Cozinha  por Decorum
Decorum

Lighting

Decorum

Com o objetivo de dar mais claridade ao ambiente, essas luminárias também foram pensadas de modo a brincar com seu conceito. Imitando garrafas de diferentes modelos, essas luminárias podiam muito bem terem sido adaptadas. É possível criar modelos bastante parecidos com garrafas usadas. Há até alguns tutoriais na internet que ensinam a fazer alguns tipos de luminárias, basta levar em consideração que você vai estar mexendo com energia e deve tomar cuidado para não tomar um choque.

A homify também tem uma dica incrível de um DIY de uma lindaluminária.

Luminárias criativas

Dar a devida atenção à iluminação pode deixar sua casa mais funcional, bonita e agradável para todos os momentos e atividades. Mas, também é possível criar ambientes despojados com luminárias com formas inusitadas. Esses conjuntos de xícaras e pires formam uma corrente que pode ilustrar diversos lugares.  Servindo de decoração para diversos lugares, esse conjunto fica bem com qualquer estilo.

Exóticas

Essa é a prova que as luminárias podem ir bem em qualquer ambiente! Nesse restaurante, além de o projeto ter como destaque a luz natural do lugar, as luminárias exóticas vem somar sofisticação ao ambiente diferenciado. Funcionando muito bem tanto durante o dia como durante a noite, as luminárias conferiram ainda mais personalidade à identidade do lugar. Funcionais e bonitas, as luminárias ainda trazem mais aconchego ao restaurante.

Faça você mesmo

Casa  por homify
homify

Luminária Medusa

homify

Outro tipo bastante fácil de luminária para se fazer é em casa é esse como o da foto. Com fios maleáveis de metais, basta encaixar o fio de luz pela rede maleável e colocar uma lâmpada na ponta. Versáteis justamente por serem maleáveis, essas luminárias podem servir de decoração para dar cara nova aos ambientes. Bem modernas, ficam bem com luzes coloridas e podem ser colocadas tanto em ambientes internos quanto externos.

Reciclando objetos

Essa luminária segue o conceito das luminárias chinesas, que colocam uma armação de papel ao redor da lâmpada para difundir a luminosidade no ambiente. Um pouco modificada, por usar plástico como cúpula, essa luminária fica bem em quartos e salas. Nesse caso, sua utilização se dá mais como decoração que qualquer outra função. Por ser leve, é possível instá-la sem segredo em um fio de luz único. Delicada, pode se adaptar muito bem em diversos estilos. Essa é uma das opções de luminárias mais fáceis de serem instaladas, feitas ou compradas. Bastante populares em grandes centros de compras, essas estruturas são bem fáceis de achar e têm valores bem em conta.

Para qualquer ambiente

Apartamento Petrópolis - Porto Alegre: Quarto de crianças  por Joana & Manoela Arquitetura
Joana & Manoela Arquitetura

Apartamento Petrópolis – Porto Alegre

Joana & Manoela Arquitetura

Essa pequena luminária delicadamente escolhida para o quarto do bebê deixa transparecer todo o estilo romântico e minimalista que as arquitetas Joana & Manoela propuseram ao projeto. Sejam ambientes amplos ou pequenos, há uma luminária ideal para a sua ideia. Bem colorida, ela ganha o destaque no ambiente claro.

Luminárias improváveis

Já pensou iluminar sua área externa, seja da piscina ou do jardim com um objeto único, que tem tanto a utilidade de clarear os caminhos quando está escuro, como ser parte do mobiliário funcional? Seria fantástico, não é mesmo?! Pois agora isso já é possível com essa espreguiçadeira que serviu aqui como luminária. Esse projeto ousado aproveitou a espreguiçadeira para compensar a falta de iluminação da área externa, que se supõe não possui tantos pontos de luz. Criando uma atmosfera mágica, essa luminária improvável se mostrou como uma divertida solução.

Futuristas

Se o espaço permite que as luminárias tenham o design arrojado, nada melhor que ousar! Há luminárias de todos os tipos, alturas, formas, etc. Não há regra para a escolha dos tamanhos ou das formas, basta conhecer seu ambiente e saber escolher uma que caiba confortavelmente no ambiente. Nesse caso, essa luz de leitura passou um pouco de abajur e ganhou status decorativo, chamando a atenção na sala de estar.

Versáteis

Se a regra é ousar, porque não escolher modelos que sejam bastante criativos e ousados? Essa escolha conferiu a essa sala de jantar um ar despojado e moderno. Apenas com a estrutura metálica e a lâmpada sendo mostradas, as luminárias obedecem o conceito de bastante luminosidade nos lugares onde se fazem as refeições. Com luz amarelada, as luminárias ainda deixam o espaço aberto para ganharem forros ou adornos em suas estruturas. Modificadas, podem ganhar cara nova independentemente da situação.

Clássicas

APARTAMENTO 300m2 - CASA FORTE- RECIFE-PE: Salas de estar modernas por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 300m2 – CASA FORTE- RECIFE-PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

Única e clássica, essa luminária é o destaque dessa sala. Com materiais metálicos de cor acobreada, ela segue o estilo de linhas arredondadas das poltronas, formando uma dupla perfeita e diferenciada. Como é o único objeto que remete ao metal dentro do projeto, ela se torna um objeto ponto chave dentro do ambiente, atraindo assim todos os olhares.

Gostou das opções de luminária e dicas sobre os seus usos? Conte-nos sua opinião! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!