Decoração de Sala com Pintura Abstrata:   por Atelier de Pintura Anette Schnaider

Como escolher quadros para a sala?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Na hora de decorar uma sala de estar para que ela seja preenchida com personalidade e estilo, uma das primeiras soluções a pensar é adicionar quadros. Algumas decorações exigem tipos de quadros específicos para continuarem harmônicas ou promoverem o contraste desejado. As pinturas tradicionais aparecem em cômodos clássicos, enquanto a inspiração em fotos e gravuras costuma estar presentes em ambientes mais modernos ou neutros. 

No entanto, o tipo de arte a escolher nem sempre é a tarefa mais difícil desse processo. É quase sempre um grande desafio decidir o local em que ela ficará posicionada. Muitas vezes a moldura também é um elemento que gera dúvidas. É muito importante que ela faça sentido com a decoração disposta na sala de estar em questão.

A composição e o jogo visual proporcionado pelos quadros para sala devem respeitar o tamanho do ambiente e os demais elementos de mobiliário que ficam próximos. Por exemplo, utilizar vários quadros em tamanhos médio e pequeno pode oferecer uma estética interessante e contemporânea para salas pequenas. Além, ainda, do movimento, que traz uma impressão casual e despojada. Já se tiver uma sala bem grande, os quadros devem ser proporcionais, sejam para colocar na parede ou apoiados no piso.

Para ajudar você a encontrar a melhor forma de escolher e adicionar os quadros na sua sala de estar, confira a seguir dicas valiosas em exemplos aplicados pelos designers de interiores e artistas da homify.

Decoração vs tema

Na hora de escolher os quadros para decorar sua sala de estar é muito importante levar em consideração o tema que o quadro trata e ver se ele faz sentido com o modelo de decoração seguido pelo ambiente.

Nessa sala de estar projetada pelo escritório Studio Guilherme Torres, o décor é moderno e artístico. Os elementos trazem texturas que conversam entre si. A parede de tijolos funciona muito bem com o piso em madeira.

Os dois pontos em azul trazem um clima mais despojado. Este é o clima perfeito para os quadros surrealistas, como foi utilizado. As duas peças trazem um conteúdo atual e que faz todo o sentido com o restante da decoração presente na sala.

​Painéis abstratos

Decoração de Sala com Quadros Abstratos: Arte  por Atelier de Pintura Anette Schnaider
Atelier de Pintura Anette Schnaider

Decoração de Sala com Quadros Abstratos

Atelier de Pintura Anette Schnaider

Já se a ideia for complementar ambientes mais formais, também modernos, os painéis abstratos são uma excelente forma de decorar. Eles ficam ótimos tanto em salas residenciais quanto em espaços comerciais e institucionais.

Veja, por exemplo, esses modelos ambientados em exposição criados pela pintora Anette Schnaider, de Recife. São quadros que facilitam a composição, pois o fato de serem abstratos permite que harmonizem com diversas cores e criem ambientes tanto mais sóbrios, quanto ousados. São telas imponentes, que se destacam, mas ao mesmo tempo ficam homogêneas com a decoração.

Não é à toa que o trabalho de Anette já percorreu o mundo, presenteando ambientes residenciais e comerciais das Américas e da Europa.

Posicionamento dos quadros na sala

Para achar o local perfeito para o seu novo quadro, uma dica é escolher o lugar de acordo com o formato ou estilo do quadro em questão, que pode acompanhar o estilo da decoração. Se a sua sala de estar segue um estilo mais clássico, os quadros podem ficar na parede frontal ou espalhados em duas paredes laterais.

Em uma sala de estar mais moderna, as telas podem ficar dispostas no chão, encostadas na parede, como é usado muitas vezes no estilo escandinavo e no eclético. Em muitos modelos de decoração os quadros podem ficar apenas apoiados sobre o aparador. Pode-se criar uma composição com quadros grandes atrás do sofá, criando uma volumetria.

Com os quadros apoiados ou fixados na parede as os efeitos visuais podem ser muito diferentes entre si. Nas escadas, é interessante acompanhar o alinhamento dos degraus. De modo geral, quando pendura os quadros na parede, é interessante que fiquem na altura dos olhos de um adulto de pé. Eles só deverão ser colocados mais acima quando fizerem parte de uma composição de vários quadros na mesma parede.

Escolhendo a cor de quadros para sala

Quando for avaliar as cores do quadro e o restante do ambiente, o ideal é tentar criar um equilíbrio entre as obras através das suas cores, tamanho e estilo. Na sala de estar da imagem, observe que as cores quentes e fortes funcionam muito bem em contraste com cores neutras e claras, como branco, cinza e bege.

No geral, os quadros de cores quentes com molduras de cores quentes, e a mesma coisa com as cores frias e sóbrias. A moldura também deve seguir o estilo do quadro. Muitas vezes são em preto ou branco para não brigarem com as cores do quadro. Os mais clássicos pedem molduras mais trabalhadas, enquanto os modernos nem precisam desse elemento, no caso de serem telas pintadas por artistas.

Tamanho de quadros

Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Tiles Pictures – Port Art

Home Staging Factory

Para as salas de estar em tamanhos compactos, é válido ter em mente que não se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros. O ambiente pode ficar poluído de informação visual.

Para salas arejadas e largas, investir em quadros grandes, que fiquem na parede central da sala pode dar um ganho visual muito interessante. Uma dica para antes de pendurar os quadros na parede é que faça a disposição imaginada no chão. Assim, pode-se ter uma ideia de como vai ficar antes de perfurar a parede.

Fazer um jogo de proporção em uma parede com quadros em diferentes tamanhos também é uma opção, trazendo uma estética divertida.

Quantidade de quadros para decorar sala

Para algumas salas de estar em estilo moderno ou vintage pode-se tranquilamente utilizar uma quantidade maior de quadros em estilos e tamanhos diferentes. O contraste causado pelos tamanhos diferentes e pela variedade de conteúdo proporciona uma estética com personalidade e estilo para o ambiente.

A quantidade de quadros dispostos e a organização deles vai depender da quantidade de elementos e cores já presentes no ambiente, pois deve ter um resultado equilibrado. Então, essa composição pode funcionar na verdade em todos os estilos, desde que respeite as formas e cores que melhor harmonizam com o estilo.

Manutenção dos quadros

Sala de estar  por MUA
MUA
MUA

Para limpar os quadros, é preciso tirar o pó da moldura com um pano ou utilizar um pincel se ela for muito trabalhada. As telas a óleo pedem um tipo de limpeza bem cuidadosa, em uma frequência de duas vezes ou mais ao ano, caso fiquem expostas em um ambiente com poeira.

Produtos químicos, aspirador e ventilador podem acabar estragando a pintura. Para evitar que os quadros risquem a parede, pode-se colar um pedaço de cortiça atrás da moldura. Também é importante tomar cuidado com a quantidade de sol e umidade. Estes fatores podem danificar a peça.

Caso vá viajar ou fique longos períodos fora de casa, é válido ter capas para os quadros grandes ou pinturas a óleo. Dessa maneira, elas ficam protegidos do contato com poeira e outras formas de atrair sujeira para as telas.

​Escolha do artista

Quadro Abstrato - Pintura Abstrata: Arte  por Atelier de Pintura Anette Schnaider
Atelier de Pintura Anette Schnaider

Quadro Abstrato – Pintura Abstrata

Atelier de Pintura Anette Schnaider

Hoje em dia você encontra quadros para decoração de sala até mesmo em lojas de departamento ou comprando gravuras na internet feitas por designers, que pode imprimir e emoldurar. Mas se deseja ter uma decoração com real valor agregado, nada substitui as telas de pintores, feitas à tinta óleo, com estratégia, paciência e sentimento em cada pincelada.

Então, para esse processo, é importante pesquisar por artistas, conhecer sua história e envolvimento com a arte, seu estilo, para decidir qual escolher. Ter um ou mais quadros para sala assinados por um pintor é imprimir sentido e personalidade no ambiente. Já que o estilo do quadro vai demonstrar o seu estilo também. É o seu gosto, pela perspectiva do artista.

Qual estilo de quadro funcionaria melhor com sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!