Uma vila italiana com clima de romance!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A Europa é conhecida como o velho continente, devido a sua longínqua organização social e desenvolvimento. Este passado longínquo costuma ser valorizado, na arquitetura, na literatura e na cultura em geral. Muitas pessoas viajam à Europa para visitar prédios, praças e monumentos que testemunharam grandes acontecimentos da humanidade. Quem visita Roma, por exemplo, quer ver e sentir a atmosfera de lugares como o Coliseu, construído por volta de 68-79 depois de Cristo e ainda de pé, apesar dos terremotos e saques que lhe custaram todo o revestimento de mármore. Quem visita Veneza, quer vivenciar o clima da praça de São Marcos, um lugar que reúne séculos de história em seus prédios e monumentos. Em grade parte do mundo prevalece este respeito e valorização da tradição. Nos Estados Unidos, materiais de construção com aspecto de longevidade, que imitam materiais antigos, são muito procurados pelas pessoas que valorizam justamente o passado e as marcas do tempo. 

Hoje apresentamos um vila italiana fascinante que exibe em suas formas tradicionais e em suas superfícies de pedra a tradição construtiva do local e uma longa história. A projeto de reforma, de autoria de Architetto Silvia Giacobazzi, manteve a essência da construção original e revitalizou os ambientes internos, tornando-os mais funcionais e aconchegantes. 

Confira mais detalhes e imagens desta residência fascinante, com um amplo jardim externo, piscina e um clima romântico irresistível. Impossível não se encantar com esta verdadeira preciosidade arquitetônica.

Fachada principal

A vila italiana é caracterizada principalmente pelos materiais naturais, pedras e madeira, e pela sua forma tradicional e típica da região. O projeto de reforma buscou realçar o aspecto rústico e natural das superfícies externas e restaurar as esquadrias de madeira. As esquadrias de madeira maciça são pintadas de verde e as esquadrias das janelas de vidro são pintadas de branco. O aspecto rústico da edificação, intencionalmente, evidencia a longevidade da edificação. 

Sala de estar

Se nas superfícies externas predominam as texturas e cores naturais das pedras, no interior dos ambientes predominam as cores neutras. As paredes foram pintadas de branco, mas mantiveram sua textura original. As peças de madeira da cobertura também foram pintadas de branco. O piso de madeira manteve o aspecto rústico e deu um toque de acolhimento ao interior. Na sala de estar móveis e assessórios na cor branca se mimetizam no ambiente, criando uma atmosfera suave e sofisticada.   

Sala de jantar

Na sala de jantar, integrada à sala de estar por meio de uma abertura em forma de arco, também predominam as cores claras. O ambiente conta com um aparador de madeira de design contemporâneo e nichos abertos, que deixam os utensílios à mostra, com uma mesa de jantar de madeira de estilo rústico e com cadeiras de madeira pintadas de branco de diferentes formas e estilos. Os suportes de velas incrementam o charme e o clima de romantismo do ambiente.

Para obter mais informações sobre decoração de salas de jantar, leia este artigo.

Lavabo

Na sala de estar, a porta de madeira sobre trilhos esconde o lavabo. O lavabo, além de paredes de pedras, possui soluções originais e sustentáveis, como a pia do lavatório feita de um barril metálico repaginado. A torneira de chão dá um toque de elegância e sofisticação ao ambiente.

Charme vintage

Novos ambientes preencheram o amplo casarão antigo. O projeto de reforma criou um espaço de encontros e para receber amigos e familiares. O espaço conta com um sofá e uma bancada de ferro apoiada em uma das extremidades por uma corrente de ferro, com banquetas feitas de trono de madeira e com duas luminárias de chão imponentes feitas de estrutura metálica e vidro, que realçam o charme e o estilo vintage do ambiente. A bicicleta de design vintage, que serve para passeios pelo entorno e para trazer pequenas compras, aqui serve de ornamentação do ambiente, dando um toque de charme e elegância ao espaço de encontros.

Cozinha

A cozinha possui paredes com revestimento cimentício, pintado de bege, que evidenciam o estilo mediterrâneo. Os armários inferiores e superiores feitos de madeira em estilo rústico foram restaurados e mantidos. O destaque são as portas de vidro do armário superior, que permitem a visualização dos utensílios, e o suporte metálico para talheres, sobre a pia, que agregam praticidade ao ambiente.

Se você se interessa pelo estilo rústico, você pode obter mais informações e ideias de cozinhas rústicas clicando aqui.

Sala íntima

No pavimento superior estão situados os ambientes íntimos. Um destes ambientes dedicados ao convívio e interação entre os moradores está a sala íntima. O ambiente possui um sofá de cor azul e mobiliário de estilos diversos, como a luminária de chão de estilo contemporâneo e uma mesinha redonda de estilo rústico. A cor bege e suave deixa o ambiente mais introspectivo e relaxante. 

Piscina

Além de toda a comodidade e requinte dos ambientes internos, no espaço externo os moradores também desfrutam de uma estrutura cômoda e agradável. Além da varanda, integrada à piscina e que serve de sala de jantar aberta, a casa conta ainda com uma ampla piscina, um dos novos elementos adicionados pela reforma. A piscina serve como espelho d’água, refletindo a silhueta da edificação, e como espaço de lazer e descanso para os moradores, agregando qualidade de vida aos moradores e valor ao imóvel.

Fachada posterior

A residência possui dois pavimentos e um amplo programa de necessidades. O projeto de reforma priorizou a criação de uma área externa agradável e exuberante. O destaque do ambiente é a piscina e o amplo jardim que parece se fundir com a paisagem natural do entorno.

Paisagem natural

Ao redor da piscina encontramos árvores, flores e um gramado impecável. O paisagismo privilegiou o aspecto mais natural e selvagem do jardim, esta naturalidade do jardim o conecta com a paisagem natural do entorno e realça a espontaneidade e indomabilidade da própria natureza. Imagina tomar um café da manhã à beira desta piscina e contemplar as belezas naturais ao redor? 

Você reformaria este casarão ou teria construído uma nova casa em seu lugar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!