Piso de pedras naturais

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Há algo para sempre elegante e sofisticado sobre piso de pedra natural, talvez seja o fato de desse tipo de piso conseguir se transcender através de séculos até a era moderna como uma das opções mais populares para pavimento.

Para aqueles que já têm experiência com piso de pedra natural sabe o quanto é ótimo para pessoas com alergias e é muito mais fácil de manter limpo do que outras superfícies como piso laminado carpete. Em climas mais frios esse tipo de piso é muito mais fácil de cuidar em termos de manutenção do que outros materiais.

Embora a escolha possa não parecer fácil, na verdade existem alguns fatores importantes a considerar antes de escolher o tipo de piso de pedra natural que você acha o ideal para a sua casa.

Poros: Não, nós não estamos falando sobre o seu pele.

A quantidade de poros na pedra natural indica quão resistente a manchas na superfície vai ser. A quantidade e tamanho desses poros devem ser considerados, especialmente em áreas que são usados em uma base diária. Escolha pedras rústicas como a ardósia e granito, neste caso, eles são uma escolha excelente para áreas que são utilizadas com frequência. 

Balcões de cozinha e banheiros, por exemplo, podem funcionar muito bem com pedras mais suaves, como mármore, com uma película protetora aplicada sobre esse tipo de pedra, significa que só necessitam de limpeza mais profunda, quando surgem as manchas intermitente.

Tamanho: Você está querendo instalar azulejos de pedra naturais? 

Considere o tamanho e a cor de cada azulejo. Se o quarto for pequeno, pense em usar azulegos grandes que darão uma ilusão de espaço adicional, bem como as cores mais claras.

Orçamento: Alguns tipos de pedra requerem mais manutenção do que outros, e são definitivamente mais caras. 

Não se estresse se você não puder pagar pela sua primeira escolha. Pense sobre uma substituição de mármore para Caesarstone (uma placa de superfície feita de quartzo), ou talvez até mesmo travertino (placa de rocha calcária, comum na Itália e Vaticano), para uma escolha com um orçamento mais amigável.

Hoje a homify, vai apresentar uma série de opções de revestimento em pedra natural, e esperamos assim ajudar você com esse tema que pode ser, digamos, um tanto confuso. 

Chique e contemporâneo

A sala de estar, seja ela formal ou casual, vai ser chique e fácil de limpar, se um piso de pedra natural for escolhido como o principal tipo de piso. Pálido e longo em dimensão, a forma e a cor dessas peças deixam o ambiente com um olhar mais arejado e aberto, e ainda acrescenta levemente um toque rústico ao espaço. Para alguns, o piso pode transmitir uma sensação fria e menos acolhedora, porém, felizmente o nosso clima tropical cai muito bem com esse tipo de material. Você pode quebrar a atmosfera fria utilizando texturas de materiais mais quentes no ambiente por exemplo, tapetes e outros acessórios têxteis como mantas almofadas são ideais para acrescentar um requinte.

Cores neutras e naturais

CASA MOVIMENTO: Paredes  por FCM Arquitetura
FCM Arquitetura

CASA MOVIMENTO

FCM Arquitetura

A escolha da FCM Arquitetura para esse espaço foi um piso natural. Contrariamente à sua natureza, piso de pedra natural pode ajudar a adicionar um elemento adicional de cor (mesmo que sutilmente) para um espaço. O brilho proporcionado por este piso acrescenta um ar moderno e caloroso ao ambiente para este espaço de transição. O acabamento polido ajuda a ressaltar  os detalhes de mosaico, fazendo com que este espaço  tenha sensação refrescante. O acabamento em piso de pedra natural é muito importante, o ideal é fazer comparações e contar com uma ajuda especializada para saber qual tipo de piso é ideal para cada ambiente.

Elegância total

CASA MOVIMENTO: Paredes  por FCM Arquitetura
FCM Arquitetura

CASA MOVIMENTO

FCM Arquitetura

Nesta outra imagem vemos como a FCM Arquitetura mais uma vez fez a escolha ideal para o piso de cada espaço. O piso de mármore é elegante gracioso, esse piso nunca decepciona. O mármore é além de um material muito durável muito eficiente para refletir luz natural. Seu tom suave adiciona uma atmosfera elegante ao espaço e permite que o espaço ganhe uma sensação de amplitude.

O mármore é uma pedra fria por isso é ideal para regiões com um clima agradável durante todo o ano. A iluminação embutida no piso eleva ainda mais a sensação de luxo e opulência para essa sala de jantar.

Moderno e minimalista

Um dos espaços mais comuns após o banheiro para instalar azulegos é na cozinha. Nessa casa, em uma região o clima que é perfeitamente adequado para revestimento de pedra. A sensação é de um clima elegante, moderno e super fácil de cuidar. 

A cor mais escura contrasta o ambiente clean e claro da residência. O piso escuro realça o gabinete branco e permite que a superfície seja limpa de um modo rápido e prático. 

A escolha ideal

Você está tendo problemas para decidir entre o tipo de pedra natural? O ideal é você procurar escolher um tipo de piso que vá de acordo com o clima da região local e o tipo de residência que você possui.

Há projetos que buscam uma fusão entre dois tipos de pedra, e outros que priorize uma só como nessa imagem que vemos, criada pela empresa espanhola, Tres Trastos.

Você pode criar mosaicos ou se entregar ao mármore ou travertino. Essas duas opções são ideias para aqueles que buscam projetar ambientes neutros que combinem com qualquer tipo de mobiliário ou decoração.

Procurando mais ideias de piso? Leia aqui.

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/10715/h…

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4235/eleger-o-piso-para-a-sua-cozinha

Você gostou desse artigo? Escreva o seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!