Cozinhas  por Pixcity

Cozinha: revestindo a parede do fogão e da pia!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Em cada cozinha é preciso tomar a decisão sobre o tipo de revestimento que será colocado na parede entre o fogão e a pia, afinal é um espaço comprometido, pois geralmente costuma manchar com muita facilidade por conta dos respingos na hora de cozinhar e também na lavagem dos utensílios.

No livro de ideias de hoje, percorremos divisões distintas e daremos sugestões sobre como tornar cada parede da cozinha mais especial de uma forma interessante, além de explorar outras possibilidades para esse espaço atrás da pia ou fogão. E o grande segredo é escolher um revestimento cujo material seja resistente e fácil de limpar, para que assim a sua cozinha se mantenha impecável.

Cerâmica sempre

Talvez seja a opção mais popular encontrada no mercado, especialmente pela relação custo-benefício, pois oferece uma variedade de estilos, cores e texturas. Aliás, a cerâmica é extremamente prática, porque é de manutenção e limpeza. Porém é preciso tomar certo cuidado com o rejunte, que pode acumular gordura, manchar ou escurecer com o passar do tempo, por isso é necessário sua limpeza diária após cozinhar.

As cores também devem ser consistentes com o estilo de sua cozinha!

Aço inoxidável

Um revestimento moderno e durável é uma folha muito fina de aço inoxidável que pode ser encontrada no modelo fosco ou brilhante. O revestimento de aço é uma alternativa, digamos, muito gourmet, especialmente para restaurante de alta gastronomia, mas nada impede de você ter em sua cozinha.

Esta solução é à prova de umidade, manchas de gordura ou sabão, com a facilidade de limpeza e sem muito esforço.

Mosaico de pedras

Cozinhas modernas por Bolz Licht & Wohnen
Bolz Licht & Wohnen

Wohnküche Tholey

Bolz Licht & Wohnen

Se você faz o gênero rústico, uma parede com mosaicos de pedra pode ser uma boa opção. O problema é na hora de limpar, pois uma vez que se trata de um material poroso e muitas vezes se produzem muitos desníveis (que podem até ser o charme do ambiente).

A elegância da pedra natural é uma bela solução para uma cozinha que só tem esse detalhe como uma parte integrante da sua decoração, especialmente quando, como nesta foto, a pedra é preta com textura suficiente.

Uma parede construída com pedra

Cozinhas  por Pixcity

Nesta cozinha em estilo rústico, toda a parede é construída de pedra, cor natural, neutra e bem feita. É uma parede que tem uma leve textura, mas você pode notar que a pedra ainda é visível. 

Além disso, você também pode inserir algumas cerâmicas sobre o balcão entre a parede de pedra e pia, assim cria um pequeno murinho para colocar alguns potes de temperos ou itens decorativos.

Uma experiência moderna!

Um revestimento que está na moda são as gravuras de vinil, letras, gráficos, desenhos, de modo que você possa colocá-los em sua cozinha, uma ideia interessante é que você pode desenhar, por exemplo, fazer a sua lista do mercado, ou deixar recados para sua família.

Este material pode aderir à parede, além de ser fácil para limpar!

Pastilhas!

O mosaico de pastilhas é um dos revestimentos mais comuns, que podem ser de vidro, cerâmica, metal, fosca, brilhante, acetinada, quadrada, redonda, hexagonal, retangular, em uma só cor, entre outras possibilidades… Ainda temos as cerâmicas que imitam pastilhas, em geral, com preço mais em acessível. 

Você pode ter uma parede já danificada ou desatualizada, o mosaico adesivo é fácil de instalar, então pode obtê-lo em cores diferentes ou combinações de vários tons da mesma tonalidade, assim você renovará sua cozinha rapidamente e sem muito trabalho!

Continue sua leitura: 5 fotos de cozinhas compactas e elegantes

E aí?! O que você achou da solução para revestir sua parede entre o fogão e a pia? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!