Dicas para preparar a mesa da ceia de Natal!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

A ceia de Natal é um dos momentos em família mais aguardados do ano. Este evento deve ter um ambiente cercado de carinho, amor e felicidade, e por isso,pensar em cada detalhe para agradar, trazer uma atmosfera mágica e contagiante para comemorar essa data tão querida. Mas, antes de toda a festa começar, você vai precisar de organização e criatividade para caprichar na decoração da mesa.

Se formos oferecer uma reunião de Natal em casa para a família e amigos, além da decoração do ambiente, devemos também pensar na recepção e na ceia de Natal. Preparar a mesa de refeições, com a decoração adequada,  os pratos que iremos servir, e todos os outros detalhes preciosos para servirmos o melhor para nossa família, e criar esse ambiente mais que especial. 

A decoração da mesa de Natal, deve estar impecável. Assim como a decoração da casa, com enfeites natalinos, vale usar e abusar das cores e criatividade para decorar a mesa da ceia.

Confira nesta artigo, boas dicas e também belas imagens para lhe inspirar a fazer uma bela ceia de Natal.

Uma boa apresentação

Salas de estar clássicas por Jan Constantine
Jan Constantine

Alpine Christmas Cushions, Stockings and Decoration

Jan Constantine

Para organizar a ceia de Natal em casa, deve -se pensar em todos os detalhes mais irrisórios, para poder deixar a noite ainda mais alegre , por isso, compensa perder alguns minutinhos para investir neles.

Natal em casa

O primeiro item da lista de afazeres da ceia de Natal é garantir que a casa esteja contagiada pelo espírito natalino. Acender velas em formatos angelicais, de estrelas ou de árvores, pendurar guirlandas e organizar o presépio são tarefas imprescindíveis para deixar o lar aconchegante e em dia com a data. Um dia antes do jantar de Natal, veja se você já tem tudo o que precisa ou se vale a pena investir em mais algum artigo de decoração. Este ambiente é decorado pela design de interiores Kate B.

Planejando a decoração

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

Com a decoração da casa em dia, é chegada a hora de planejar os pratos e as sobremesas que vão ocupar a mesa de jantar natalina. Normalmente na ceia de Natal, cada membro da família leva a sua receita. Comece a pensar em como vai dispor cada item em meio à decoração da mesa.

Antes de qualquer coisa você precisa pensar no número de convidados, e qual será o local disponível que vai utilizar. Se vai ser em uma sala de jantar, se vai receber na varanda gourmet, se vai receber ao ar livre, assim você vai poder pensar no estilo da sua decoração,  ela tem que combinar com o local escolhido.

Escolhendo as louças

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

A louça da ceia natalina também deve ser escolhida cuidadosamente, pois precisa ser mais sofisticada e elegante do que a usada no dia a dia da família. Tenha cuidados e aposte em detalhes criativos e delicados para garantir uma mesa linda e que chame a atenção dos convidados. 

Detalhes na mesa

Cozinha  por Nicole Phillips England
Nicole Phillips England

Nicole Phillips England launches fabulously festive fine textile products for her Christmas collection

Nicole Phillips England

Para montar uma mesa de Natal convencional e que comporte todos os convidados, aposte nas louças e utensílios nas cores convencionais e mais comuns para esta data, como o dourado e cobre, vermelho, verde e que podem ser combinadas com várias cores. Depois disso, escolha a toalha da mesa para harmonizar com a decoração da mesa, ela poderá ter motivos natalinos, ser rústica, ou simplesmente lisa de uma cor só. Nesta última opção, a toalha cria um efeito de base mais interessante e destaca os objetos e louças da decoração natalina. Como esta mesa de jantar decorada por Nicole Phillips England.
 

Para servir

Cozinha  por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

Prepare a sua cozinha para desenvolver as refeições que você vai servir aos seus convidados, como os pratos típicos do Natal e as tão esperadas sobremesas. Mas antes disso, sirva, bebidas e os petiscos em primeiro lugar, para agradar os convidados. 

Preparando o clima

Salas de jantar  por The Linen Works
The Linen Works

Winter Autumn 2014

The Linen Works

Sabemos bem que a ceia deve ser a grande estrela da mesa natalina, porém decorá-la de um jeito especial dá ainda mais charme à ocasião. Além das louças para servir e das travessas e pratos, lembre-se de adicionar pequenos enfeites, como porta-guardanapos, velas e outros mimos que não ocupem muito espaço. Antes de servir as delícias do jantar, recheie a mesa com petiscos natalinos, como nozes, castanhas, uvas e frutas cristalizadas que saciam o apetite enquanto o principal não vem e ainda dão um charme natural à decoração. Esta mesa é decorada com os produtos de cama e banho da empresa londrina, The Linen Works. 

Celebrando

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

Para montar uma mesa bonita, combine elementos harmônicos e objetos natalinos que possam enriquecer a decoração. Além disso, você pode utilizar mais de uma mesa para a ceia – desta forma, terá espaço suficiente para colocar os aperitivos e pratos principais do jantar. Mas tenha em mente que a decoração da mesa na qual a família vai se sentar deverá ser mais sofisticada.

Manhã de Natal

Sala de jantar  por Sofistike
Sofistike

HAVILAND LIMOGES / Brandebourg Red koleksiyonu

Sofistike

Para estender e continuar celebrando o Natal, ofereça no dia seguinte, um gostoso café da manhã em família. E já que todo mundo vai se sentar à mesa para saborear suas deliciosas receitas, sirva tudo em louças dentro do clima de Natal. Neste ambiente projetado por Sofistike, as xícaras, pratos e bule, estão em sintonia com o temas de Natal, chamando a atenção para uma decoração rica em detalhes e desenvolvida com todo cuidado. 

Clima gostoso

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

Os enfeites dão um toque diferenciado e original à decoração. Você pode as frutas para decorar sua mesa de Natal. Elas podem aparecer em candelabros, potes, copos ou taças. As louças no estilo mais rústico, complementam muito bem em uma mesa mais requintada e cheia de detalhes. Capriche nos detalhes e celebre esta data em grande estilo. 

Gostou das ideias para a ceia de Natal? Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!