Como montar sua biblioteca particular

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma biblioteca é um lugar mágico onde se ganha conhecimento, se desfruta da arte, se descobre culturas. É um lugar onde desenvolvemos nossos talentos intelectuais, nossos valores e nossas opiniões. 

Tão antigas quanto a própria humanidade, as bibliotecas sempre foram espaços de troca e pesquisa, mas por muito tempo foram acessíveis a poucos. Felizmente, nos dias atuais, elas podem fazer parte da vida da maioria das pessoas.

E mais: é possível ter em casa a nossa própria biblioteca, aquela criada com as obras que mais amamos, com as obras que são importantes para o nosso trabalho, com as obras que nos ajudam a ampliar nossos horizontes. 

Para quem adora ler e colecionar livros, uma biblioteca particular é um sonho a se realizar. Um sonho que está ao alcance de qualquer um que disponha de um pequeno espaço onde colocar estantes ou prateleiras.

Para se montar a sua biblioteca particular, é preciso que você identifique na sua casa um cômodo ou área onde possa organizar seus livros em estantes e prateleiras, que receba iluminação natural e artificial adequada, que disponha de janelas e não apresente sinais de mofo ou umidade, e que possa ser decorado e mobiliado no estilo de que mais gostar.

A  seguir, daremos várias dicas para que você possa criar este espaço na sua casa sem grandes esforços ou custos astronômicos. Acompanhe!

Escolha uma área ou cômodo

A primeira coisa a fazer é o inventário dos seus livros. Sabendo quantos volumes você tem, fica mais fácil identificar o espaço necessário para exibi-los. Lembre-se de que, na hora de calcular o tamanho da estante ou o número de prateleiras, você deve prever a futura aquisição de livros ou aqueles que ganhará de presente. Assim, a quantidade de prateleiras e de estantes vai depender do número de livros que você já tem MAIS uma quantidade imaginária relativa aos que serão adquiridos ou ganhos futuramente. Isso porque é preciso que os livros sejam todos expostos e sobre espaço para os novos. Nada pior do que livros amontoados ou escondidos. Quem tem muitos livros pode pensar em acomodá-los em um local exclusivo para eles, como um sótão, um porão, um escritório ou um mezanino. Quem tem menos livros pode dispô-los na sala de estar, em um corredor ou debaixo da escada, o que exigirá um projeto específico. Se os livros são muitos, as estantes são mais recomendadas. Já para poucos livros, algumas prateleiras bastam. Só não resolva ter prateleiras ou estantes para livros no quarto, pois costumam acumular pó e atrair ácaros.

Escolha a mobília no estilo de que mais gosta

As estantes e prateleiras podem ser em diferentes estilos. Uma biblioteca mais clássica pode apresentar estantes em madeira com portas de vidro ou inteiriças. Outra mais moderna pode optar por estantes e prateleiras em ferro e madeira escura, com design arrojado. Para outros, o bonito é ter nichos embutidos diretamente na parede de alvenaria. Enfim, estilos não faltam e devem ser pensados para todo o mobiliário do ambiente. Na biblioteca em estilo rústico da imagem acima, projetada por Idalia Daudt Arquitetura e Design de Interiores, a parede que recebe a biblioteca conta com uma escada deslizante e com armários inferiores para guardar outros itens. O tapete de pele animal confere aconchego ao espaço, que conta com sofá e poltrona confortáveis em tom neutro.

Janelas

Salas de estar modernas por AADD+

É imprescindível que o local escolhido para servir como biblioteca tenha janelas, de preferência amplas, de modo a favorecer a entrada de luz natural e a ventilação. Lembre-se de que, por outro lado, os livros desbotam com a luz solar direta, o que significa que é preciso evitar a incidência dos raios sobre as estantes e prateleiras. A instalação de cortinas é recomendada para uso nos horários em que a luz solar é intensa. Outro motivo pelo qual ter janelas neste espaço é que pode-se ler mais confortavelmente durante o dia, sem a necessidade de fontes de luz artificiais, que são mais cansativas.

Decoração

Salas de estar modernas por xsite architecture LLP
xsite architecture LLP

The Links, Whitley Bay

xsite architecture LLP

Dependendo de onde se encontre a sua biblioteca, a decoração pode ser pensada de forma mais harmoniosa. Se ela fica em um cômodo próprio, é possível ter uma poltrona ou um sofá onde se acomodar durante a leitura. Vale dispor de uma luminária de piso ao lado desses móveis para que a leitura noturna seja mais confortável. Há quem prefira ter o piano nesse ambiente, o que não deixa de ser uma boa ideia. Ou, ainda, uma mesa de estudos ou trabalho e a sua respectiva cadeira. Mas, mesmo espaços menores, como corredores e debaixo da escada, podem contar com quadros, pôsteres e pequenos objetos decorativos. Tente dar a sua cara ao  espaço com coisas importantes para você, como fotografias, estatuetas, colecionáveis, jogos de tabuleiro, lembranças de viagem e cartões postais, por exemplo.

Iluminação

Escritórios  por Zodiac Design
Zodiac Design

The Harry Potter staircase

Zodiac Design

A iluminação artificial da biblioteca precisa ser adequada às suas necessidades. Se você lê muito durante a noite, é importante que as estantes e prateleiras recebam iluminação suficiente para que você possa localizar os títulos que deseja sem dificuldade. E, obviamente, é preciso que a leitura à noite ou em dias escuros seja confortável nesse local. Assim, pode-se encomendar um projeto especial de iluminação para a biblioteca ou usar e abusar de abajures e luminárias de mesa ou de piso a fim de obter visibilidade suficiente para ler e estudar nesse ambiente.

Prateleiras para montar

Uma maneira prática e fácil de se instalar uma biblioteca é lançar mão das prateleiras para montar. Pode-se ir instalando as prateleiras à medida em que se tem novamente necessidade de mais espaço. Elas são encontradas nos mais variados estilos e cores e podem ser colocadas no espaço por você mesmo. Lembre-se apenas de avaliar a resistência delas para não ter surpresas desagradáveis com prateleiras frágeis que não suportam o volume de livros que você pretende pôr nelas. Para outras dicas sobre bibliotecas, leia este artigo

O que é fundamental em uma biblioteca particular?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!