Cozinhas clássicas por Mader Marti Architektur ETH SIA

8 cozinhas modernas para copiar se falta espaço

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

É muito comum a busca por design de cozinhas pequenas, principalmente em apartamentos, onde a distribuição do espaço é muito importante. Para se obter uma cozinha moderna, deve-se enfocar basicamente nos materiais, nas cores e no mobiliário que se escolhe. A decoração contemporânea se caracteriza pela simplicidade, os ambientes iluminados e o toque minimalista.

Uma das coisas mais importantes a ser lembradas em cozinhas pequenas é evitar sobrecarregar o espaço com coisas desnecessárias, pois isso, como é óbvio, reduz consideravelmente a área. O básico já é suficiente para deixar o espaço bonito. As 8 cozinhas modernas que apresentamos a seguir podem inspirá-lo na hora de projetar a sua.

1. Não tenha medo de agregar cores brilhantes

Provavelmente, você já deve ter lido que cozinhas pequenas não combinam com  cores fortes. Mas isso tem muito mais a ver com a sua personalidade do que com o tamanho da cozinha. A maneira correta é criar um contraste entre cores fortes e outras neutras, como na cozinha da imagem acima, em que o branco contrabalança o azul brilhante. De qualquer modo, não é tão problemático quando os tons fortes envolvidos são de cores frias. Com as cores quentes, procure usar apenas uma parede ou a faixa entre os armários superiores e a bancada da pia.

2. Integre a cozinha com a sala de estar ou jantar

O conceito de integração cai muitíssimo bem com cozinhas pequenas. Isso pode ser feito. por exemplo. retirando-se as paredes da cozinha e instalando portas de vidro que permitem a integração com a sala de estar ou jantar e, de quebra, uma maior iluminação desse espaço.

3. Renda-se à tendência do nude

Os tons nude estão marcando presença na decoração de todos os espaços, não apenas na cozinha. De fato, eles são perfeitos para qualquer ambiente, sendo o cinza uma das cores pertencentes a essa gama. Fica maravilhoso em um espaço pequeno e neutro como a cozinha da imagem acima e contrasta muito bem com cores brilhantes em pequenos acessórios e elementos decorativos.

4. Cores, espelhos e luz em ambientes irregulares

Se a forma do espaço não está a seu favor, faça com que ele se adapte a você. Como? Primeiro, com tonalidades claras, de preferência o branco. Segundo, com espelhos, que ajudam a aprofundar o espaço. E terceiro, com iluminação: muita luz natural e várias lâmpadas bem localizadas. 

5. Quando a cozinha está no caminho

Muitas vezes, a distribuição dos espaços podem ser estranhas e pouco convencionais e, nesse caso, o jeito é colocar a imaginação para funcionar. Se, por exemplo, a cozinha fica no caminho para outra área, como um quintal ou uma varanda, deve-se manter o ambiente o mais organizado possível: móveis simples, superfícies limpas e muitos gabinetes para se manter tudo na mais perfeita ordem.

6. Estilo industrial, uma tendência atual

Além de supermoderno, o estilo industrial cria efeitos lindos. Versátil, pode-se combinar móveis bem diferentes, em um conjunto bem orgânico e simples.

7. Uma ilha que serve de bancada de refeições

Casa Ilha das Flores: Cozinhas modernas por Arq. Leonardo Silva
Arq. Leonardo Silva

Casa Ilha das Flores

Arq. Leonardo Silva

Se a cozinha é pequena, é bem provável que o resto da casa também o seja. Com uma ilha separando a cozinha da sala de estar, pode-se ganhar muito  espaço. Mais ainda se a ilha tiver uma bancada para refeições, o que substitui a área de jantar.

8. A modernidade do retrô

E, já que falamos de tendências, o retrô está de volta. Uma boa ideia é misturar móveis mais modernos com peças retrô. Como exemplo, a cozinha acima tem gabinetes com molduras clássicas compondo com mesas de madeira de linhas mais modernas. Para outras dicas sobre cozinhas, leia este artigo.

Qual cozinha cabe no seu espaço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!