Salas de jantar: móveis para cada solução

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Bajo comercial convertido en loft (Terrassa), Egue y Seta Egue y Seta Salas de estar rústicas
Loading admin actions …

Independentemente do estilo decorativo que escolhemos para a nossa sala, há móveis elementares que são transversais a todos as estéticas. O sofá, a mesa de centro, o móvel para a televisão e as mesas de apoio são, porventura, os mais importantes e é essencial escolhê-los com critério. Mas como? Há alguns pontos a ter em conta. 

Pelo menos no que aos móveis chave diz respeito, aconselhamo-lo a investir na qualidade e não na quantidade. Procure peças com materiais sólidos que permaneçam intactas mesmo após as agressões normais do quotidiano. Averigúe a qualidade do material, dos acabamentos e o país de fabrico. 

Procure clássicos e não se deixe inebriar demasiado por tendências. Se o seu objecto é compor uma confortável sala de estar para que a sua família dela usufrua ao longo de anos, prefira peças com uma elegância intemporal que o apaixone e vá de encontro à sua estética pessoal. Pode restaurar e modernizar peças antigas que já não tenham uso em casa dos pais ou que encontre num antiquário ou flea market. Mais que um móvel, são elementos que guardam memórias especiais e que personalizam o seu espaço. 

Está escolhido o mobiliário? Bom, resta-lhe tratar bem dele e seleccionar com critério os produtos que os usa para limpar. 

No artigo de hoje, mostramos-lhe algumas inspirações e estilos diferentes para decorar a sua sala de estar. Veja com atenção e absorva as nossas sugestões. 

Mobiliário clássico na sala de estar

O estilo clássico é intemporal e caracteriza-se por elementos rebuscados e requintados. Usualmente, associamos a estética clássica a tempos idos. No entanto, hoje em dia aplica-se de forma a que não se perca a funcionalidade e o conforto. Cores muito escuras, sofás duros e têxteis pesados já não são opção. Assim, encontramos amiúde uma mescla entre o estilo clássico e o contemporâneo. O resultado consubstancia a essência do primeiro e as virtudes práticas e leves do segundo.

A mistura entre os elementos clássicos e contemporâneos traz equilíbrio à decoração. Esta criação de contrastes é fundamental. Tome a imagem como exemplo. Na construção de um ambiente clássico há móveis fundamentais como os cadeirões, as otomanas de pés trabalhados, as cómodas ou um bonito aparador. No entanto, os sofás escolhidos são simples e confortáveis, a carpete majestosa é num tom claro, assim como os cortinados, a mesa de centro é moderna, mas, por ser espelhada, é refinada tal como o ambiente que a rodeia e as mesas de apoio ao sofá são singelas e envidraçadas, camuflando-se no conjunto e contribuindo para a sua leveza. 

Hoje em dia a decoração clássica já não significa mobiliário desconfortável e ambiente pesado, mas sim requinte aliado ao conforto. É essa reinterpretação do estilo clássico que o traz à actualidade. 

A geometria das formas simples

Nesta sala, proposta da BL Design e Arquitectura de Interiores, a justaposição de formas é evidente e essencial para a organização e aproveitamento de um espaço pequeno.

Repare que os móveis não condizem em termos de cor, estilo ou forma, mas, ainda assim, resultam na perfeição enquanto conjunto. O aparador de laivos retro, com um formato rectangular, empresta à sala personalidade e saudosismo. No entanto, se tivesse ladeado uma mesa também ela em madeira e rectangular, o resultado depressa se tornaria pesado, monótono e repetitivo. A solução? Adicionar uma mesa de jantar redonda, branca e de linhas limpas e minimalistas que devolve à divisão modernidade.

O conjunto entre sofá e mesa de apoio segue a mesma lógica. O sofá é moderno, mas num tom beringela mais denso. Já a mesa de apoio é esguia, branca e redonda. Inspire-se nesta imagem e não tenha medo de fazer da sua sala de estar uma espécie de “mesa de misturas”. É assim que nascem os melhores “sons”.

Frente elegante dos móveis

A elegância é relativa e podemos encontrá-la em qualquer estilo decorativo. Optamos por lhe mostrar um exemplo de uma decoração moderna, de linhas simples e sofisticadas, composta por elementos minimalistas. Neste caso, a frente do móvel é simples e lisa, mantendo a peça com o mínimo de acessórios decorativos possíveis e deixando-a limpa e funcional fazendo assim jus à máxima do menos é mais e deixando que o espaço seja usado apenas pelo essencial.  

Tudo isto não significa que se esteja perante uma decoração e uma peça sem sentido estético e sem interesse. Pelo contrário. Referimo-nos a um tipo de design e de decoração que cria composições através do equilíbrio e da harmonia entre a elegância e sofisticação dos objectos e o espaço vazio. No fundo a ideia passa por reduzir ao máximo a quantidade de objectos e de elementos decorativos destes apostando na qualidade e requinte dos elementos que se tornam donos do espaço. Para além disso, com móveis de superfície lisa e pouco ou nada trabalhada, é muito mais simples conjugar as restantes peças. 

Harmonia em bege

bege é, não raras as vezes, contemplado como uma cor desinteressante e entediante. Quanto a nós, todas as cores – ou quase, pronto – são válidas desde que as saibamos aplicar. Na sala de estar da imagem decorada pela Traço Magenta – Design de Interiores esta tonalidade prevalece. Todavia, o resultado está longe de ser aborrecido. Há elementos modernos que causam impacto como o candeeiro de pé, há tecidos com padrões mais geométricos e divertidos, há o contraste entre eles e as almofadas forradas com um tecido diferente e há, também, um intervalo de uma cor distinta que surge por via da carpete azul. E agora? Ainda acha o bege uma chatice?

Esta sala de estar é, por certo, consensual, não perdendo, por isso, o seu carácter e individualidade. Assim, se se identifica com uma estética mais sóbria, não deixe de a levar para dentro de casa. Mas, não se esqueça do “twist” que torne o todo mais apelativo.

Estilo britânico

homify Salas de estar ecléticas

Conforto, tons suaves, tecidos ricos com padrões floridos ou mascavados por aqui e por ali também e, já agora, não esqueçamos a formalidade. Assim é esta sala de estar londrina, proposta da Amory Brown Ltd., revestida num encantador estilo victoriano, tão típico das aconchegadas casas britânicas. Numa sala assim, imaginamo-nos a bebericar o chá das cinco em amena cavaqueira com a rainha sobre o último episódio de Downton Abbey.

Os sofás são os elementos principais da sala. Há um sofá principal ornamentado com volumosas e convidativas almofadas, um mais pequeno a lembrar um canapé forrado com um tecido com um padrão mascavado e para compor o conjunto não podia faltar uma poltrona, desta vez num tom mais quente a acalentar a atmosfera em que a entrada de luz natural é sublime. Os móveis para arrumação pintam-se em branco e surgem embutidos na parede, desocupando espaço e tornando o ambiente mais leve. A mesa de centro lembra-nos uma peça de Arte Nova pela elegância, carácter majestático e, ainda assim, simplicidade. Uma típica mesa em madeira escura ia pesar no conjunto e esta solução revela sensibilidade e bom gosto.

Se procura para sua casa o conforto e requinte de uma decoração britânica, lembre-se desta fotografia em que os móveis e as cores foram tão bem escolhidos.

Loft espaçoso

loft caracteriza-se por ser um espaço aberto. Não existem, então, paredes a separar as várias áreas. No entanto, por haver necessidade de as delimitar, utiliza-se mobiliário que marque o início de um espaço e o fim de outro. Neste caso, o sofá embutido no desnível fruto de um pormenor arquitectónico evidenciam a existência de uma sala de estar contígua à cozinha. Nesta sala, dispensou-se a existência de um móvel de televisão que, em vez disso, aparece suspensa na parede. 

Repare como a estrutura do sofá surge a partir da própria estrutura da casa, só tendo sido preciso acrescentar almofadas. Uma ideia moderna, imaginativa e, claro está, confortável. Seria assim a sala perfeita para uma sessão de cinema com a família ou os amigos. 

Formas simples, soluções complexas

Os “fazedores” de peças com design contemporâneo contemplam, acima de tudo, a funcionalidade aliada à estética. São cada vez mais as marcas que criam mobiliário que vem resolver problemas práticos do dia-a-dia, tornando as nossas casas mais práticas. Tome como exemplo a mesa de centro que vê na imagem. Bom, na verdade, é mais do que uma mesa de centro. Uma única peça consubstancia duas possibilidades: repousa pés e mesa de apoio. Ter uma mesa de centro toda em tecido é uma ideia elegante, mas pouco prática se quisermos pousar, por exemplo, uma bebida. No entanto, é desconfortável esticarmos os pés para cima da madeira, um material duro e frio. A mesa da imagem vem resolver estas limitações e dispõe de uma parte estofada e de outra, mais fina e em comprimento, em madeira para pousar o que lhe aprouver. Parece-nos uma ideia brilhante para complementar a sua sala de estar! O que acha?

Simplicidade escandinava

O estilo escandinavo está em alta. A sua beleza e funcionalidade não passam despercebidas e são cada vez mais as pessoas que procuram reproduzi-lo. Esta sala é um bom exemplo de como conseguir a estética escandinava em sua casa. A paleta cromática divide-se entre o branco, o cinza frio e a madeira clara. A mesa de centro é tripartida. Decompõe-se em três pequenas mesas redondas com tamanhos distintos e pés em madeira, uma opção simples e agradável para uma sala pequena e minimalista. O móvel de televisão mais não é do que uma palete pintada em branco com rodinhas o que a torna muito prática na medida em que a pode mudar de sítio quando assim se justificar. E com dois simples móveis e um sofá em “L” amplo e confortável se compõe uma sala.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista