Um área para fumantes dentro de um jardim

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Houve um tempo, não muito distante, quando o glamour estava diretamente relacionado à cigarros e em que todos, desde médicos à professores poderiam realizar as suas funções e fumar em sua área de trabalho. Até em aviões, trens e dentre de escritórios o cigarro não era visto como proibido. Hoje,  isso é inconcebível e o tabagismo aos poucos foi perdendo o glamour que tinha na década de 1930.  Cada vez mais lugares precisam inserir uma área distinta para fumantes e fumar em lugares públicos que não sejam abertos tem se tornado uma ofensa. O projeto de hoje é apresentado pelo Leads em Zurique e nos mostra uma área exclusiva para fumantes dentro de um jardim de uma casa de luxo.  

Esse projeto se trata de uma pequena sala em um ambiente tranquilo para as pessoas fumarem sem incomodar os demais moradores da casa, essa ideia é simplesmente incrível!  

Um refúgio para os fumantes dentro de um belo jardim

A ideia, desenvolvida pelos arquitetos da Gianni Botsford, procura criar uma estrutura simples, como um cubo minimalista em que fumantes podem ter seu próprio espaço, sem estarem completamente isolados da bela paisagem. Esta ideia de projetar uma caixa de concreto aberta virada para o jardim, apresenta uma aparência  compacta e até mesmo um pouco pesada. O pavilhão como é chamado por seus criadores  é feito de concreto e possui um formato simples.  

O pavilhão

O ideia de projetar um pavilhão segue um conceito muito simples: Cinco painéis translúcidos concreto pré-moldado, criam uma espécie de cubo aberto em uma de suas faces. Mas o que é exatamente concreto translúcido?

O material

Se você olhar cuidadosamente para cada detalhe, pode perceber que o concreto utilizado, conhecido como concreto translúcido, aparentemente, tem a composição e aparência tradicional, com exceção de um importante detalhe: o concreto é furado. 

Esta é uma das características que o torna completamente diferente. Esse material tem características especiais e embora possa parecer impossível, esse tipo de concreto permite a entrada de luz e ar. Este é um material relativamente novo, e começou a ser mais utilizado em meados de 2001. A Gianni Botsford Architects conseguiram criar um dossel de luz com um material aparentemente tão duro como concreto. Um verdadeiro milagre de engenharia de precisão!

O efeito interior

A escolha deste tipo de concreto para um projeto como este fumódromo não é acidental. Os arquitetos estavam bem cientes das possibilidades que este material poderia oferecer para o projeto: deixar o ambiente idílico e translúcido que permite diferentes efeitos de cores e formas dependendo da luz. O interior deste cubo possui um efeito surreal como um teatro de sombras, à noite as luzes do projetadas de forma natural criam uma sensação de leveza que torna a rugosidade do concreto em um suave tecido. 

Misturando-se com o meio ambiente

Pode um material, como concreto integrado se encaixar perfeitamente em um espaço verde? A resposta, em vista desse projeto é sim. Aqui, o conceito misturar-se com a vegetação.

Recuperar antigos prazeres

Vamos enfrentá-lo: o tabagismo já não está na moda. Mas isso não significa que aqueles que continuam a fazê-lo não possam desfrutar esse hábito e fumar em um lugar apropriado para isso. Este fumódromo não é apenas uma ideia inteligente a serviço da arquitetura e seus recentes avanços em materiais, mas é também uma intervenção paisagística que coloca um contraponto moderno e atemporal em um jardim dos sonhos.

Quer ler mais artigos sobre jardim?Clique aqui. 

Você gostou desse artigo?! Deixe o seu comentário aqui.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!