Paredes  por homify

Paredes decorativas: 10 ideias para separar ambientes com estilo

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Há muitas maneiras de dividir um ambiente de uma casa e saiba que as paredes também podem ser úteis e exercer a função de separar espaços. As paredes decorativas não só adornam, mas funcionam como zonas divisórias, tudo depende de onde ela está localizada e de outros fatores como o tamanho do mobiliário, como é a iluminação, se há prateleiras, etc. 

Neste livro de ideias, vamos mostrar 10 opções para deixar a sua habitação mais organizada. Você vai ver o quão versátil e gratificante pode ser uma reforma como esta! Vamos lá?

1. Parede e piso dos mesmos materiais

Combinar os materiais da parede e do pavimento é uma ideia que unifica ambientes visuais. Neste caso também envolveu outros materiais, como as vigas de madeira que ajudam a moldar uma decoração puramente rústica e o teto alto com luminárias suspensas que dão um toque clássico.

2. Grandes mudanças, pequenas paredes!

Não é necessário ter uma enorme parede para se conseguir a divisão necessária. Em muitas ocasiões, basta marcar de outra forma o limite para enganar a nossa vista. 

No exemplo da imagem, vemos como se usou uma parede fina para separar a sala da cozinha. Desta forma, ambas as áreas mantêm uma conexão visual, mas há um elemento que demarca espaços com propósitos distintos. Em vez de pedra, o que se usou foi um papel de parede que criar a ilusão do material. Uma solução barata e eficaz.

3. Meia parede em vez de uma só

Paredes  por homify
homify

Piedra Segovia tierra

homify

Ao querer marcar limites entre um espaço e outro, corre-se um risco muito comum que é vedar a luz e a ventilação. Ao abrir os espaços, você impedirá que isso aconteça. Uma boa forma para cumprir esse propósito é usar uma meia parede. Um metro de altura pode ser o suficiente. A parede pela metade desta sala ajuda com que luz que entra pela porta também chegue ao núcleo social da casa.

4. Iluminação extra

Ao erguer uma parede como esta, você impede a passagem de luz natural e transforma os espaços em ambientes mais escuros. Mas, se não tem outra opção, complemente o local com iluminação artificial que vai combater a ausência de luz.

5. Paredes com mais de uma função

Salas de estar ecléticas por JR Arquitectos

Também se pode usar uma estrutura com mais de uma função. Esta bela sala de estar, por exemplo, integra uma imponente lareira aberta para dois lados, servindo assim como fonte de calor para ambos os espaços.

6. Com a função de delimitar espaços

Outra das regras fundamentais a seguir quando se trata de erguer uma parede consiste em fazer um estudo da área que irá receber a divisória. Por exemplo, a parede desta sala separa o ambiente do hall de entrada, tornando-a mais resguardada e menos exposta a uma área de circulação. Esta é uma opção muito melhor do que ter uma parede entre a sala de estar e a sala de jantar.

7. No tamanho ideal

Esta é uma ideia que não podíamos deixar de incluir. Sempre achamos que ao erguer uma parede, ela deve se prolongar até encontrar com uma outra parede. Mas, na verdade, você pode interrompê-la e assim abrir o espaço visualmente. Foi o que aconteceu neste projeto em que a uma parede de pedra separa duas áreas distintas.

8. Esquinas e cantos

Perder espaço é outro dos grandes medos quando se tem em mente colocar uma parede no interior da casa, pois a barreira, sabemos de antemão, pode subtrair espaço útil. Mas, ao colocá-la perto de outras paredes de forma a criar uma esquina, você fará com que a redução pareça mais sutil.

Confira outras opções de paredes criativas aqui.

9. Com nichos

Salas de estar modernas por Wowa

Não poderíamos deixar de incluir, o exemplo de uma parede com nichos que separa dois espaços distintos, ao mesmo tempo que garante a conexão visual entre eles. Os nichos podem ser deixados vazios ou podem conter objetos de decoração.

10. Fique atento às dimensões

Prestes a concluir, queremos falar sobre a espessura e a altura melhor para uma parede pois é importante mencionar que não há medidas padrão, mas sim medidas impostas pela arquitetura do espaço.

Gostou das paredes decorativas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!