Salas de estar  por Elena e Francesco Colorni Architetti

Como remodelar uma casa com sucesso?

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Na hora da reforma, muitas são as perguntas que não querem calar: alterar pisos ou tentar preservar os originais? Vale a pena substituir os radiadores? Ou ainda, quebrar as paredes divisórias da cozinha ou mantê-la separada? Estas são apenas algumas das perguntas a serem respondidas quando decidimos renovar a casa. Como muitas das respostas são relativas e não objetivas, hoje vamos explorar sugestões de nossos profissionais arquitetos e obter boas idéias para reestruturar a nossa casa com muito sucesso.

Fique conosco e descubra mais a seguir!

1. O pavimento

A escolha do piso é um passo fundamental ao reformar a casa. Se os originais estão em boas condições, muitas vezes a solução mais simples e conveniente é mante-los, especialmente em um prédio antigo. Os arquitetos e designers de interiores contemporâneos nos ensinam a apreciar cada vez mais, por exemplo, os antigos ladrilhos do início do século. Se mesmo diante desta dica, a preferência for substituir os pisos, o parquet é um acabamento impressionante. Como alternativa, o mercado apresenta ótimos acabamentos com efeito de madeira, como o porcelanato, que tem um preço ótimo e grande qualidade; especialmente para os banheiros, pois resistente bem à umidade.

2. O aquecimento

Pouco comum no Brasil, mas que pode ser encontrado em algumas regiões do país, o sistema de aquecimento muitas vezes pede por uma reforma, e nestas horas pode-se aproveitar a oportunidade para muda-lo completamente. E ainda, se temos a sorte grande de ter uma lareira antiga em casa vale mais a pena restaurá-la ao invés de recuperar os velhos radiadores de zinco, como vemos nesta proposta.

3. A cozinha

E afinal de contas, é melhor ter uma cozinha separada ou não? A verdade é que não há uma resposta definitiva a esta grande questão, já que tudo depende de nossas necessidades e prioridades. Se você realmente não consegue se decidir, opte por uma das grandes tendências dos últimos anos: o painel de vidro! Delimitar o ambiente sem separá-lo é uma idéia prática e inteligente, como vemos aqui no projeto do ANOMIA STUDIO.

4. A iluminação

A iluminação é essencial em qualquer situação, não apenas ao remodelar a casa. O conselho geral é apostar em mais pontos de luz ao invés de apenas um, ainda que poderoso. Desta forma, cria-se um ambiente confortável e funcional.

5. O banheiro

Frequentemente, os banheiros são as áreas mais afetadas em uma remodelação, já que nestas horas pode-se aproveitar a oportunidade para ampliá-lo ou ainda criar um segundo cômodo. Nesta proposta, um pequeno ambiente foi criado para acessar o chuveiro e uma pia foi instalada em ângulo para poupar espaço.

6. As paredes

Às vezes é preciso muito pouco para dar um toque de frescor nos ambientes. Por exemplo, revestir as paredes cores e texturas aconchegantes, como se vê nesta proposta.

7. O mobiliário

Reformas são sempre muito exigentes, tanto em termos de tempo quanto financeiramente. Como consequência, nem sempre é possível apostar em um design renomado. Mas com um pouco de criatividade podemos dar vida a ambientes e torná-los encantadores sem gastar muito: o truque é a combinação de elementos novos e modernos com peças vintage, tendo como base comum uma cor ao invés de um material.

Quer saber como escolher o mobiliário para uma casa pequena? Confira 10 móveis funcionais!

Agora cabe a você deixar um comentário e dizendo que fase da reestruturação surgem mais questões!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!