Antes & Depois: Uma garagem que virou um loft

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Studio OXL com base em Roterdão, na Holanda, foi o responsável por este mega projeto de remodelação. Desta vez o espaço remodelado não foi o tradicional apartamento, mas sim uma garagem que passou de uma oficina à um lindo loft com visual moderno e contemporâneo. 

Ninguém conseguiria imaginar que seria possível transformar esta garagem de um ex-carpinteiro se transformaria em um lindo e luxuoso loft com eficiência energética ecológica. 

O edifício está localizado num bairro tipico e com características  do século 19, com arquitetura austera e de revestimento de tijolos vermelhos o bairro pode ser classificado como um bairro fashion e almejado por muitos. A propriedade possui apenas 30 metros de profundidade foi equipada com um hall de entrada, cozinha, sala de estar e de jantar,corredor de acesso, pátio, escritório, 3 quartos e um banheiro.   Veja a seguir todos os detalhes desse audacioso projeto que desafia as leis da arquitetura. 

Antes: Um garagem escura

  por Studio OxL
Studio OxL

Garage voor de transformatie

Studio OxL

Stúdio OXL é uma empresa de arquitetura que atua a nível nacional e internacional e tem como objetivo acrescentar um toque especial à todos os ambiente do cotidiano que satisfaçam projetos pessoais e corporativos. Eles se preocupam com sustentabilidade em construções de nível técnico.  A imagem que vemos foi tirada durante o início da obra. Observando esta imagem fica difícil compreender a mudança ocorrida. O espaço foi totalmente ampliando e transformado em um espaço iluminado e  funcional. 

Depois: Um loft iluminado

  por Studio OxL
Studio OxL

Loft na verbouwing

Studio OxL

Ao entrar neste apartamento depois após sua renovação, a primeira expressão que se pode ter, é: Woww!!! 

Realmente não há como se ter outro tipo de reação, O espaço interior foi preenchido com mobiliário de muito bom gosto e está irreconhecível, não há nenhuma pista que nos lembre o espaço na foto anterior. Com ambientes modernos e funcionais a característica que mais prevalece é o modernismo. 

O espaço é integrado e não conta com divisórias entre os demais cômodos. A porta  de entrada principal dá acesso ao loft que também poe ser acessado pela garagem. O carro entra literalmente dentro do apartamento e posa como objeto decorativo, provocando um efeito ousado e extravagante na decoração.

Mais iluminado com claraboias

  por Studio OxL
Studio OxL

Loft na verbouwing

Studio OxL

Para tornar o apartamento mais habitável, foi projetado um pequeno pátio interno no centro do espaço, nele foi instalado claraboias com o intuito de iluminar o ambiente com luz natural.  

O pátio divide o apartamento da entre a área privada e a social. A área social contém uma cozinha e sala de estar e o espaço privado abriga o escritório, o banheiro e os quartos. A construção antiga possuía colunas e vigas de betão que foram deixadas intactas para manter o seu carácter industrial e urbano. O traço arquitetônico deixou esse espaço ainda mais original e seleto. 

Amplo e magnífico

  por Studio OxL
Studio OxL

Loft na verbouwing

Studio OxL

A eficiência energética foi um dos focos mais importantes para o proprietário, A residência com 30 metros de profundidade foi inteiramente equipada com sistema de aquecimento e bombas de eficiência energética. As portas de vidro dão acesso ao pátio possui que isolamento em suas paredes e claraboias que refletem raios solares. Essas mudanças resultaram em uma maior sensação de bem estar e conforto. 

Garagem integrada à sala de estar

  por Studio OxL
Studio OxL

Loft na verbouwing

Studio OxL

O aspecto mais importante desse projeto é que o veículo não possui uma garagem própria e é estacionado dentro da sala de estar. O carro de estilo esportivo é elétrico e pode ser carregado em uma tomada dentro da sala de estar. o problema de espaço extra foi eliminado com essa saída super inusitada.  Assim o veículo não só ocupa menos espaço como se transforma em um objeto de decoração. 

A planta do loft

  por Studio OxL
Studio OxL

Plattegrond

Studio OxL

A divisão dos demais cômodos pode ser facilmente  observada com o desenho planta do projeto. A entrada (número 1) e o espaço à sua esquerda é o lugar para o estacionamento, cozinha (número 2), sala de estar (número 3) e corredor (número 4) dá acesso à área privada.  O escritório (número 6 ) e os quartos e banheiro (número 7) ganham acesso através do corredor (número 8 ). 

Quer ler mais sobre projetos como esse? Clique aqui.

Você gostou desse artigo? Escreva o seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!