Terraços  por Design Spirits

12 maneiras para revestir as paredes com pedras decorativas!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Não se pode negar que o uso de pedras decorativas é algo que tem se tornado cada vez mais presente na decoração de interiores. A utilização desse recurso, além de deixar o projeto arquitetônico moderno, ainda contribui para valorizar o seu imóvel no futuro.

Sendo assim, se você pretende renovar ou está em fase de construção, esse o livro de ideias traz dicas de como usar esse artifício em diferentes paredes de sua residência.

Benefícios e como usar pedras decorativas para parede

Casa de serra - Guamiranga CE: Jardins de inverno  por RI Arquitetura
RI Arquitetura

Casa de serra – Guamiranga CE

RI Arquitetura

Com características fortes, como resistência, durabilidade e beleza, as pedras são apreciadas e usadas pelo homem de diversas maneiras. Exemplo, na moda, as pedrarias surgem em joias e peças de vestuário, que têm seu preço valorizado de acordo com o tipo de corte, polimento e raridade da pedra.

Em se tratando da arquitetura não é muito diferente, pois as pedras contribuem com a função estética do ambiente, além de oferecerem maior resistência à parede. Entretanto, para que o resultado fique perfeito, requer profissionais especializados na sua aplicação. Esse é um ponto muito importante a considerar.

Além desse fator, e mesmo oferecendo um alto valor estético para a residência, seja nos muros, na fachada ou em áreas internas, o uso das pedras decorativas deve ser comedido, de modo que apenas uma ou outra parede receba o revestimento.

Se você gosta da ideia de ter uma parede interna da sua casa ou apartamento revestida com algum modelo de pedra natural, mas está na dúvida sobre o cômodo que deve escolher, qual tipo de pedra usar ou se o resultado vai ficar bom, veja a seguir algumas imagens para inspiração.

1. A versatilidade das pedras decorativas

Existem vários modelos de pedras que podem ser utilizadas para decorar as paredes aí na sua casa. Não importa se você gosta de um estilo mais clássico ou moderno, pois uma parede com pedras decorativas combina com quase todo estilo de decoração.

A pedra é uma solução prática, versátil e dará muita personalidade para o seu lar, assim como vê nessa imagem acima, onde foi utilizada uma pedra em tonalidades claras, com cortes em filetes para preencher a parede do hall de entrada. 

2. Pedras decorativas para parede interna de banheiro

As pedras podem ser usadas em qualquer ambiente, inclusive no banheiro. Aliás, o banheiro é um dos melhores ambientes para usar pedras decorativas, já que elas não sofrem com a umidade. Apenas tenha em conta que, se for optar por utilizar algum tipo de pedra no piso, deve escolher um modelo áspero, que seja antiderrapante.

3. Azulejos com aparência de pedras decorativas

Antes de instalar a pedra é preciso seguir alguns cuidados. Caso sua parede seja de Dry Wall, por exemplo, não é recomendável a instalação das pedras, pois é necessário um super reforço devido ao peso do material.

Esse fator também dependerá do tipo e do formato da pedra, afinal, o efeito que se quer alcançar é que determinará qual pedra é mais recomendada e, consequentemente, a preparação adequada da parede.

Se for o caso, você pode substituir o uso de pedra natural por azulejos que tenham aparência de pedra natural. Pode ser a solução ideal caso a sua parede não seja adequada para suportar o peso de pedras.

4. Pedras decorativas para parede de sala

Salas de estar  por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Casa Cuernavaca

kababie arquitectos

Diversas pedras podem ser utilizadas na decoração interna, como mármore, granito, ardósia, seixos, pedra madeira, pedra portuguesa e muitas outras. Também podem ser usadas com diferentes acabamentos e formatos, de acordo com a necessidade e a característica do seu projeto arquitetônico. Sem dúvida, é um elemento que deixa o ambiente com um ar que mistura o rústico e o sofisticado, como ocorreu nessa sala de estar

5. Parede com pedras decorativas em filetes

Janelas   por Ignisterra
Ignisterra

Modelo Córsica

Ignisterra

Quem decide utilizar pedras na decoração pode se assustar um pouco com o alto custo de algumas variedades, porém é importante lembrar que a pedra agrega valor ao imóvel e torna o decor sofisticado.

Além disso, para revestir as paredes é possível usar sobras de pedras, que têm um valor muito inferior, logo você não deixará de ter um ambiente moderno e do seu jeitinho. Uma das formas de fazer isso é utilizando pedras cortadas em filetes irregulares, como nessa imagem acima.

6. Pedras decorativas com corte bruto para banheiro moderno

Esse banheiro recebeu uma parede com visual impressionante. O tamanho das pedras a serem utilizadas é calculado em relação ao espaço oferecido por cada ambiente, na intenção de que o resultado ofereça conforto visual e harmonia. Nesse caso, as pedras maiores e com cortes irregulares criaram um efeito moderno, suavizado pela parede de cimento lisa ao fundo e a bancada de madeira esculpida.

7. Pedras decorativas rústicas em residência campestre

Janelas   por Ignisterra
Ignisterra

Piso de duelas.

Ignisterra

Existem três opções que ficam especialmente bonitas para usar pedras em ambientes internos, que são os cortes canjiquinha, palito e a aplicação em forma de mosaico. Essa escolha irá depender da proposta do seu espaço. Mas como são irregulares e com certo volume, tome o cuidado para que as demais paredes e os elementos decorativos sejam mais neutros, pois a parede de pedras vai se destacar.

8. Papel de parede imitando pedras decorativas

Quartos  por redesign lab
redesign lab

Camera da letto

redesign lab

Quando não é possível instalar pedras naturais e nem quiser passar o trabalho de chamar um azulejista, pode optar pela utilização de um papel de parede com efeito de pedras. É uma solução prática, barata, bonita e que pode fazer por conta própria. Veja como ficou equilibrado o efeito do papel nesse quarto que mistura o rústico com o moderno.

9. Pedras decorativas para paredes de sala

Janelas   por Ignisterra
Ignisterra

Marco de puerta.

Ignisterra

Nesse projeto a pedra é utilizada em forma de filetes em uma parede grande separada por uma porta. Como o ambiente é muito espaçoso e conta com poucos móveis, o resultado ficou ótimo. Quando estiver na dúvida sobre a quantidade de móveis que pode colocar em um cômodo com parede de pedras, comece aos poucos, faça testes, deixe passar alguns dias para ver como se sente e vá adicionando outros, sem pressa.

10. Pedras decorativas nas paredes da escada

Corredores e halls de entrada  por homify

Nesse projeto há apenas dois elementos em evidência, a pedra e a madeira. As cores também são apenas duas, além da tinta branca na alvenaria. Se você gosta de ambientes elegantes e neutros, mas cheios de estilo, esse hall de entrada com certeza é uma ótima inspiração.

11. Parede de entrada com pedras decorativas

A escolha das pedras deve harmonizar com o tamanho do ambiente e os demais elementos. Nesse caso da imagem, a extensa parede de pedras escuras combinou muito bem com a porta de madeira imponente e o estilo dos itens decorativos, considerando também a altura do teto, maior do que o comum.

12. Pedra para parede interna de varanda

Veja como uma parede de pedra também pode ser usada em um espaço pequeno, desde que o equilíbrio entre os elementos permaneça. Investir em matérias-primas naturais é uma forma de harmonizar ainda melhor, como no caso dos móveis em vime. As plantas podem e devem estar presentes para complementar a decoração e oferecer uma sensação de frescor ao ambiente.

Veja também: Fantásticas ideias para cobrir com pedra a fachada da sua casa.

De qual projeto com pedras você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!