Terraços  por Design Spirits

12 maneiras para revestir as paredes com pedras decorativas!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Não podemos negar que o uso de pedras decorativas é algo que tem se tornado cada vez mais presente na decoração de interiores. A utilização desse recurso, além de deixar o projeto arquitetônico moderno, ainda contribui para valorizar o seu imóvel no futuro. No entanto, se você pretende renovar ou está em fase de construção, o livro de ideias de hoje traz dicas de como usar este artifício em diferentes ambientes de sua residência.

Com características fortes, como resistência, durabilidade e beleza, as pedras são apreciadas e usadas pelo homem de diversas maneiras. Exemplo, na moda, as pedrarias surgem em delicadas joias que têm seu preço valorizado de acordo com o tipo de corte, polimento e raridade da pedra etc. Se tratando da arquitetura não é muito diferente, pois elas contribuem com a função estética do ambiente, mas requerem profissionais especializados para sua aplicação.

Mas alerta vermelho: o uso deve ser comedido, de modo que apenas uma ou outra parede receba o revestimento. Se você gostou da ideia de ter uma parede interna da sua casa ou apartamento revestidas com essas graciosas, mas não sabe qual cômodo deve ser aplicado, então separamos algumas imagens que podem ficar de inspiração para quem deseja ter um lar que segue tendências. Vamos conferir!

1. A textura das pedras

Existem vários modelos de pedras que podem ser utilizadas para decorar as paredes aí na sua casa. Não importa se você gosta de coisas mais clássicas ou mais modernas, pois a parede de pedra à vista combina com quase todo estilo de decoração. A pedra é uma solução prática e dará muita personalidade para o seu lar, assim como vemos na imagem. 

2. Pedra no banheiro

As pedras podem ser usadas em qualquer tipo de ambiente, assim como no banheiro. Uma vantagem da pedra é que dispensa a necessidade de produtos específicos e limpeza pesada, que no dia a dia é sem nenhuma complicação: água e sabão neutro.

3. Uma parede de pedra, mas com aparência de azulejo!

Antes de instalar a pedra é preciso seguir alguns passos, mas caso sua parede seja de Dry Wall, não é recomendável, pois é necessário um super reforço devido ao peso do material. E tudo dependerá do tipo e da forma, afinal o efeito que se quer alcançar é que determinará qual pedra e, consequentemente, a preparação adequada da parede. As pedras cortadas em placas, por exemplo, precisam ser aplicadas em paredes rebocadas, pois o efeito é praticamente igual do azulejo. 

4. Diversas tonalidades

Salas de estar ecléticas por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Casa Cuernavaca

kababie arquitectos

Diversas pedras podem ser utilizadas na decoração internas: mármore, granito, ardósia, seixos, pedra madeira, pedra portuguesa etc, sendo que podem ser usadas com diferentes acabamentos e formatos, de acordo com a necessidade e a característica do seu projeto arquitetônico. Sem dúvida é um elemento que sempre deixa o ambiente confortável e modernizado. Uma perfeita sala de estar e com cores em harmonia. 

5. Uma parede toda de pedra

Janelas   por Ignisterra
Ignisterra

Modelo Córsica

Ignisterra

Quem decide escolher pela utilização de pedras na decoração pode se assustar um pouco com o alto custo de algumas variedades, porém é importante lembrar que a pedra agrega valor ao imóvel e torna o decor sofisticado. Além disso, para revestir as paredes é possível usar sobras de pedras, que têm um valor muito inferior, logo você não deixará de ter um ambiente moderno e do seu jeitinho.

6. Um banheiro diferenciado

Que parede impressionante! O tamanho das pedras é calculado em relação ao espaço oferecido por cada ambiente. Além disso, o revestimento funcionou muito bem na parede do banheiro.

Usar pedra decorativa em banheiro também é uma ideia interessante. A dica é optar por cores claras, já que o banheiro costuma ser um espaço menor e a sensação de amplitude é muito bem vinda.

7. Em ambientes internos

Janelas   por Ignisterra
Ignisterra

Piso de duelas.

Ignisterra

Existem três opções para ambientes internos: canjiquinha, palito, filetes ou mosaicos. Essa escolha irá depender da proposta do seu espaço, procure nessas áreas da sua casa por algo mais neutro e de pouco relevo. Apesar de ser um elemento diferente a pedra pode manter o visual muito moderno ou clássico, como mencionamos sempre aqui no homify – tudo dependerá do seu gosto pessoal.

8. O mix de texturas

Quartos  por redesign lab
redesign lab

Camera da letto

redesign lab

O mix de texturas pode ser um projeto muito audacioso, mas se bem trabalhado poderá criar um ambiente com um efeito incrível. O uso da tonalidade cinza combinou perfeitamente com o papel de parede da cabeceira da cama.

9. Uma parede toda de pedra

Janelas   por Ignisterra
Ignisterra

Marco de puerta.

Ignisterra

Aqui encontramos uma parede completamente feita de pedra e com uma grande porta. O efeito é simplesmente original e proporcionou um ambiente único. 

10. Pedras decorativas nas paredes da escada

Corredores e halls de entrada  por homify

Usar pedras nas paredes da escada é uma ótima alternativa, principalmente se o modelo de escada escolhido for de madeira escura.

11. Uma entrada maravilhosa de pedra

A pedra está sempre associada a um estilo de abundância e rústico. No caso acima, a horizontalidade também traz uma profundidade incomum para a entrada alongada. Um detalhe perfeito do aparador escuro! 

12. Uma bela varanda

Aqui está um outro tipo de pedra de diversas tonalidades. Uma opção interessante para uma sala comum da sua casa ou especialmente para aplicar em uma varanda.

Se você procura mais ideias para revestimentos, então continue sua leitura: 15 ideias para revestir as paredes com madeira (que são fabulosas)

E aí?! Está pronto (a) para revestir alguma parede da sua casa? Comente. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!