Casas asiáticas por A3 Ateliê Academia de Arquitectura

Uma casa ecológica que não poupa no conforto

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Bhaskara é uma moradia uni-familiar construída em BTC (blocos de terra comprimida), em Bangalore, na India. O projeto é dos arquitetos do Porto A3 Ateliê Academia de Arquitetura com o gabinete Biome. Este projeto teve como objetivo, segundo os profissionais, o uso de materiais de origem local, design para máxima eficiência em energia, água e outros recursos naturais e técnicas de construção alternativos.  Uma construção que poderia ser em qualquer outra cidade do mundo. Soluções que representam o verdadeiro significado de sustentabilidade sem comprometendo o conforto, uma opção válida também para o Brasil. Vamos explorar, acredite que é possível e o resultado é fantástico.

Uma fachada em blocos de terra comprimida

A primeira vista, esta imagem da obra mostra uma casa ampla com algo de pobre e rudimentar. A verdade é que estamos perante uma casa ecológica super moderna e confortável. O uso de materiais naturais é uma grande vantagem tanto em termos de sustentabilidade quanto de custos. E o aspecto é também agradável e nos remete a uma arquitetura vernacular. O melhor mesmo é ver o que temos para lhe mostrar…  

Veja aqui outras opções para construir casa sustentável.

Projeto

Antes de mostrar os interiores, te apresentamos um desenho do projeto.  É apenas o contorno de um lugar confortável com mobiliário moderno e um ambiente que se mostra bastante agradável. Acredita que este é o tipo de ambientes em uma casa na Índia?!

Sala de estar

Pois é o mesmo tipo de ambiente do desenho anterior que foi criado nos interiores desta casa! As paredes em BTC conferem um charme especial aos interiores. O piso é em madeira e podemos reparar que luminosidade não falta neste espaço, tendo acesso para uma grande janela e ainda provavelmente uma janela superior.  A sala conta com uma ampla televisão e mobiliário confortável, como o sofá e a cadeira que se vê na imagem.

Escadas

A casa tem dois andares e como vemos beneficia de uma relação visual em todos os espaço e a luz invade toda a habitação. Assim criam-se ambientes bastante confortáveis. A escada é em madeira e tem um corrimão no mesmo material com padrões em preto, um registo muito original. Esta zona entre andares não foi menosprezada, possui também um ambiente agradável, estantes para livros e até um belo balanço ao fundo, repare…

Quarto de casal

O quarto de casal é bastante simples, apenas as paredes com o seu charme próprio, cortinas, a cama de casal e um quadro são suficientes para criar um ambiente e proporcionar conforto. Repare como a roupa de cama com flores azuis contrasta com os tons de terra das paredes. Mais um espaço onde luz natural penetra com facilidade.

Uma fachada ecológica e muito especial

A fachada é bastante especial, com um aspecto vernacular e vários elementos decorativos aqui e ali. Como por exemplo as folhas no portão do muro da propriedade. Repare que a casa tem três andares e o térreo inclui espaço ao ar livre coberto para o estacionar o carro. O último andar é um fantástico terraço, perfeito para churrascos!

Gostou deste projeto? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!