15 ideias para iluminar a área externa de sua casa.

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

15 ideias para iluminar a área externa de sua casa: vai ficar sensacional!

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Jardins  por OutSide BCN LED Lighting
Loading admin actions …

A iluminação é uma etapa muito importante no projeto interno e externo de uma casa. Tanto a presença de luz natural como da artificial podem atuar a favor da decoração que você escolheu. Um local bem iluminado será aquele que respeita a entrada de luz natural, mas também recorre à iluminação artificial nos ambientes que precisam de uma ajudinha extra.

Nesse livro de ideias, você vai conferir lindas formas de investir na iluminação exterior das casas. Jardim, fachada, terraço ou varanda, qualquer área ao ar livre pode melhorar com a iluminação adequada. Então, veja a seguir modelos aplicados em projetos realizados pelos paisagistas da homify e depois confira quais são os tipos mais comuns e eficientes de luminárias para área externa.

1. Iluminação de muro externo com jogo de luzes

Nas paredes do terraço ou na fachada da sua casa, pode utilizar arandelas posicionadas estrategicamente para dar um toque muito original e atraente. Elas podem projetar a luz para cima, para baixo ou em ambas as direções, criando um ambiente intimista e moderno.

2. Área de luz com arandelas e lareira externa

Campinas Decor: Jardins  por Lightinox
Lightinox

Campinas Decor

Lightinox

As luzes das arandelas dão um toque refinado aos ambientes, podendo ser feitas de vários materiais. Nessa imagem, pode ver um conjunto de arandelas metalizadas cilíndricas, posicionadas em linha reta. A luz projetada é cálida e combina perfeitamente com a iluminação da agradável lareira.

3. Luz de parede para a entrada da casa

Para iluminar apenas um setor, como nesse caso, a entrada da casa, a iluminação decorativa pode ser direcionada para criar uma atmosfera convidativa ou mesmo de mistério. Use a criatividade para valorizar o desenho e o estilo da casa.

4. Jardim iluminado durante a noite

A iluminação dos jardins deve ser pensada considerando a vegetação existente. Se as árvores são pontos de interesse, a iluminação deve ser direcionada para elas, tal como para as árvores altas e decorativas. Aqui, eles criaram um belo cenário incorporando cor à iluminação dos refletores.

5. Arandelas com luz refletida para baixo

Com as luzes certas nos lugares adequados, o ambiente exterior pode tornar-se muito mais interessante e acolhedor. No caso dessa parede de pedra, a luz das arandelas destacou sua robustez e textura.

6. Luminárias pendentes para o pergolado do jardim

Jardins  por Earth Designs

Dependendo do estilo que queira imprimir ao seu espaço, pode oferecer uma diversidade de sensações. Esse é um exemplo moderno e muito simples de aplicar, que também transmite relaxamento. Veja como apenas as três luminárias pendentes em formato de esfera trouxeram um toque especial ao pergolado todo preto.

7. Área externa com iluminação suave

Jardins  por Aralia
Aralia

Chelsea Creek – copyright St George Plc

Aralia

A iluminação também ajuda a destacar pontos distintos ou áreas de interesse dentro de um ambiente. Nesse projeto de um sensacional terraço, cada elemento conta com uma luz particular: refletores de chão nas plantas, lâmpadas embutidas no piso e detalhes como a luminária sobre a mesa emprestam maior encanto ao ambiente.

8. Iluminação no caminho da entrada

Jardins  por INDICO

Para iluminar o acesso principal da casa, há muitas propostas e desenhos que se adaptam a qualquer estilo. As luzes embutidas, as luzes LED no piso e as lâmpadas a meia altura são todas ótimas possibilidades para decorar e mostrar o caminho com beleza e segurança.

9. Arandelas para iluminar o caminho das escadas

As escadas são uma das áreas que devem estar claramente iluminadas para evitar acidentes. Para esse ambiente exterior, pode-se aplicar uma iluminação de teto e pequenas arandelas ou spots embutidos. Eles adicionam beleza ao visual e garantem uma iluminação eficiente.

10. Luzes de chão refletindo na parede

A iluminação de chão oferece muitas possibilidades para decorar o exterior de sua casa. É a melhor fonte de luz porque pode permanecer oculta. Ao pé das plantas ou dos muros, destacam detalhes do espaço.

11. Refletores para iluminação externa sofisticada

O uso de iluminação de chão combinada com luzes embutidas na parede e no , refletindo luz direta e indireta, é uma ótima ideia de decoração. Essa fachada oferece uma primeira impressão singular e sofisticada.

12. Design moderno e muita iluminação

Aqui pode observar a iluminação estratégica para a fachada de uma casa espetacular. O caminho de entrada, o acesso principal, a área da garagem e alguns detalhes arquitetônicos que foram ressaltados com a iluminação.

13. Um acesso acolhedor para iluminação de piso

A iluminação com pequenas lâmpadas de LED embutidas no piso de madeira complementa o visual da entrada, além de oferecerem a luz necessária para chegar de forma segura à porta. São pequenos detalhes, mas que modificam totalmente a atmosfera.

14. Área de luz na porta de entrada

Não apenas no caminho, a porta também deve ser bem iluminada, pois é o acesso direto à casa. Mas não deixe de utilizar luminárias bonitas e que criem um efeito visual agradável. Já que vai precisar iluminar, que seja com estilo.

15. Iluminação para piscina

Para terminar as ideias, uma linda sugestão de iluminação para piscina. Pode utilizar lâmpadas internas para criar um lindo efeito visual, além de complementar com luzes de piso nas bordas, luminárias pendentes e arandelas para piscina ser ainda mais valorizada.

Qual o melhor refletor para área externa?

Casa no Clube dos Caçadores -BH : Jardins  por Lanza Arquitetos
Lanza Arquitetos

Casa no Clube dos Caçadores -BH

Lanza Arquitetos

Os refletores são apenas um tipo de iluminação para a área externa residencial. Eles são ideais quando possui um jardim com árvores ou plantas que deseja valorizar à noite. Então, o tamanho do refletor deverá ser escolhido de acordo com o tamanho da planta que vai receber a iluminação. Ele geralmente é uma peça de chão, que pode ser embutido tanto no jardim, quanto nos caminhos.

Outros tipos de iluminação para área externa

Além dos refletores, as arandelas são outro modelo muito utilizado. Elas são luminárias para muros exteriores e também paredes, pois ficam fixadas nessa posição. Podem ter uma luz direta ou indireta, com efeitos visuais para cima e para baixo, de acordo com o desenho que deseja criar no muro ou na parede ao utilizá-las.

Embora menos comuns nas áreas de jardins, os pendentes, que são luminárias de teto, também podem ser usados. Como eles possuem uma função mais decorativa, são ideais para iluminar pergolados, gazebos e varandas. Ou seja, áreas destinadas ao uso das pessoas, não apenas de jardim ou quintal. É preciso que haja uma cobertura para pendurá-las.

Por fim, os spots embutidos estão sempre presentes, seja para iluminar caminhos de pedras ou cimentados, ou ainda para iluminação de teto, bem discreta.

Dicas de como economizar com a iluminação externa da casa

De modo geral, prefira sempre utilizar lâmpadas de LED, ainda que sejam coloridas, por conta do custo benefício. São lâmpadas que duram mais tempo e economizam energia.

Outra ideia bem interessante para ter uma iluminação externa bonita e prática é investir em sistemas automatizados. Eles podem exigir um investimento maior para a instalação, mas você vai economizar muito a longo prazo na conta de energia.

Para algumas áreas, pode utilizar sensores de movimento que só vão acender as luzes caso percebam alguma movimentação. E nos locais que deseja manter iluminados a noite toda, use um sistema de programação para acender as luzes ao anoitecer e apagar ao amanhecer.

O que você achou dessas ideias? Deixe sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!