Jardins de inverno modernos por VISMARACORSI ARQUITECTOS

8 ideias com plantas para trazer mais vida para o interior da sua casa

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Todos nós queremos ter plantas dentro de casa, mas nem sempre conseguimos mantê-las lindas e sadias. Pelo contrário, muitas vezes elas se tornam murchas e, em vez de decorar, apenas pioram a imagem do nosso lar. Mas existem algumas dicas que o homify trouxe hoje até você para que elas possam enfeitar e energizar o seu espaço. 

Aproveite para usar a natureza ao seu favor, purificar o ambiente e trazer boas energias para você e sua família. Veja a seguir…

1. Uma ajudinha artificial

Cada planta precisa de uma intensidade de luz diferente: as de clima quente, por exemplo, precisam de luz pontual e intensa. E quando não é possível receber luz natural, pode-se colocá-las sob lâmpadas fluorescentes normais equivalentes a 150 watts de potência. Idealmente, as lâmpadas devem ser suspensas no teto, maiores do que 25 cm e não mais de um metro de distância uma das outras. 

2. Boa luz

Quarto  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Appleby Oak Double Wardrobe with Mirrors

The Cotswold Company

Uma planta que não recebe luz suficiente tem um crescimento limitado e não capaz de alimentar-se corretamente. Isso faz com que não produzam novas folhas e muito menos flores. Se possível coloque-as perto de uma janela, impedindo-as de serem expostas à correntes de ar, porque podem afetar as folhagens. Também não se deve receber luz solar forte ou estar perto de fonte de calor para suas folhas não queimarem.

3. Livre de poeira

Paisagismo de interior  por Greenbop
Greenbop

minigarden Vertikalgartensystem

Greenbop

As folhas das plantas interiores devem ser livres de poeira para que elas possam respirar melhor. Para mantê-las em condições ideais, pode-se passar um pano úmido uma vez por semana nas folhas. É uma tarefa de paciência e altamente recomendada especialmente em plantas de folhas largas que tendem a acumular mais poeira.

4. Substratos

O substrato ou a terra simples do vaso em que a planta está, deve ser solto, arejado e possivelmente exposto sem pedras decorativas. Seu toque deve ser úmido, mas não o suficiente para torná-lo encharcado. Há indicadores de cerâmica que podem ser colocados na terra e que notificam quando a umidade está abaixo do recomendado. 

5. Suculentas: não se cuidam sozinhas

Suculentas como a dessa bacia de suculentas precisam de muita luz, mas não sol direto, pois ele pode queimar algumas variedades dessa planta. Durante os meses mais quentes, precisam de mais água e nutrientes e devem ser regadas uma vez por semana jogando-se água diretamente na terra. Outra alternativa colocar água por baixo, como por exemplo em um pratinho, para que ela seja drenada para a terra. Nos meses frios, as suculentas entram em uma fase dormente e não precisam de muita água. Para descobrir se há essa necessidade, procure ver se o solo está seco e evitar também que se encharque, pois o excesso de umidade pode apodrecer as plantas. 

6. Cacto, uma aposta segura

Os cactos são plantas muito decorativa e também elegantes, além de não necessitarem de muito cuidado. Assim como as suculentas, eles precisam de muita luz e rega uma vez por semana. Tome a precaução de adicionar água somente quando o solo estiver úmido. Só assim evitará que eles apodreçam por excesso de umidade. 

7. Kokedamas: verde à mão

Paisagismo de interior  por ZoeDecco
ZoeDecco

Kokedamas

ZoeDecco

São essas bolas de musgo contendo árvores ou plantas com flores. As kokedamas são fáceis de cultivar e manter, mesmo para aqueles que têm pouco tempo e espaço. Elas podem estar em qualquer ambiente, mas sem receber sol direto. Quando o ar está muito seco e quente, deve-se pulverizar as folhas com água. E se a bola de musgo estiver seca, você precisará mergulhá-la em água por um tempo.

8. Fertilize regularmente

Deve-se adicionar periodicamente adubo ou fertilizante líquido na água de irrigação para as plantas não terem falta de nenhum nutriente. Isto pode ser feito duas vezes por mês, seguindo as instruções do fabricante para cada produto. Para aqueles que procuram uma alternativa natural, você pode adicionar na terra vegetais orgânicos que servem como fertilizantes. Alguns deles são encontrados em pó ou líquido, como casca de ovo, vinagre, casca de banana ou café.

Para mais dicas de como cuidar de suas plantinhas, acesse:

5 passos para iniciar uma horta em casa

Gostou dessas ideias? Então comente aqui sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!