Depois [Living]:   por Andréa Spelzon Interiores

Antes e depois: como a decoração transformou cinco salas

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo nós sabemos como a decoração pode mudar completamente um ambiente. Especialmente a sala, que pode ser considerada o principal cômodo da sala. Muita vez uma decoração antiga e já defasada pede uma grande mudança, para dar uma cara completamente nova ao ambiente.

Muitas vezes, ao trocar apenas alguns itens de decoração, a sala já fica diferente e mais bonita. Mas uma renovação completa, mexendo em cores, piso, móveis e iluminação pode deixar o cômodo lindo, de uma maneira que você nunca imaginou. Veja alguns exemplos:

Simplicidade x sofisticação

Uma sala de estar bastante simples, que contava basicamente com cadeiras e um grande banco estofado em sua decoração – ambos estampados -, se tornou uma sala de jantar super sofisticada.

É até difícil elencar todas as mudanças. O que mais chama a atenção na transformação é a mesa de jantar de vidro, com cadeiras neutras e modernas instaladas a sua volta, mas foram várias as mudanças. Além de acrescentar outros móveis com funções diversas para a sala, pequenos itens de decoração foram responsáveis pela sofisticação que o ambiente ganhou. O piso mais claro também teve papel essencial na transformação.

Antes: ambiente pesado e pequeno

Antes [Living]:   por Andréa Spelzon Interiores

Nesta sala, o sofá vermelho com almofadas, não caía muito bem. Os muitos elementos de madeira escura – como as cadeiras em torno da mesa e a mesinha de centro – acabavam por pesar o ambiente.

A iluminação também desfavorecia: o tom amarelo das luzes, em união com os outros fatores mencionados deixava o ambiente pesado e fazia-o parecer menor.

Depois: amplitude e claridade

Depois [Living]:   por Andréa Spelzon Interiores

Para mudar completamente a sala os arquitetos do escritório Spelzon Lima mudaram as cores principais da sala. O sofá e a mesa de jantar são brancos, inspirando uma base neutra para o ambiente. Os acessórios como almofadas, cadeiras, cortinas e até enfeites dão um toque de modernidade, mas continuam seguindo o padrão em outras cores neutras: preto e bege, dando um tom sóbrio ao local.

A iluminação também fez toda a diferença. Além da sala ter sido completamente invertida, foi adotada uma iluminação branca, além de um espelho e um lustre sofisticado, que junto com a cor, aumentam o ambiente.

Antes: mobiliário muito grande

Antes a sala de estar era dividida por uma estante da sala de jantar. O cômodo já era bonito, mas mal aproveitado. Os grandes sofás e a estante para a televisão ocupavam demais a sala, deixando-a um pouco apertada, apesar de sua grande extensão.

Faltava também personalidade e modernidade nos itens do ambiente, que eram neutros até demais.

Depois: leveza e modernidade

Os arquitetos retiraram o grande móvel que ocupava o meio da sala, e integraram a sala de estar com a de jantar. Para completar a integração e aumentar o ambiente, os pilares foram revestidos com espelhos.

As poltronas grandes foram substituídas por cadeiras: menores, mais delicadas e mais modernas. A mudança da mesa de centro, além de modernidade, trouxe um toque pessoal ao ambiente, que se torna completo com uma delicada flor no meio da sala.

Antes: combinação fora de moda

  por SuMisura
SuMisura

soggiorno prima

SuMisura

Os móveis de madeira escura e o piso frio, também em tons de marrom, deixavam atmosfera da sala pesada e muito ocupada. A cortina era muito antiga e não acrescentava à decoração

Combinar todos os móveis no mesmo tom não é mais uma tendência.

Depois: iluminação é o segredo!

A troca do piso foi essencial para iluminar e até ampliar a sala. Além disso, deixar como cor predominante o branco, em todo o ambiente, até permitiu que alguns móveis da decoração antiga fossem reaproveitados de maneira renovada.

A iluminação também foi completamente modificada neste ambiente. Além de uma grande janela, pequenas lâmpada para iluminação indireta foram instaladas acima de um móvel.

Antes: desorganização e falta de planejamento

Os poucos móveis e itens desta sala estavam mal organizados, sem nenhuma disposição previamente feita. A desordem da sala e falta de elementos decorativos contribuía para o aspecto desleixado do ambiente.

Depois: sutileza e organização

É possível perceber que os arquitetos mantiveram o sofá e cadeiras da sala, mas a renovaram completamente. Uma bela pintura, salientando uma parede de cor diferente – mais clara – valorizou o cômodo. Outro truque que valorizou o local foi a ilumniação. Foi uma escolha muito inteligente aproveitar a luz natural.

Alguns outros móveis foram acrescentados ao local, e o piso foi trocado por um liso e mais claro, dando leveza ao ambiente. Mas percebe-se que a maior transformação foi o planejamento e reorganização da nova sala.

Veja também a incrível renovação de um apartamento dos anos 20

Gostou? Que tal transformar a sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!