Dicas: como ter mais espaço na sua cozinha

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Estar na cozinha é sinônimo de delícias. No aroma, nos temperos, nas receitas e no clima delicioso do espaço. Isto, claro, quando o cômodo oferece espaço o suficiente para que você se sinta muito bem acomodado. Hoje em dia, sabemos que esta não é uma opção frequente. Cada vez mais, as cozinhas estão com tamanhos menores. Isto para acompanhar o restante do espaço, também minúsculo, dos apartamentos urbanos. Imagine você, se uma kitnet já oferece espaços limitados, o quão pequena é a cozinha do apartamento? Bem pequena, você deve saber. 

E para não ficar preso a estas limitações no apartamento, trouxemos hoje algumas dicas que certamente farão toda a diferença na sua cozinha. São truques de decoração que organizam ainda melhor o seu espaço e deixam a cozinha muito mais confortável para garantir horas mais prazerosas no preparo dos alimentos que fazem parte do ritual de afeto com a casa. Afinal, quanto mais resultados deliciosos na cozinha, melhores serão as lembranças do seu lar. 

Neste Livro de Ideias traremos dicas com gavetas, nichos, caixas e todas as formas de deixar sua pequena cozinha com mais espaço. Tudo isto reunindo projetos assinados pelos melhores profissionais do mundo: os profissionais homify. Por isso, venha conosco e se delicie com as opções que trouxemos. Temos certeza que você irá sentir o melhor sabor do seu lar em horas que farão muita diferença na sua rotina. Aproveite!

Como acomodar melhor o espaço

Caso sua cozinha não tenha tamanho o suficiente para acomodar um grande balcão com a distribuição de itens pelo espaço, você poderá optar por outras adaptações que funcionam muito bem. A ilha é uma destas opções. Acomodar o melhor espaço utilizando estes itens que melhoram a organização da cozinha, só enriquece as opções. Por isso, para este projeto, a escolha foi por uma ilha pequena e central com uma torneira de frente para o fogão acoplado em meio ao pequeno balcão. As banquetas pequenas são utilizadas próximas ao balcão, podendo serem recolhidas e aumentando o espaço para a movimentação na cozinha, enquanto que, para a geladeira e armário, a escolha foi por opções planejadas que restringissem ao máximo o espaço destas peças sem que as mesmas perdessem destaque no cômodo. Tudo planejado e muito bem realizado.

Utilizando prateleiras

Bar Gourmet: Cozinhas modernas por Estúdio 102
Estúdio 102

Bar Gourmet

Estúdio 102

Se a sua cozinha é bastante pequena e não oferece muitas opções de espaço para que um bom armário seja acomodado, então você deverá em opções alternativas que irão organizar bem os itens do cômodo. Lembre-se que, mais do que em outros cômodos, a variedade de utensílios utilizados com frequência é muito maior na cozinha. Por isso, uma ótima opção é a acomodação de prateleiras no espaço. Neste projeto do escritório Estúdio 102, de Belo Horizonte (MG), a utilização das prateleiras traz uma organização diversificada para o ambiente, que mistura a exposições dos itens da cozinha com quadros e outras opções decorativas. Tudo feito de uma forma aconchegante e despojada para um ambiente criativo.

Cozinhas pequenas, grandes truques

Cozinhas modernas por a3mais

O segredo para uma boa utilização do espaço pequeno da cozinha, evidentemente, é a forma com que este espaço é aproveitado. Neste projeto, por exemplo, a utilização do branco na maior parte do ambiente facilita a iluminação no ambiente, seja natural ou artificial. O piso laminado traz a combinação perfeita para o espaço, dando uma maior sensação de amplitude. Para a utilização de móveis, a opção foi por um balcão que se estendesse e fosse prático para a utilização como mesa de quatro lugares. O balcão que segue em linhas retas e paralelamente desenhas bem próximas, acomoda gavetas e portas, com a divisão de dois espaços estrategicamente definidos: à esquerda a área para a utilização da pia e, à direita, o espaço abriga o cooktop  e o conjunto de utensílios. Tudo isto, formando uma composição linear, que trabalha com a melhor utilização de cada pequeno espaço através do balcão. Perfeita.

Organizando com gavetas

Cozinhas minimalistas por homify

Uma excelente forma de organizar todos os utensílios da cozinha, é através de gavetas. Isto porque as gavetas são projetadas geralmente para terem uma altura baixa, possibilitando o armazenamento de itens como talheres ou panos de prato. Além da baixa altura das gavetas, o número de espaços para diferentes organizações é muito maior do que, por exemplo, utilizar portas de armários ou outros espaços para acomodar objetos. Na imagem, por exemplo, vemos um armário que apresenta um número muito maior de gavetas do que de portas grandes. Isto otimiza o ambiente e cria soluções que melhor separam os objetos utilizados em uma cozinha pequena.

Armários

Os armários são os principais itens mobiliários de uma cozinha. Muitas pessoas enxergam o móvel, seja em estilo planejado ou modular, como item obrigatório para o lar. Os armários quando utilizados em medidas mais assertivas, dão muito mais funcionalidade ao ambiente e podem trabalhar a organização de todos os itens em um só espaço. Desta forma, mesmo que o espaço físico da cozinha seja pequeno, ao menos em uma das paredes você poderá concentrar a maior parte da atenção quando utilizar o cômodo. Por isso, sempre que possível, não deixe de optar por armários para a sua cozinha.

Nichos

Apartamento Bela Vista 02: Cozinhas modernas por Francisco Humberto Franck
Francisco Humberto Franck

Apartamento Bela Vista 02

Francisco Humberto Franck

Assim como as prateleiras, os nichos são excelentes opções quando a parte suspensa do armário não traz uma disposição que possa ser utilizada da melhor forma. Neste projeto do arquiteto Francisco Humberto Franck, de Porto Alegre (RS), a soma de elementos que organizam o espaço, fazem dos conjuntos presentes o destaque da pequena cozinha. Se, em um lado e utilizado uma parte do armário suspenso e, embaixo, o armário inferior, do outro os nichos trabalham com iluminação e expõem itens que seriam do bar na decoração. Uma forma muito prática e bela de organizar o espaço do lar.

Utilizando caixas

Por fim, como dica para que você tenha mais espaço na sua cozinha pequena, trouxemos a decoração utilizando caixas. Neste projeto das arquitetas Claudia Albertini & Chris Silveira, de São Paulo (SP), a ideia foi a utilização das caixas vermelhas e brancas para acomodar os principais itens da cozinha. Esta opção, traz a vantagem de trabalhar com espaços pré-definidos e simétricos em blocos. Uma forma prática e moderna de decorar o ambiente caprichando na organização.

Qual a ideia que melhor cabe na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!