7 dicas espertas para escolher pisos de banheiro!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O fato de o banheiro ser um dos cômodos mais usados da casa, faz com que a escolha do piso adequado seja um ponto importante de sua decoração. Cada móvel, adereço e peça adicionada neste espaço deve ser extremamente bem avaliada, prezando o melhor aproveitamento deste local. Desta forma, a hora de eleger o piso para banheiro deve-se prestar atenção no que mais se aproxima da sua decoração e o que será mais funcional dentro de sua rotina. Por isso, um banheiro bem cuidado e bem decorado, não vai apenas valorizar o resto da casa, mas também vai fazer com que o morador se sinta mais confortável.

É relevante levar em consideração que o piso, o rodapé, os azulejos e pia devem seguir uma qualidade igual em relação ao revestimento dos outros cômodos. No entanto, é importante que a escolha do piso para o banheiro deve ser feita lembrando que a umidade é sempre presente neste tipo de ambiente devido aos chuveiros, banheiras, torneiras e vasos sanitários. 

As possibilidades para materiais de piso são várias, assim como as cores e formas de instalação delas. Os mais comuns são azulejos de cerâmica, pedra natura, mármore, seixos, concreto e madeira. Escolha o tipo que mais lhe agrada e que mais faça sentido em sua residência. Enfim, faça um ambiente bonito, elegante e personalizado. Aqui, vamos explicar um pouco sobre esses materiais mais comuns para te ajudar a tomar a decisão mais adequada. Confira!

Pedra natural

Banheiro  por Badeloft GmbH
Badeloft GmbH

Freistehende Badewanne BW-01-L aus Mineralguss

Badeloft GmbH

O piso de pedra poderia ser a escolha perfeita para o banheiro devido a sua resistência e a beleza que ele traz para o ambiente. Quase todos os tipos de pedras naturais que estão disponíveis para a escolha não contam com problemas em relação à umidade presente neste tipo de cômodo. Esta, certamente, é uma vantagem deste material. Por outro lado, as pedras naturais podem ser muito frias e podem se tornar escorregadias com o contato com a água. Além destes pontos, a instalação de um piso de pedra natural pode exigir um investimento financeiro justamente por serem materiais extraídos da natureza.

PVC

O piso em PVC é a escolha mais popular para o piso do banheiro no momento. O fato de se conseguir instalar o PVC com uma facilidade é uma grande vantagem. A alta diversidade de estilos e modelos de pisos em PVC é levada em conta também na hora de eleger o piso perfeito para o banheiro. Isso transforma esse tipo de piso em uma das primeiras escolhas com facilidade. O PVC é um tipo de resina sintética, ou seja, ele não é tão agradável ao toque, como madeira ou mármore, por exemplo. Este material não propaga chamas, é versátil e ambientalmente correto, sendo composto de 80% de material reciclado e é reciclável.

Mármore

O mármore é um revestimento caro, porém extremamente elegante. Quando a sua instalação é bem realizada, praticamente não se vê a junção entre uma peça e outra. Além das cores sóbrias, hoje é possível encontrar mármores e granitos coloridos. O mármore é menos resistente que o granito e que o porcelanato. Além disso, ele exige muito mais cuidados na limpeza. Este material pode se lascar e manchar facilmente com gordura ou outros produtos, pois são altamente absorventes, por isso recomenda-se o uso de impermeabilização. Recomenda-se que ao derramar qualquer coisa sobre o mármore, o mesmo seja limpo imediatamente, devido exatamente a sua porosidade. Mármore é um tipo de piso frio muito utilizado em locais de clima tropical, pois ajuda a diminuir a sensação de calor.

Concreto

Apartamento Vila Nova Conceição: Banheiro  por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

A utilização do piso de concreto gera menos resíduo durante a obra. Afinal de contas, para instalar qualquer piso de qualquer material, a base do piso precisa ser feita de qualquer maneira. O piso de concreto queimado não é nada além do próprio contrapiso sem superfície. Esse piso tem alta durabilidade e é bastante resistente. Assim, não é preciso se preocupar com o salto de sapatos emborrachados, com as unhas do cachorro ou até com os pés das cadeiras e mesas. A manutenção dele é bem fácil. Normalmente, passa-se uma cera líquida a cada 5 meses, mais ou menos. No dia-a-dia, água com algum detergente neutro é o suficiente para limpar e deixar o material bonito.

Azulejo de cerâmica

Neste banheiro projetado pela  arquiteta Anaíne Vieira Pitchon, encontramos um ambiente elegante e belo, marcando por um piso de azulejo cheio de charme. Os pisos de azulejo em cerâmica são clássicos, bonitos e atemporais. Os azulejos de cerâmica são a melhor opção, se deseja um piso barato, consistente e resistente para o banheiro. Por ser sólido, com uma textura interessante e também à prova d’água, a cerâmica é uma ótima opção para a compra. Por não ser tão cara, é possível pensar e planejar mosaicos nos pisos de cerâmica ou mesmo adquirir dois tipos diferentes para o cômodo, criando um estilo misturado e divertido. Outra vantagem, é que os pisos de cerâmica podem ser encontrados em qualquer loja de construção e revestimento.

Seixos

Os seixos são, basicamente, pedaços de pedras que seguem formatos diversos e podem ser utilizados para fins de construção e decoração. Quando os seixos são utilizados para revestir pisos de banheiros, estes materiais pode ser assentados manualmente. De maneira que fiquem soltos sobre a argamassa, ou então podem ser comprados em telas, o que torna a instalação mais rápida. A limpeza deste modelo de piso é fácil, mas para que esse tipo de pedra tenha uma boa vida útil, é necessário que ela seja preenchida com massa, caso contrário podem soltar-se com facilidade.

Madeira sólida

Banheiro  por studioviro
studioviro

​render fotorealistico box doccia

studioviro

A madeira sólida é uma boa opção para revestir o piso do banheiro. No entanto, este material pode ter alguns problemas referentes  ao excesso de umidade característico desses ambientes. A madeira sólida, por outro lado, pode auxiliar bastante na decoração do banheiro. Além disso, a madeira ajuda a deixar o chão morno, evitando assim alguns desconfortos de temperatura no inverno. Na hora de instalar a madeira no ambiente, avalie a presença qualquer tipo de espaço entre elas. Desta forma, vai ser mais difícil de a umidade se acumular nos vãos do piso. Caso se interesse por mais dicas sobre a decoração de banheiros, acesse 8 dicas para embelezar o banheiro.

Qual destes modelos de piso tem mais a ver com a decoração da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!