SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casas com concreto aparente

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

A moda do concreto aparente está cada vez mais em evidência, o que antes era uma caraterística considerada feia e como falta de acabamento, hoje, é recebido como um novo conceito de textura e design na arquitetura e decoração. 

O concreto exposto ou aparente como é também conhecido foi ganhando notoriedade ao longo dos tempos. Antes ele era mais predominante para edifícios comerciais, hoje, tem sido empregado em obras privadas de residências e apartamentos.  O concreto aparente em sua versão crua produz um efeito artístico que vem seduzindo cada vez mais o mundo da arquitetura.

A sua versatilidade e característica crua e autêntica tem  chamado atenção para dentro dos projetos residenciais. Em alguns projetos a presença do concreto é sútil e discreta como uma coluna ou em uma parede, em outras ele já aparace mais predominante como no teto, em pisos e em mais de uma parede.

O novo conceito que abraça o concreto como um efeito primordial tem designado cada vez mais o estilo industrial no qual muita vezes o concreto e o cimento são as principais estrelas. Até mesmo peças de mobílias estão sendo adaptadas com partes em concreto como cabeceiras de cama, mesas, cadeiras, painéis e estantes para livros. 

Betão dentro e fora

VIsta externa.: Casas  por Humberto Hermeto
Humberto Hermeto

VIsta externa.

Humberto Hermeto

O concreto aparente é composto por um conjunto de materiais como cimento, areia, pedra, água e outros componentes. O seu maior valor é que o cimento é resistente à ações do tempo, porém para um concreto duradouro e com bonito acabamento o ideal é saber o melhor tipo de cimento para diferentes estruturas. 

O arquiteto Humberto Hermeto adotou o betão como sua referência para este projeto. O concreto aparente está por toda a parte dentro e fora da residência. O resultado é grandioso! O formato reto e sem linhas sinuosas, são características marcantes de uma arquitetura moderna e contemporânea que explora elementos frios e design sóbrio. 

O interior da Casa Je, como foi chamada pelo arquiteto Humberto Hermeto, nos revela como o concreto exposto pode ser interessante e elegante. Sua atmosfera sólida e exuberante reflete-se em casa ângulo desta residência. 

Alternando elementos

O arquiteto Fabrício Roncca se entregou as características destemida do estilo industrial para projetar o que ele chama de Casa Pinball. Com inspiração nos lofts americanos no bairro de Soho em Nova York e com referências de arquitetura da  Escola Paulista, Fabrício Roncca deu uma nova perspectiva para esta residência.  Com concreto aparente em diversas divisões da casa, os elementos urbanos de lofts americanos se mesclam com aspectos de uma arquitetura brasileira. A combinação entre o cimento e a parede de tijolos torna o ambiente ainda mais interessante e espetacular. 

Acabamento do concreto

Como falamos o concreto exposto precisa de um certo cuidado para manter sua característica mais forte intacta: a frieza! Técnicas como a plasticidade, ou a aplicação de resina ou cera permite que o concreto fique bonito e com uma aparência cuidada por muito mais tempo. O ateliê de arquitetura 1:1 Arquitetura: Design, mostrou como o concreto liso e cuidado pode ser implementado de maneira sútil e elegante. O projeto da Box House, além de ser um inovar um novo conceito de moradia ele também possui referências modernistas que deixam o espaço simples porém ao mesmo tempo elegante. 

Nesta imagem do exterior da Box House, vemos como o cimento tratado no interior da casa possui uma aspecto e textura diferente do exterior. A sua beleza se dá justamente pela sua expressão severa e rígida. 

Concreto aparente na sala de estar

Maranhão: Casas  por FCstudio
FCstudio

Maranhão

FCstudio

Outro exemplo contemporâneo é essa forma inovadora de aplicar o concreto exposto dentro de casa intercalando com o acabamento convencional. O arquiteto Flávio Castro fundador da FCstudio, foi o responsável pela renovação do Apartamento Maranhão. Esse projetou provou ser um desafio de sucesso, devido ao resultado renovação; o que antes era um apartamento convencional, se transformou em um espaço moderno e amplo com um toque retrô e industrial.

Maranhão: Casas  por FCstudio
FCstudio

Maranhão

FCstudio

Aqui é uma outra imagem do Apartamento Maranhão, como podemos observar as vigas originais foram expostas e agora são apresentadas em seu estado original. Os ambientes foram amplificados deixando o apartamento mais iluminado. Os materiais predominantes foram o concreto, a madeira e o aço cortén. Prateleiras de concreto também foram construídas para substituir estantes convencionais, onde normalmente livros e televisão e outros ornamentos são exibidos. 

Você gostou desse artigo? Escreva aqui o seu comentário.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!