8 tapetes e sua forte presença nos ambientes!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Tapetes sempre são sinônimo de conforto e elegância para um ambiente. Existem muitos tipos, tamanhos, formas e utilidades. Podem estar na sala, no quarto, cozinha, na estrada da casa ou até mesmo no banheiro. Seja apenas por questão estética, para proteger o piso de arranhões, para evitar o contato direto com o chão gelado ou para limpar os pés, os tapetes quase invariavelmente estão ao nosso redor em ambientes internos. Mas um deles merece especial atenção por uma série de motivos: o tapete de sisal. Este é um material que pode ser natural ou sintético (sendo que o sintético é o mais indicado para ambientes externos, como varandas, áreas de churrasqueira ou quintal). Ele pode ser trançado de infinitas maneiras e formam padrões extremamente belos, o que os leva a ser utilizado como um elemento estético de grande poder que também confere conforto para os pés descalços que o pisam. 

Mostraremos agora diferentes utilizações para oito tipos de tapete de sisal. Deixe-se envolver pelas tramas destes tapetes!

Composição rústica

O trançado do tapete de sisal desta sala cria espaçamentos entre os fios e permitem que variações de luz existam em seus sulcos, fazendo com que ele adquira relevo e este relevo tome uma aparência rústica. Aí então ele se torna perfeito para este espaço. A madeira no forro e os móveis em tonalidades escuras acentuam este caráter e entram em harmonia com o tapete.

Calor ao lado da fonte de calor

A maioria dos tapetes tem uma característica muito interessante: nos conferem uma sensação de conforto e calor que poucos objetos dentro de uma casa podem reproduzir da mesma maneira. Sendo assim, porque não posiciona-lo defronte a uma lareira que mistura forma contemporânea com alimentação do fogo a moda antiga? É isto que é feito nessa sala e o calor pode ser sentido só de olhar a imagem.

Como um carpete

Substituir o piso comum pode também ser uma utilidade do tapete de sisal. O conforto que ele proporciona aos pés descalços e o aconchego de tê-lo por um ambiente inteiro só deve ser colocada na balança quando pensado na questão de pessoas alérgicas a certos tipos de materiais, ácaros e a própria propriedade do sisal de acumular sujeira em seus espaçamentos, o que com certeza irá exigir uma manutenção periódica mais frequente do que um piso comum.

Quadro ou tapete?

Sala de jantar  por Mundoalfombra
Mundoalfombra

Alfombra de fibra de sisal. Modelo Menorca.

Mundoalfombra

Tal qual um quadro deixado no chão este tapete de sisal pode ser considerado um adorno cada casa, um objeto de decoração no qual chega a dar pena pisar em cima tamanha é a sua beleza simples e graça com que compõe o ambiente. Sua borda pode ser feita de algum tecido contínuo grosso ou mesmo lonas maleáveis.

Elegância em harmonia

Nesta sala o tapete de sisal não trabalha sozinho. Talvez ele até não fosse grande coisa sem os móveis a sua volta ou mesmo sem a sábia composição executada pela Dupla Arquitetura Estratégica, Mas com a disposição dos móveis jogando a favor, suas cores e texturas, o tapete de sisal ganha vida e se estabelece como a base de um pequeno microcosmos de convivência social nesta arejada sala de estar.

Camuflado

Os tons bege ou próximos do marrom em que costumamos ver os tapetes de sisal são ideias para compor um ambiente sóbrio e cheio de classe. Ele não precisa aparecer. Ele não precisa se destacar nem emergir diante dos olhos como o principal atrativo da sala. Ele apenas executa seu papel de unificador dos outros elementos. Tente imaginar a sala acima sem o tapete e perceba o quão vazia ela ficaria e quão soltos e sem ligação seus móveis ficariam.

Contraste com o piso, harmonia com o mobiliário

O tate de sisal, discreto por si só, nem sempre precisa ficar escondido dos olhos, mesmo não se destacando acima dos outros elementos do ambiente, como dito na imagem acima. Entretanto, os tons dos revestimentos de uma sala podem fazer com que ele possua um mínimo de destaque. Mas deve-se levar em consideração a necessidade dele estar em harmonia com os outros móveis, do contrário esse pequeno destaque de nada servirá.

Em cascata

Corredores e halls de entrada  por Sisal & Seagrass
Sisal & Seagrass

Sisal Babylon Bark

Sisal & Seagrass

Vimos diversos exemplos até agora do tapete de sisal sendo usado em ambientes retilíneos, onde ele normalmente cumpria um papel de organizador dos objetos ao seu redor. Na imagem acima, entretanto, nota-se um tapete de sisal que desce uma escada. Os efeitos de luz e sombra nos degraus que ele cobre acabam por proporcionar um interessante efeito de luz e sombra e sua coloração puxada para um marrom mais escuro faz com que pareça uma cascata caindo sobre a escada alva.

Gostou destes tapetes? Continue a se surpreender lendo este artigo.

Se encantou com estes lindos tapetes? Deixe aqui sua opinião sobre esse material surpreendente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!