12 conselhos práticos para ter a melhor cozinha de todas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Our Kitchens, Harvey Jones Kitchens Harvey Jones Kitchens Cozinhas clássicas
Loading admin actions …

As pessoas que usam a cozinha numa base diária tendem a adaptá-la às suas conveniências pessoais. Não obstante a cozinha ser usada para a preparação de alimentos por uma ou mais pessoas, é sempre prático manter os essenciais à mão de semear. Os designers e arquitectos registados na homify percebem que cada cozinha traz os seus desafios em termos de espaço, distribuição e orçamento, criando, por isso, espaços práticos capazes de acomodar tudo o que é preciso.

Neste livro de ideias, deixar-lhe-emos doze propostas que, estamos certos, tornariam a sua cozinha mais funcional. Vamos ver quais são?

1. Espaço de balcão adicional

Balcão muito pequeno? Eis uma solução prática para beneficiar de um espaço adicional que parece uma gaveta larga, mas é, na verdade, uma prateleira que pode ser usada enquanto extensão do balcão. Pode mandá-la construir por medida para satisfazer as suas necessidades em detalhe.

2. Secção de armazenamento por baixo da ilha

Incluir uma ilha central na cozinha serve múltiplos propósitos pois pode ser usada como espaço adicional de preparação de alimentos e também como superfície para refeições informais. Para além disso, é sempre bem-vindo uma área de arrumação suplementar, uma vez que ajuda o utilizador a manter a ordem. 

3. Design industrial para armazenamento extra

Mediterranean Style Rencraft Cozinhas mediterrâneas Madeira Efeito de madeira

Se é um amante do estilo industrial, então este utensílio desenhado para se usar suspenso no tecto da cozinha, poderá ser aquilo de que precisa. Com uma estética muito simples e apelativa, é usado para pendurar tachos e caçarolas que acabam por criar um conjunto decorativo típico das cozinhas rústicas.

4. Prateleiras deslizantes

Os objectos arrumados nas prateleiras normais de cozinha tendem a ficar esquecidos, no fundo, sendo difíceis de tirar para serem usados. Uma solução prática para este problema é criar prateleiras deslizantes que permitam fácil acesso. Como pode ver, estas prateleiras são fáceis de limpar e de manter já que são feitas em aço inoxidável.

5. Recipientes e cestos que poupam espaço

Numa cozinha com espaço de armazenamento limitado, privilegie designs que possam acomodar mais recipientes do que os armários tradicionais. Criar compartimentos permite-nos agrupar os objectos que têm tamanhos similares, tornando o dia-a-dia na cozinha muito mais prático. 

6. Espaço de armazenamento estreito para a parede

As paredes vazias numa cozinha podem ser usadas para a colocação de uma estante estreita, ideal para arrumar condimentos e livros de cozinha, entre outras coisas. Inspire-se na estreita estrutura que vê na imagem e ocupe uma zona útil, outrora deixada vazia. 

7. Armários luminosos para copos e bebidas

Os vidros em muito ganham quando bem iluminados. Se tem uma colecção de copos bonitos, por exemplo, pode mantê-la num armário com um interior organizado com luzes LED, por exemplo. Com esta ideia, vai, com certeza, ouvir alguns comentários agradáveis a respeito da sua criatividade. Preparado para ter o mini-bar mais giro da vizinhança? 

8. Barra minimalista

Não seria extremamente conveniente ter apenas que pegar num tacho ou numa panela suspensos numa barra sobre o balcão e pousá-lo em cima do fogão? A barra que vê na imagem é complementada com ganchos. Esta ideia é comum em cozinhas profissionais de restaurantes e em bares tipo pub. Quando se tem pouco espaço, faz sentido poupar a área do chão e aproveitar a altura.

9. Portas de armários funcionais

Este armário tipo despensa é uma das soluções de armazenamento para cozinha mais bem pensadas, seja para a arrumação de especiarias, condimentos, compotas, molhos, sumos, cereais, entre outros. As portas contêm prateleiras bem desenhadas com barreiras de madeira para acondicionar os condimentos. Com um armário assim, não precisaria de andar pela cozinha em busca de pequenos objectos perdidos algures. 

10. Prateleiras e armários grandes

Uma cozinha livre de desarrumação precisa de ter bons espaços de armazenamento. Se tem um longo balcão que raramente usa, então, é melhor fechar a área, colocar portas e criar um espaço de arrumação como o que se vê na imagem com prateleiras abertas. 

11. Inspiração esférica

Decore a cozinha com objectos modernos para a encher de estilo. Quem cozinha todos os dias tem necessidade de, de quanto em vez, transformar e embelezar a área de serviço. Pode-se mudar uma torneira, comprar frascos novos para os condimentos, entre outras coisas.

12. Quadro em ardósia

Decorativos e extremamente funcionais. Use um quadro em ardósia para deixar recados para a sua família, fazer uma lista de compras ou, pura e simplesmente, para escrever uma frase que o inspire.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista