Como deixar sua sala mais aconchegante

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Transformar uma sala de estar em um recinto aconchegante e confortável não é privilégio apenas de pessoas que possuam um espaço generoso e com um orçamento alto para investir na decoração. Mesmo morando em uma casa ou apartamento com pouca área, pode-se transformar o ambiente e trazer a ele mais personalidade, comodidade e uma estética que exale tranquilidade.

Uma sala de estar agradável pode proporcionar bons momentos em família e amigos, passando horas em um ambiente relaxante. Algumas soluções e dicas podem te ajudar a construir uma composição de tirar o fôlego. Desta forma, poderá transformar sua sala de estar em um cômodo onde você não vai mais querer sair!

Seja inverno ou verão, uma sala aconchegante é tudo de bom, porém, para não deixar o ambiente tão carregado, é preciso compor o espaço para que os objetos escolhidos se combinem entre si e tragam um ótimo visual.

Uma lareira

A adição de lareiras nas salas de estar são ótimas opções para trazer uma estética mais aconchegante. As lareiras trazem calor e uma aparência íntima no ambiente. Principalmente, nos meses frios de inverno. Elas são responsáveis por dar um toque mais personalizado que um simples ar condicionado. No entanto, se não há uma lareira na sua residência, não deixe de contatar um profissional para que ele possa estudar sua residência e perceber se o projeto de uma lareira é viável ou não. O ambiente ganha outra cara com a presença das lareiras. O resultado é um local charmoso e bem climatizado.

Sofá confortável

Sala de estar  por homify
homify

Sofá Olinda

homify

O sofá, sem a menor duvida, é um móvel indispensável das salas de estar. Mas, não basta apenas ser bonito, o sofá também precisa ser confortável. Aposte nos móveis com tecidos macios, que passam a sensação de abraço. O sofá eleito para decorar a sala de estar aconchegante tem que ser proporcional ao tamanho da sua sala, se ela for pequena, não tente colocar um sofá muito grande que ocupe todo o espaço e atrapalhe o trânsito. Pode-se também investir em poltronas, bancos e puffs. Tudo isso depende do espaço que se tem para planejar a decoração e do décor que sua casa segue. Em relação à cor e tipo de estofado, ele deve que ser do agrado do morador da casa. Pode-se adicionar um sofá preto ou de cor neutra, mas ele deve combinar com o modelo da casa e da sala.

Cores quentes

As cores também têm a capacidade de auxiliar qualquer decoração a se tornar mais aconchegante. As cores mais quentes dão um aspecto de mais conforto. Além disso, a adição de elementos naturais como a madeira, passam a sensação de acolhimento. Cores fortes e marcantes sempre alegram o ambiente, mas misturar muitas pode atrapalhar a decoração. Aposte em um tom predominante e brinque com as tonalidades nos objetos de decoração. É essa personalidade que deve ser respirada ao entrar no ambiente deste cômodo, através das cores, acessórios, ideias e estilos que reflitam a nossa maneira de viver.

Plantas para enfeitar

O uso de plantas nas salas de estar trazem um resgate a natureza que pode ser muito charmoso para o visual do ambiente. Elas auxiliam trazendo um clima íntimo e reservado. Uma das plantas mais usadas em ambientes internos, a Zamioculca continua bonita mesmo quando não recebe os cuidados adequados. Precisa ser regada somente uma vez por semana e fica bem tanto em ambientes com luz, mas é bom evitar sol direto, que pode queimar suas folhas. Pode-se adicionar um vaso com suculentas, plantas que armazenam água nas folhas e caules, que têm o formato parecido com o de uma rosa. São muito usadas para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos.

Tecidos e texturas

APARTAMENTO DE UM JOVEM CASAL: Sala de estar  por Dani Santos Arquitetura
Dani Santos Arquitetura

APARTAMENTO DE UM JOVEM CASAL

Dani Santos Arquitetura

Nesta sala de estar bela projetada pela arquiteta Dani Santos, as almofadas e estofados em geral aparecem em peso, trazendo um clima caloroso para o ambiente. As almofadas são uma boa saída para quem quer deixar o ambiente mais gostoso de ficar. Elas podem ser coloridas, mais sóbrias, dependendo de seu estilo de decoração. Elas devem compor o ambiente e estar igual ao resto da decoração. Não coloque almofadas de uma cor e todos os outros itens de outras cores. As mantas e tapetes também deixam a sala muito aconchegante. Então, aposte nas combinações de estampas e grafismos. Se a sala possui piso de madeira, os tapetes são uma boa aposta para aquecer o local no inverno. 

Decoração

Após a escolha um sofá confortável e do conjunto de almofadas grandes e confeccionadas em tecidos aconchegantes,  adicione uma mesa de centro robusta na decoração de sua sala de estar confortável. Escolha aquelas que sirvam de apoio de bebidas e alimentos, mas que também sejam boas para esticar as pernas. Para completar, escolha um tapete que combine com a decoração. Escolha um tom mais neutro que assim não tem como errar. Na hora que for a loja comprar, leve as medidas para não correr o risco de errar, quando for medir o lugar do tapete conte pelo menos dois dedos para baixo de cada móvel e sofá, quanto maior for o tapete melhor. Para dicas sobre como deixar o ambiente agradável e aquecido com tapetes, confira O conforto e o charme do tapete belga.

Velas

Descanso na cidade: Salas de estar modernas por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Descanso na cidade

ArchDesign STUDIO

Luz, muita luz! Adicione belas velas e instale luminárias, com jogos de luz dependendo da situação do momento. Uma decoração de mesa de centro não está completa se não tiver velas. Elas proporcionam charme e aquecem o ambiente, tornando a sala de estar em um espaço repleto de conforto. A versatilidade das velas permite que estas sejam incorporadas das maneiras mais diversas e criativas. Elas podem aparecer em um tabuleiro ou dentro de um cesto. Alguns suportes para velas podem contar com detalhes interessantes que trazem beleza e estilo para o ambiente.

Sua sala de estar precisa de um toque de conforto? Quais destas dicas você adotaria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!