Antes & Depois: Como transformar 37m² em um lindo loft

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Continuando a nossa série de antes e depois e buscando revelar projetos reais que inspiram todos nós que sofremos problemas de reformas em nossa casa. Hoje nós iremos mostrar tudo sobre a belíssima transformação de um espaço de 37 metros quadrados na região de Córsega na Espanha em um loft super elegante e moderno.
O que mais chama a atenção nesse projeto é o seu tamanho: pequenas dimensões delimitam uma área de apenas 37 metros quadrados, com uma altura de 3 metros e 40 curiosamente este apartamento oferece infinitas opções para atender às necessidades de seus habitantes. No entanto, antes da reforma, a situação era muito diferente: o jovem casal de proprietários não tinham uma distribuição ideal de espaços. O interior era desproporcional e portanto não poderia ser bem utilizado. O que adianta ter uma cozinha grande, se não há espaço sobrando na sala de estar?

O atelier de arquitetura RNB, foi o autor deste projeto, a jogada de sucesso para este projeto foi investir em criar coloridos que transformaram esta pequena área em um loft urbano completo.

Antes e depois: a cozinha

  por Atelier RnB
Atelier RnB

La cuisine avant et après

Atelier RnB

Antes da reforma, a cozinha era um espaço fechado que ocupava o banheiro e quase metade de todo o apartamento. O seu tamanho desproporcional não era a sua única falha. Nós vemos na imagem à esquerda como o seu design, materiais e acabamentos foram substituídos: antes havia apenas uma bancada mal conservadas em forma de L. A reforma ampliou o espaço e permitiu a construção de uma cozinha mais ampla com uma sala de jantar e de estar. Agora, há um longo balcão em uma parede que oferece uma área maior para cozinhar. Agora a cozinha possui um completo gabinete com vários compartimentos para armazenamentos de alimentos e utensílios domésticos, cumprindo um dos pedidos dos proprietários. O uso da atraente cor vermelha neste caso, não foi só utilizado para quebrar a homogeneidade do ambiente mas também para ajudar a definir conceitualmente os diferentes ambientes.

Antes e depois: o armazenamento

  por Atelier RnB
Atelier RnB

Les pièces de vie avant et après (depuis l'entrée)

Atelier RnB

Como havíamos mencionado antes soluções de armazenamento eram uma prioridade no projeto. Quando se trata de pequenos apartamentos, isto é sempre um problema. Para se integrar melhor na concepção e construção do loft de plano aberto, as compartições de armazenamento foram feitas embutidas para armazenar aparelhos domésticos de um modo mais eficaz. Por exemplo: a  lavanderia da casa foi recolocada de um jeito mais organizado com peças de madeira compensada e objetos da Ikea também foram escolhidos.

Antes e depois: o banheiro

  por Atelier RnB
Atelier RnB

La salle de bain avant et après

Atelier RnB

Simples e antiquado, o banheiro é um dos quartos que mais mudou na casa. Antes a sua superfície se era quase inutilizável. Composto com materiais simples e sem muito acabamento o banheiro era longo, porém vazio. Agora, após a reforma a sua nova abordagem torna o espaço definitivamente mais funcional e eficiente. Apesar de perder metros quadrados de espaço o ambiente é muito mais bem utilizado e útil. A paisagem interior também ficou totalmente diferente.
As cores neutras e apagadas foram substituídas por uma paleta mais colorida e elegante com um acabamento impecável com elementos em tons cinza e vermelhos que são mais bem integrado ao novo design deste pequeno loft. A extensão da janela após a reforma traz uma iluminação natural e mais otimizada.

Antes e depois: o corredor

  por Atelier RnB
Atelier RnB

L'entrée avant et après

Atelier RnB

Em geral, todos os espaços da casa mudaram, incluindo aqueles que conectam diferentes ambientes como os corredores. Como podemos perceber, logo de entrada a diferença é soberbo. Sem mobiliário, com luzes modernas e com um design mais atualizado esse pequeno corredor ganhou mais personalidade e estilo. A atmosfera está mais clean, o piso e o teto também sofreram pequenas alterações para deixar esse ambiente mais moderno.

Antes e depois: o quarto

  por Atelier RnB
Atelier RnB

La chambre avant et après

Atelier RnB

Como ocorreu na sala de estar, o quarto também foi ampliando levemente com extras 80 centímetros. Aqui pode-se notar que uma nova paleta de cores modificou o ambiente deixando-o mais elegante e moderno. No teto, vigas de madeiras deixam o visual mais rústico e ao mesmo tempo mais agradável. O local onde ficava o guarda-roupa do casal foi modificado e ganhou uma nova cara. A cama de casal agora possui e duas mesas de cabeceiras. As paredes também receberam papel de parede em cores bege neutro.

depois: vida com multi-funcionalidade

Salas de estar industriais por Atelier RnB
Atelier RnB

Le coin salon

Atelier RnB

A sala de estar é por excelência o espaço mais polivalente da casa. Os 80 centímetros de altura separando-o do quarto é na verdade um conjunto de caixas de madeira com uma posição livre que permite espaço para atender às necessidades atuais. As caixas podem construir pequenos mobiliários que se transformam facilmente em uma mesa de café, um banco para sentar ou até em um pequenos armários.
Quando a dimensão é um problema, a multi-funcionalidade e adaptabilidade dos espaços são as características mais importantes em um residência. O que deixa esse projeto super atraente é a a capacidade de adaptar ambientes usando materiais de baixo custo.

Concluindo…

Salas de estar ecléticas por Atelier RnB
Atelier RnB

Le coin salon, lit déplié

Atelier RnB

Os 37 metros quadrados dessa casa também podem hospedar uma cama extra de casal, é que também o sofá polivalente da casa. Através de um portal na parede das antigas caixas de madeira OSB que deslizam suavemente a partir do espaço sob o piso do quarto. Agora, a sala de estar é facilmente transformada em um quarto improvisado para acomodar hóspedes de uma maneira confortável.
Todos os aspectos deste projeto de reforma nos surpreendem por uma simplicidade e funcionalidade que foram aplicadas em cada cômodo. .Agora, este pequeno apartamento pode ser considerado finalmente uma casa que permite que seus moradores vivam mais confortavelmente.

Interessado neste projeto? Sinta-se livre para dar uma olhada em:

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/15155/u…

O que você achou deste artigo? Comente aqui
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!