Faça você mesmo: 9 ideias para você repaginar os armários de cozinha

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
APARTAMENTO APINAGÉS Zoom Urbanismo Arquitetura e Design Cozinhas ecléticas
Loading admin actions …

O que muitas vezes faz a beleza de uma cozinha é um mobiliário perfeitamente adequado ao espaço. Um bom truque para salvar este ambiente quando a decoração não agrada mais é usar criatividade na hora de escolher os móveis e armários ou na hora de transformar os que você já tem em uma nova peça. Se a sua ideia é comprar um conjunto novo, nós sabemos que armários personalizados são mais caros do que comprar um mobiliário padrão. A solução é encontrar preços mais baixos nos mercados de pulgas, vendas de garagem ou feirinhas e depois repaginá-los. 

Certamente não são todos os móveis que se prestam a este tipo de transformação, mas podemos pensar em vários exemplos para você: um velho armário pode se tornar uma bela cristaleira, um palete pode se tornar uma prateleira, e por aí vai. Assim, você não vai precisar desembolsar uma pequena fortuna para alcançar sua meta e vai ganhar uma cozinha praticamente nova.

1. Troque as portas dos armários

Se você gosta do estilo rústico e deseja adicionar textura a sua cozinha, você pode trocar as tradicionais portas dos armários por madeiras de demolição.Uma opção ecológica e sustentável.

Uma dica de ouro: adicione algumas peças contemporâneos e você terá uma esplêndida decoração!

Confira mais ideias de armários rústicos para sua cozinha.

2. Ou adesive-as!

Uma outra ideia para você reformar os armários de sua cozinha é transformar radicalmente as fachadas deles: use cores fortes e adesivos com formas interessantes. As cores revigorantes e os desenhos acrescentam um impacto visual agradável e ousado para os olhos.

3. Aposte em tom pastel

Algumas cozinhas têm muitas portas de armários e elas se tornam pesadas e maciças ao olhar. Pintá-las de outra cor adiciona leveza. Neste caso, o verde menta foi uma escolha perfeita. O resultado é uma cozinha muito charmosa com uma unidade visual perfeita.

4. Adicione cor aos detalhes e nichos

Se você tem armários com portas de vidro ou transparentes, você pode pintar o fundo e deixá-los mais coloridos e com uma cara totalmente nova. Aproveite a oportunidade para colocar a louça e acrescentar um toque especial.

5. Um mimo de porta-louça

Não sabe o que fazer com aquele antigo armário? Você pode pintá-lo e transformá-lo em um belo mobiliário de cozinha com bastante espaço para guardar a louça e até mesmo alguns alimentos. Além disso, ele também vai se transformar em um objeto com função decorativa. 

6. Uma ideia original

Sinta-se livre para remover as portas e criar um único espaço único. Você vai ter um grande armário onde você pode desfrutar de seus belos pratos e outros itens decorativos!

7. Faça um quadro magnético

Você gosta de ideias criativas e fáceis de fazer? Um quadro magnético pode transformar a sua cozinha em um espaço lúdico. Além de ser uma opção bem barata, ela é muito prática, já que todos os acessórios que você precisa estarão a sua mão.

8. Diferentes texturas e padrões

Você pode decorar a parte de dentro ou a parte externa do seu armário com papéis de parede laváveis e apropriados a superfícies deste tipo. 

9. Troque os puxadores ou instale uma barra para apoiar os objetos

HUGO Cozinhas minimalistas Roxo/violeta

Outro detalhe que muda toda a cozinha é trocar os puxadores. Você também pode transformá-la pintando de cores claras.

10. Aplique um painel fotográfico

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Neste caso, um belo painel fotográfico pode enfeitar o fundo do seu armário (caso ele tenha portas transparentes) ou a fachada. Escolha uma fotografia que você adore e faça dela a decoração de sua cozinha.


11. Como fazer armario de cozinha barato

Cozinha branca Studio ML Cozinhas minimalistas MDF Branco
Studio ML

Cozinha branca

Studio ML

Se a ideia é economizar, sempre vale a pena recorrer ao chamado faça você mesmo, também conhecido pela sigla DIY. Nesse sentido, algumas alternativas interessantes são o armario de cozinha de pallet, que tem a mesma resistência do armario de cozinha de madeira, mas ganha o charme natural de ter sido feito por você.

O armario de cozinha de paletes pode ser desenhado com o palete desconstruído e aplicado como prateleiras. Na dúvida sobre como fazer, vale a pena consultar nossos profissionais que atendem online e, certamente, ajudarão você a encontrar a solução com o melhor custo x benefício.

12. Como arrumar armario de cozinha

Seja a sua escolha pelo tradicional armario de cozinha em madeira ou o criativo armario de cozinha de pallet, sempre vale a pena entender as melhores soluções sobre como arrumar o armario de cozinha de maneira que fique prático e funcional.

Pratos e talheres devem estar sempre em posições de fácil acesso. Copos podem ficar próximos aos pratos, mas de maneira segura para que o peso leve não os deixem escorregar facilmente. É interessante ainda pensar em uma pequena adega para acomodar vinhos. Separe panelas por tipos e frequência de uso.

Essas são apenas algumas das dicas sobre como arrumar armario de cozinha. Para conferir muito mais, confira também estes 45 armários de cozinha para se inspirar e deixar seu lar ainda mais prático!

Qual ideia você aplicaria na sua cozinha?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!