Casas pequenas  por 空間建築-傳 一級建築士事務所

Espaço mágico: uma casa em estilo japonês com menos de 40 m²

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Hoje vamos apresentar uma acolhedora casa japonesa que, apesar de ter apenas 37 metros quadrados, aparenta ser muito maior e mais espaçosa. Seu pequeno tamanho foi combinado com um telhado inclinado incrível para dar uma sensação de intimidade e aconchego.

Os arquitetos do estúdio Space Building projetaram esta moradia com o objetivo de criar um espaço familiar. A sala é suficientemente espaçosa para os proprietários usufruírem de bons momentos em família. No quintal, encontramos o local ideal para que as crianças possam se divertir, bem como um banco de jardim interessante, ao redor de uma árvore, que permite aos adultos ficarem de olho na criançada.

Esta residência dos subúrbios foi construída para uma família jovem e faz fronteira com uma grande floresta japonesa. É possível sentir o cheiro fresco dos pinheiros e tirar um momento para descansar no terraço, usufruindo da tranquilidade e da beleza do pôr-do-sol.

Um típico bungalô de estilo japonês

Todos os elementos da casa – telhados, terraços, janelas, gramado, caminhos, bancos – são construídos em linhas suaves que encaixam no contexto de uma pequena casa de campo. Projetada com o pensamento na família que nela vai residir, a moradia não apresenta elementos decorativos e se destaca precisamente pela abordagem mais minimalista que acaba por ser bastante conveniente e funcional para o dia-a-dia familiar.

Janelas do chão ao teto

Assim é o interior da sala, composto apenas por materiais naturais - madeira e têxteis – utilizados na estrutura, na mobília, nos acabamentos e na decoração. O piso, também de madeira, é plano e prolonga-se até ao exterior e ao terraço. É possível observar o jardim e toda a natureza que rodeia a casa através das grandes portas de vidro;

Minimalismo e tradição

Esta é uma solução original para o design interior de um quarto tradicional japonês. Em vez de termos em destaque uma cama confortável, temos apenas um roupeiro sem qualquer tipo de ornamentação, suspenso e colocado estrategicamente em frente à janela. Esta organização oferece privacidade aos residentes mas, ao mesmo tempo, permite que a entrada de luz solar pela manhã proporcione um acordar perfeito, com vista do jardim,. Um quarto onde o minimalismo impera e onde o cuidado e o aproveitamento da luz natural foi explorado ao máximo.

Na tradição japonesa, o quarto deve ser o espaço mais pequeno e privado e nesta casa moderna essa tradição permanece intacta como forma de homenagear a cultura local e a sua autenticidade.

14 lições sobre morar que aprendemos com os japoneses

O aquecimento

O aquecimento do edifício é proporcionado por esta bela salamandra preta. Este tipo de aquecimento em salamandra tem também a vantagem de permitir que o calor suba e se propague para o segundo piso onde se situam as áreas privadas da casa.

Jardim de inverno

A habitação possui um jardim de Inverno que é, na verdade, uma pequena parte do exterior que se prolonga para dentro de casa. Visível através de uma grande janela da casa de banho, este pequeno detalhe da construção permite a entrada de luz natural que inunda o espaço. Tal como no jardim exterior situado na frente da casa, também aqui o chão é construído pelos tradicionais seixos do rio, adaptados neste caso a uma estrutura de construção moderna.

Você gosta do estilo japonês? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!